PODER
SOBRENATURAL DA FÉ...
Se o homem acreditar num futuro, seja ele terrível ou promissor,
não é fé. A Fé diz de o homem crer na verdade, acreditar no nome de Jesus, pois
os que creem na pessoa de Jesus recebem poder para serem criados de novo na
condição de filhos de Deus ( Jo 1:12 ). Crer no futuro não é fé, não há poder e
nem algo de sobrenatural no futuro. Em Cristo há poder, pois Ele é a Fé que
havia de se manifestar e que se manifestou trazendo salvação a todos os homens.
Destacando que através do poder sobrenatural da fé é possível aos
olhos da alma o ‘inimaginável’ passar a existir; que para o homem achegar-se a
Deus há uma ‘série de procedimentos’, e; que Deus existirá sempre para os que O
buscam. À primeira vista tais argumentos parecem válidos, mas ao verifica-los
através das Escrituras fica claro que os editores olvidaram, porque
independentemente de alguém buscar a Deus ou não, Deus é o ‘Eu Sou’ por toda a
eternidade. A assertiva ‘Deus existirá sempre para os que O buscam’ deriva do
pensamento ateísta de que Deus é fruto da imaginação do homem, ou produto de
uma crendice “A ideia de Deus (…) nasce da reflexão sobre as operações do nosso
próprio espírito…”
Ademais, aqueles que buscaram a Deus em espírito e em verdade, já
não necessitam buscar a Deus, antes foram encontrados por Ele “Mas a hora vem,
e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em
verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” ( Jo 4:23 ).
E também, para o homem aproximar-se de Deus não há uma série de
procedimentos, antes é essencial a Fé, a palavra da Verdade, ou seja, a Fé que
foi dada aos santos, a Fé que foi manifesta, a Fé que habita os que creem ( Jd
3 ; Gl 3:23 ; 2Tm 1:4 ).
E ainda, a fé não faz o inimaginável existir, antes a fé é a base
do que se espera e prova do que não se vê ( Hb 11:1 ), ou seja, a fé é Cristo,
esperança da glória, pois apesar dos que creem não verem, são bem-aventurados.
Somente Deus é sujeito do verbo ‘bara’ (criar no hebraíco), ou seja, somente
Ele traz a existência por meio da sua palavra o que não existe. A confiança do
homem não tem esta capacidade ( Jo 20:29 ; Rm 5:2 ; Tt 2:13 ).
O cristão está fundado em Cristo, a Fé que havia de se manifestar e
que foi manifesto, o cristão é constituído ‘mais que vencedor’. Tal vitória não
é uma vitória particular, pois, ser mais que vencedor por Cristo diz de uma
vitória pertinente a um corpo, uma coletividade, que é a Igreja. Deus não
prometeu vitórias subjetivas, individual, antes vitória sobre o mundo, o pecado
e a morte! “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele
que nos amou” ( Rm 8:37 ).
De igual modo, a fé não é uma questão do indivíduo, subjetiva,
antes os que creem compartilham de uma mesma Fé “Isto é, para que juntamente
convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha” ( Rm 1:12 ).
A fé cristã não pertence ao alheio e nem ao indivíduo. Ela é comum, mútua, pois
foi entregue aos santos ( Jd 3 ).
Foi feita uma citação de João 10, verso 10: “O ladrão vem somente
para roubar, matar e destruir…”, e o homem interpreta-o dizendo que ‘O diabo
tem roubado, matado e destruído vidas’. Se analisado o verso dentro do contexto
e com acuidade, vemos que o verso não diz do diabo, antes se refere aos lideres
de Israel que, por prevaricarem na atribuição deles, não entraram pela porta no
curral das ovelhas ( Jo 10:1 e 8). Ademais, o pecado entrou no mundo por um
homem e através da ofensa dele a morte passou a todos os homens, e não através
do diabo ( Rm 5:12 e 17; 1Co 15:21 ). Como o diabo poderia matar os que jazem
mortos nas trevas? ( Ef 2:1 e 5).
Em seguida, indicará o antídoto para vencer o ataque satânico e,
acima de tudo, para se ‘manter um padrão de vida cristã para glorificar a
Deus’. Ora, a bíblia nada diz de um padrão de vida cristã para glorificar a
Deus, antes Jesus deixa claro que, para glorifica-Lo, a única condição exigida
é estar ligado a Cristo, a Videira verdadeira, pois ligado à Videira, o cristão
produzirá muito fruto ( Jo 15:5 ). Glorificar a Deus é proveniente de algo
específico: produzir muito fruto! “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito
fruto” ( Jo 15:8 ).
No Capitulo 1 do livro ‘O poder sobrenatural da fé’, o Bispo faz
uma assertiva de que não há limites para a fé, e arremata: “Se acreditarmos num
futuro terrível, isso com certeza nos sobrevirá; da mesma forma acontecerá com
a crença em um porvir promissor. Aquilo em que acreditamos nos sobrevirá; aí
reside o poder sobrenatural da fé” pág. 11 (Idem).
Enquanto a Bíblia demonstra que o evangelho é a fé ( Rm 1:8 ), o
poder de Deus ( Rm 1:16 -17), o poder que há no evangelho para a crença do
homem. Contraditório, pois ao falar à multidão no Sermão do Monte, Jesus deixa
claro que o homem não tem poder algum, pois não pode tornar o seu cabelo branco
ou preto ( Mt 5:36 ). Se aquilo em que acreditamos nos sobrevém, com certeza
Jesus incentivaria o ‘poder latente’ que, segundo, havia em seus ouvintes.
Jesus, aos moldes do homem teria dito à multidão no Sermão da Montanha que
bastava acreditarem que mudariam a cor de seus cabelos.
Se o homem acreditar num futuro, seja ele terrível ou promissor,
não é fé. A Fé diz de o homem crer na verdade, acreditar no nome de Jesus, pois
os que creem na pessoa de Jesus recebem poder para serem criados de novo na
condição de filhos de Deus ( Jo 1:12 ). Crer no futuro não é fé, não há poder e
nem algo de sobrenatural no futuro. Em Cristo há poder, pois Ele é a Fé que
havia de se manifestar e que se manifestou trazendo salvação a todos os homens.
Sem base bíblia, parecem advinha os pensamentos do diabo em épocas
remotas, quando diz na página 12 do livro ‘O poder sobrenatural da fé’: “Ele (o
diabo) deve ter pensado: ‘Se eu tivesse esse poder, usaria a minha palavra para
destruir tudo o que Deus construiu e, então, eu seria realmente igual a Ele'”
Grifo nosso. O pensamento que nunca ocorreu não passa de uma suposição
descabida, pois o diabo nunca quis ou intentou ser igual a Deus. Não é factível
a qualquer criatura ser igual a Deus. O intento de satanás foi o de ser
semelhante a Deus, o que é totalmente diverso de ser igual a Deus “Subirei
sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” ( Is 14:14 ).
Satanás intentou alcançar o que Deus daria aos homens, pois Deus
diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” ( Gn 1:26 ).
Ao usurpar o que seria dado aos homens, Satanás não guardou a sua posição ( Ez
28:15 ).
Da abordagem, entende-se que a fé é algo inerente ao homem e, que o
ambiente de fé, as campanhas, desperto tal ‘capacidade’ nas pessoas, momento em
que passam a andar na fé. Porém, a Bíblia é clara que a Fé é dom de Deus, ou
seja, não tem com ser ‘despertada’, pois não é inerente ao homem. Cristo é a Fé
manifesta, o Dom de Deus, portanto, a Fé foi revelada aos homens que, por sua
vez, precisam crer ( Jo 4:10 ; Ef 2:8 ).
Tem-se o argumento de que “(o homem) a partir da fé cristã (…)
passa a ter mais capacidade, força e poder que o diabo; daí, é fácil
subjugá-lo, em nome do Senhor Jesus…” pág. 21 (Idem). Ora, a Fé cristã é o
evangelho, portanto, poder de Deus para os que creem para salvação. O poder é
para salvação, daí o alerta de Cristo: “Mas, não vos alegreis porque se vos
sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos
nos céus” ( Mt 10:20 ).
O fato de o cristão possuir poder para pisar serpentes e escorpiões
é secundário, pois o diabo é astuto, e pode fingir submeter-se a quem não é
salva para que o faça acreditar que Deus é com ele. A bíblia ordena ao homem
sujeitar-se a Deus, o que faz com que o diabo fuja, ou seja, não é o poder de
submeter o diabo que deve ser considerado, antes o poder de ser feito filho de
Deus ( Jo 1:12 ). Foi Jesus que subjugou o diabo debaixo dos seus pés, pois Ele
é o Valente ( Lc 11:22 ), resta ao cristão crer em Cristo, o salvador de nossas
almas.
Mas, após dizer que o cristão luta contra a carne , ( Ef 6:12 );
apresentar um princípio platônico de que os espinhos quando mais alimentados
esmagam a semente– metáfora de Platão da carruagem puxada por dois cavalos, um
branco e outro negro em O Cedro -; que o diabo passa aos descendentes dos que
foram usados por ele e; que é possível a um líder religioso ‘fazer’ pessoas
sinceras ‘nascerem da carne’– nascer da carne na bíblia diz do nascimento
natural, diz do resultado da concepção de um homem quando vem ao mundo ( Jo
1:13 ) contraponto ‘fé’ versus ‘medo’ ‘O medo é uma forte manifestação de fé
negativa…’ e que ‘pensar positivamente’ é a definição de fé em Deus “Em vez de
pensar positivamente, que e a definição de fé em Deus, alimentam a fé
negativa…”.
Ele argumenta que é necessário vetar o conhecimento bíblico às
pessoas oprimidas pelo medo, pois a palavra de Deus não é suficiente para obter
sucesso nestes casos “É preciso, contudo, tomar cuidado para não permitir que
pessoas oprimidas pelo medo venham a ficar bem informadas a respeito da
bíblia…”Embora o apóstolo Pedro tenha determinado aos cristãos que desejassem a
palavra de Deus como recém-nascido deseja o leite “Desejai afetuosamente, como
meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele
vades crescendo” ( 1Pe 2:2 ), sob o pretexto de que ‘o diabo tem usado muito a
bíblia’ para confundir os que tem tal desejo ardente “Esse tipo de ataque tem
acontecido com muita frequência exatamente entre os que têm um desejo
insaciável de saber as respostas para todas as perguntas”.
A gravidade do que é dito fica estampado na assertiva seguinte: “O
bom pastor (…) foi chamado para transmitir a vida que se encontra na Palavra de
Deus, e não para transmitir a letra”.com base no que o Bispo entendeu a partir
de 2 Coríntios 3, verso 6: “Porque a letra mata, mas o espírito vivifica”. Ora,
o espirito a que o apóstolo Paulo refere-se diz de Cristo, o espírito
vivificante ( 1Co 15:45 ). Cristo mesmo afirmou que as suas palavras são
espirito e vida, ou seja, o apóstolo estava demonstrando que o Novo Testamento
é o espírito (palavra) que vivifica diferente da lei de Moisés, que mata, pois
foi incrustrada em pedras e entregue no monte Sinai, diferente do evangelho que
é escrita no coração dos que creem “Porque já é manifesto que vós sois a carta
de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do
Deus vivo não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” ( 2Co 2:3
).
No capítulo 2 não há nada aproveitável, o que demandaria um estudo
frase a frase para expor os erros. Porém há três pontos a serem destacados
pelas aberrações teológicas que apresentam.
A fé é a certeza de coisas que se esperam; não a certeza de algo
que é verdade’. Ora, o fundamento da fé do cristão é a palavra de Deus, e Jesus
é enfático: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” ( Jo 17:17
). Ele demonstra desconhecer que a Fé que o escritor aos Hebreus evidencia no
capítulo 11, verso primeiro diz de Cristo – O Caminho, a Verdade e a Vida, pois
Ele é o fundamento do que se espera, quando diz: Creia em mim ( Jo 14:1 ). Ou
seja, a fé evidencia o fundamento, portanto, a certeza não produz verdade, mas
a verdade é o fundamento da certeza! “… a fé (.) é a certeza de coisas que se
esperam, e mais nada” pág. 134 (Idem) “ORA, a fé é o firme fundamento das
coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” ( Hb 11:1 ).
Outra asserção terrível é a exposta na página 60: “A única
diferença está no fato de que a semente da terra é visível, palpável e
concreta, enquanto a semente da fé sobrenatural e, consequentemente do milagre,
é a Palavra de Deus: invisível, impalpável e abstrata”. O testemunho do
evangelista João é claro acerca da Palavra de Deus: “E o Verbo se fez carne, e
habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai,
cheio de graça e de verdade” ( Jo 1:14 ), de modo que a Palavra de Deus não é
invisível, impalpável ( 1Jo 1:1 -3) e nem abstrata (que só existe no domínio
das ideias), pois a Palavra de Deus concretizou-se na pessoa do Verbo que se
fez carne.
Os erros nas abordagens são constantes, pois enquanto a bíblia diz
que Moisés ficou firme após sair do Egito como se estivesse vendo o invisível (
Hb 11:27 ), o homem afirma que Ele viu o invisível. Enquanto a Bíblia afirma
que os heróis da fé creram em Deus, ele afirma que creram no impossível “Para
que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos
a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança
proposta” ( Hb 6:18 ) “… permaneceram firmes (…) porque viram o invisível e
creram no impossível”.
“Quem teve a capacidade de
determinar alguma coisa e, ao mesmo tempo, não duvidar? Bem, o único que fez
isso foi o próprio Deus. Ele disse: “Haja luz”; e houve luz! (Gn 1.3). A luz
que não existia veio à existência. E por quê? Porque quando Ele determinou a
luz, creu que a luz haveria de existir, pois não havia dúvidas em Seu coração”,
o que me leva a questionar os diplomas das faculdades de Teologia que ele diz
ter cursado.
Como é possível Deus ter fé, ou crer, se todas as coisas estão nuas
e patentes aos seus olhos? Afirmar que Deus tem fé é negar as Escrituras: “E
não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas
e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” ( Hb 4:13 ), pois a fé
constitui-se prova do que não se vê “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé,
creste; bem-aventurados os que não viram e creram” ( Jo 20:29 ); “Porque em
esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que
alguém vê como o esperará?” ( Rm 8:24 ).
Acerca da salvação, “Podemos sentir no próprio espírito que desta
qualidade de caráter depende até mesmo a nossa própria salvação eterna. Sim,
porque não basta apenas confessar com a boca que Jesus Cristo é o Senhor para
que sejamos salvos, porque isso qualquer um pode fazer” Que diremos da
declaração do apóstolo Paulo: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor
Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás
salvo” ( Rm 10:9 )? Ora, crer e confessar que Jesus é o Cristo de Deus só são
possíveis através da revelação do Pai, e não do caráter do homem “E Jesus,
respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não
revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” ( Mt 16:17 ).
Qual era o caráter do ladrão na cruz quando rogou a Cristo que não
se esquecesse d’Ele ao entrar no paraíso?
Só posso concluir que o Bispo Edir Macedo está em igual condição a
dos lideres de Israel: “Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que
dizem nem o que afirmam” ( 1Tm 1:7 ), pois enganam e estão enganados “Mas os
homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados” (
2Tm 3:13 ).
É por isso que a Bíblia diz para provarmos os espíritos: “AMADOS,
não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque
já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” ( 1Jo 4:1 ).
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr.
Edson Cavalcante
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