Subscribe:

sábado, 8 de julho de 2017

HOREBE, MONTE DE DEUS...


                                               HOREBE, MONTE DE DEUS...
Êxodo 2:23-3:12
“E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão”. Ex 2:23
Em Horebe Deus teve um encontro com Moisés. Horebe significa lugar deserto, lugar de sequidão. Horebe é o monte de Deus, é aonde Ele se encontra, aonde Ele se revela. Quando passamos por Horebe nossa vida não é mais a mesma.
Horebe é lugar da manifestação de Deus, lugar de chamada, lugar de convocação. O tempo que passamos em Horebe é tempo de glória, de ministração, de reconhecimento de fraquezas, de humildade, de edificação, tempo de ouvir a voz de Deus.
Em Horebe as coisas carnais, materiais se tornam irrelevantes, nossa profissão, o exercício diário não é o mais importante. É uma convocação para uma parada, refletida, a dar um espaço para o espiritual, ouvir o chamado de Deus para libertar os oprimidos pelo diabo, ser instrumento de salvação, transformador de situações mais difíceis: Tristezas em alegrias, derrotas em vitórias.
Em Horebe vemos acontecer cousas absurdas, que causam perplexidade: uma ‘sarça ardente’, um arbusto que pega fogo e não se queima. Um fogo que fala.
Deus se revela através de um pequeno arbusto no deserto, manifesta a sua glória a Moisés. E o convoca para uma nobre missão. Deus se revela através de um arbusto, mas à vontade de Deus é se revelar dentro do coração do homem. Para que o mundo veja a glória de Deus, e seja libertado de suas opressões.
Somos sarças de Deus que irá nos usar para se revelar a outros.
O CHAMADO DE DEUS A MOISÉS
Cada vez que nos aproximamos mais da sarça, mais Deus se revela. Deus chama Moisés, pelo nome: “ Moisés, Moisés.” Deus se revela para os que o buscam:
“Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração, serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte…” Jer 29: 13,14ª
“De lá buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o coração e de toda a tua alma.” Deut 4:29
“ Tu és o meu Deus forte eu te busco ansiosamente, a minha alma tem sede de Deus do Deus vivo.” Sl 63:1,2
“Eu amo os que me amo os que de madrugada me procuram me acham.” Pv 8:17; Jó 8:5.
“ Folguem e em ti se rejubilem todos os que te buscam…” Sl 40:16ª
“ Então disse: Semeia para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pouso; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha e chova justiça sobre vós.” Os 10:12
“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is 55:6
“ O Senhor não desampara aos que o buscam.” Sl 9:10
A RESPOSTA DE MOISÉS
Moisés ouve a voz de Deus e responde. “Eis aqui.” Is 6:8 “ Eis-me aqui, envia-me a mim.” Deus o exorta para a santidade de sua presença e a seriedade daquele ato convocatório. Vs.5 “Deus continuou:  não te chegues para cá; tira a  sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.”
Deus revela a sua identidade, seus atributos, seu poder: Vs.6: “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, Moisés escondeu o rosto porque temeu grandemente.” ( espírito de reverência)
Deus vê a aflição, ouve o clamor, conhece o sofrimento, desce para livrá-lo e fazer subir  seu povo para a terra prometida. “ Disse ainda o Senhor: certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento. Por isso desci a fim de livrá-lo das mãos dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; lugar do Cananeu, do heteu, do amorreu, ferezeu, do heveu e do Jebuzeu. Pois o clamor dos filhos de Israel chegou a mim e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.” Vs. 7-9
Deus revela a sua vontade. Ministra a sua Palavra. E o equipa com a Sua Verdade. Deus insiste na urgência do chamado. “Vem agora.” Vs. 10 Não depois. Não mais tarde. Não depois de formado. Não depois de feito na vida. Não depois de velho.
As objeções de Moisés: Vs.11 “ Então disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Não podemos negar o chamado de Deus, se Ele nos chama  não aceita um ‘não” como resposta. A nossa resposta deve ser sempre sim, pois vidas, multidões depende de nosso chamado.
As argumentações de Deus a Moisés: Vs.12 “ Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.”
Deus quando nos chama nos capacita e promete que sua presença sempre estará conosco todos os dias de nossas vidas, e um dos sinais de seu chamado é que nos levará ao monte do louvor e da adoração, o monte  Horebe, lugar onde Ele se manifesta.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.