ONDE
ESTÁ O DIABO, ADVERSÁRIO DE NOSSA ALMA...
"E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do
céu." [Lucas 10:18].
As Igrejas Cristãs Estão Abrindo as Portas Para o Anticristo
É interessante observar as várias opiniões dos comentaristas
bíblicos acerca da atual localização de Satanás e as restrições que limitam sua
esfera de atividade. Entre elas está a opinião que quando o Diabo e seus anjos
malignos pecaram, Deus os baniu do "terceiro céu" — que, de acordo
com a crença judaica tradicional, é onde Deus e os santos anjos residem e para
aonde o apóstolo Paulo acreditava ter sido transportado em certa ocasião (2
Coríntios 12:2). (Embora Paulo não se refira a si mesmo na passagem, é claro a
partir dos pronomes pessoais usados, que ele está falando de sua própria
experiência). Segundo essa teoria, a presença imediata de Deus está no terceiro
céu, o segundo céu é o espaço sideral onde o sol, a lua e as estrelas estão
situadas, enquanto que o primeiro céu é a atmosfera do nosso planeta.
Portanto, a questão é esta: Satanás e seus anjos foram lançados
do terceiro para o segundo céu, ou podem eles ir livremente de um para o outro?
Vamos ver o que as Escrituras dizem sobre o assunto e tentar ver o que se
encaixa aqui.
Nosso subtítulo é uma citação do Senhor Jesus Cristo em Lucas
10:18 referente a Satanás, "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4),
que foi dada como resposta ao seguinte comentário feito pelos setenta
discípulos enviados em duplas para testemunhar a Israel:
"E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo
teu nome, até os demônios se nos sujeitam." [Lucas 10:17].
Alguns compreendem que a resposta do Senhor significa que ele
viu Satanás ser lançado do céu à Terra em algum ponto no passado e, para apoiar
essa posição, usam os seguintes versos:
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da
alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!" [Isaías
14:12].
"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam
contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram,
nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a
antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi
precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." [Apocalipse
12:7-9].
Entretanto, estou convencido que Satanás não foi banido quando
se rebelou contra Deus, porque, quando nos voltamos para as Escrituras e
prestamos atenção ao contexto das declarações no Apocalipse sobre aqueles
eventos em que Satanás tomará parte — essa teoria em particular não parece
estar correta.
Como Jesus Cristo é Deus na pessoa do Filho, e o maior profeta
que já caminhou neste mundo, por que não podemos interpretar ambas suas declarações,
mais a do profeta Isaías, relativas à queda de Satanás dos céus, como sendo
proféticas em sua natureza?
Lucas 10:18, "Eu via — Como muito da força dessa gloriosa
sentença depende do belo tom de senso indicado pelo tempo imperfeito no
original, ela deveria ter sido traduzida assim: 'Eu estava vendo Satanás como
um raio cair do céu', isto é, 'Segui vocês em sua missão e observei seu
triunfo; embora estivessem maravilhados em ver os demônios se sujeitarem diante
de vocês em meu nome, um espetáculo mais grandioso estava se abrindo à minha
vista; de forma tão súbita quanto um raio cai do céu na terra, Satanás foi
visto caindo do céu! Quão admirável é que, pela lei da associação que conecta
uma parte com o todo, parece que aqueles pequenos triunfos dos setenta não
somente trouxeram vividamente diante do Redentor o resultado final total de Sua
missão, mas a compactaram em um momento comparável com a rapidez de um
raio!" [Ênfase minha; tradução nossa].
Outra razão por que estou convencido que os dois versos citados
anteriormente ainda não foram cumpridos é porque o último (Apocalipse 12:7) diz
que Satanás e seus anjos foram precipitados na Terra! O contexto das visões do
apóstolo João registradas naquele capítulo refere-se não somente aos eventos no
passado de Israel (o nascimento do Messias e a tentativa de Satanás de
matá-Lo), mas também enfatiza alguns dos problemas que afetarão Israel durante
o período da Tribulação. Por causa do contexto em que elas estão descritas,
estou convencido que somente então Satanás e seus demônios serão lançados do
céu e ficarão restritos à Terra.
No Capítulo 12, versos 1 a 5, encontramos uma sequência de
eventos em que a mulher (Israel) dá à luz ao seu filho (Jesus Cristo), enquanto
o dragão vermelho feroz (Satanás) aguarda para devorá-Lo. Mas no verso 5, a
criança destinada a ser o Messias/Rei de Israel nasceu apesar dos melhores
esforços de Satanás de matá-Lo prematuramente e viveu tempo o suficiente para
completar a missão que Deus tinha preordenado para Ele (Atos 2:23). Então, após
oferecer a Si mesmo como o sacrifício perfeito pelo pecado Ele ascendeu de
volta ao Pai no céu:
"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do
sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua
cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à
luz. E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que
tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a
sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a
terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que,
dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de
reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus
e para o seu trono." [Apocalipse 12:1-5].
Então, tendo em mente que o contexto de toda a passagem no
capítulo refere-se a Israel, o próximo verso (6) salta para além da Época da
Igreja para descrever como Deus proverá proteção para Seus eleitos entre o povo
de Israel durante a última metade do período da Tribulação — a "Grande
Tribulação" dos três anos e meio finais. Um bom número de estudiosos das
profecias bíblicas acredita que esse lugar de proteção poderá ser a antiga
cidade de Petra, na Jordânia:
"E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar
preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e
sessenta dias." [Apocalipse 12:6].
Em seguida, estão os versos 7-9, citados anteriormente:
"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam
contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram,
nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a
antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi
precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." [Apocalipse
12:7-9].
Primeiro de tudo, devemos observar que o verso 7 na versão
Amplificada inicia com a palavra "então" (que é uma escolha legítima
para traduzir a partícula grega kai) indicando que a guerra irrompe no céu em
um ponto relativo ao que ocorreu no verso 6. Acredito que um exame minucioso do
contexto geral mostrará que o efeito dessa guerra no céu será a razão por que a
"mulher" é forçada a fugir para salvar sua vida. Além disso, a
"abominação que causa desolação" (Daniel 11:31 e 12:11), que os
estudiosos conservadores da Bíblia geralmente consideram que ocorrerá na metade
do período da Tribulação, definitivamente parecer ser a reação explosiva de
Satanás a alguma coisa que ocorrerá dentro dessa janela de tempo específica.
Portanto, estou convencido que a "guerra no céu" que resultará na
expulsão de Satanás será o gatilho que levará o Anticristo possesso por
demônios a revelar sua verdadeira identidade e a lançar a fúria total de sua
aversão sobre Israel, bem como sobre tudo o que for santo na terra. Enquanto eu
estava a pensar sobre isto, ocorreu-me que em parte alguma as Escrituras dizem
que o Anticristo será possesso por Satanás somente. Exatamente como o maníaco
gadareno de Marcos 5:9 era possesso por uma "legião", acho
inteiramente possível que o Anticristo seja possesso por uma legião de
demônios, junto com Satanás!
Voltando ao Apocalipse 12, o verso 10 diz:
"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a
salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque
já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os
acusava de dia e de noite." [Apocalipse 12:10; ênfase adicionada].
As palavras "e" e "agora" no verso acima
(tomadas à luz de, e em conjunção com, a matéria contextual de Apocalipse 12:6
e 14) apontam para o tempo desse evento ocorrer após o verso 5 como sendo no
ponto mediano do Período da Tribulação? (Isto é, quando seguimos a posição
geralmente aceita dos estudiosos conservadores das profecias sobre uma
ocorrência da "abominação da desolação" na metade do período).
É quase impossível determinar com absoluta certeza a sequência
cronológica exata desses eventos, mas posso sugerir a seguinte estimativa:
Os versos 6 e 14 estabelecem uma "janela" geral de
ocorrência como sendo na metade do período da Tribulação (ou talvez um pouco
antes da metade).
O "e" do verso 7 estabelece um marcador relativo para
o início da guerra no céu.
O "e" e "agora" do verso 10 estabelecem um
marcador relativo para o fim da guerra no céu que resulta na expulsão de
Satanás e de seus anjos.
O verso 12 estabelece o senso de extrema urgência e fúria que
Satanás sentirá e expressará depois que a expulsão ocorrer.
Os versos 13 e 17 estabelecem a direção em que a ira de Satanás
será focada — até que Jesus Cristo retorne para dar um basta a ela.
Sendo este o caso, o acusador dos irmãos terá a permissão de
continuar atacando o povo de Deus — e ao mesmo tempo continuar entrando no céu
— até que guerra entre os anjos ocorra e a permissão de entrar no céu seja
revogada para ele. Somente então a entrada será cortada, como consequência de
sua expulsão pelo arcanjo Miguel e pelos santos anjos. Quando isso finalmente
acontecer, o Diabo ficará furioso, pois seu tempo no "relógio do
jogo" estará acabando! Em uma fúria cega devido ao seu ódio contra Deus,
ele utilizará seu grande poder sobrenatural para tentar destruir o povo de
Israel em particular, e os gentios eleitos em geral, como vemos descrito nos
seguintes versos:
"E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra
do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso
alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no
mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco
tempo. E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que
dera à luz o filho homem. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia,
para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e
tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E a serpente lançou da
sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse
arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o
rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi
fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de
Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo." [Apocalipse 12:11-17; ênfase
adicionada].
Estou especialmente intrigado pelo verso 13 por causa da velha
frase: "E quando o dragão viu que fora lançado na terra...". Para
mim, isso parece indicar que, além de ser lançada do céu, sua capacidade
sobrenatural de transcender o tempo e o espaço será perdida. Em um instante, o
deus deste século terá suas asas cortadas, por assim dizer, com a esfera de sua
atividade totalmente limitada a Terra. Assim, seu poder e fúria malignos serão
concentrados sobre os objetivos destrutivos pré-ordenados por Deus como
julgamento sobre Israel apóstata, bem como sobre o resto do mundo.
Então, voltando um pouquinho atrás, observamos que o verso 4
contém uma frase sobre o "dragão vermelho" que tradicionalmente tem
sido interpretada como uma indicação que seus demônios (um terço dos anjos) o
seguiram na rebelião e foram banidos do céu e lançados na Terra como
consequência — desse modo reforçando a crença que o banimento ocorreu quando
eles se rebelaram:
"E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do
céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de
dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.".
À primeira vista, a colocação dessa frase dentro da sequência de
eventos pode parecer validar a crença referente à expulsão deles junto com
Satanás, ficando restritos à Terra imediatamente após terem pecado. Mas embora
eu também acredite que a frase se refira aos anjos caídos, ela diz claramente
que a cauda do dragão vermelho os arrastou e lançou sobre a terra. Portanto,
atribuir essa ação a Deus e aos seus anjos parece ser como dizem os advogados
nos tribunais, "assumir fatos que não estão na evidência".
Observe também que o verso 4 conclui com a seguinte frase:
"... e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à
luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho." [Apocalipse 12:4b].
Na narrativa total, a ênfase está na tentativa de Satanás de
matar o bebê Jesus. Portanto, pode parecer ilógico concluir que a primeira
parte do verso se refira ao Diabo ajuntar todos os anjos caídos e enviá-los à
Terra em um esforço de ajudá-lo a se opor ao plano de Deus de um Salvador?
Afinal, enfrentar atividade demoníaca extrema foi uma das marcas do ministério
terreal do Senhor! Mesmo após o diabo ser derrotado pela morte de Cristo na
cruz, parece óbvio que até hoje ele ainda tenha acesso à presença de Deus, pois
continua a trazer acusações contra os irmãos "de dia e de noite". (veja
Apocalipse 12:10, citado anteriormente). Sabemos também que ele tinha acesso à
presença de Deus no passado, pois o livro de Jó diz que Satanás vinha à
presença de Deus — um fato que parece contradizer a teoria que ele e seus anjos
foram lançados na Terra imediatamente após terem se rebelado:
"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se
perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a
Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra,
e passear por ela." [Jó 1:6-7].
Entretanto, as objeções contra Satanás poder entrar no céu hoje
são compreensíveis, pois aqueles que mantêm essa posição acreditam que a
seguinte passagem diz que Deus não pode tolerar o mal diante de Sua santa
presença:
"Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a
opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem
aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que
ele?" [Habacuque 1:13].
A lógica é a seguinte: Se o céu é onde Deus, que é infinitamente
santo reside, como pode Satanás, a própria personificação do pecado, ter a
permissão de vir diante da presença de Deus? Mas precisamos ter em mente que
Deus é onipresente, o que significa que não há lugar algum em que Satanás possa
estar longe da presença de Deus! Por essa razão, estou convencido que a
resposta se encontre nos princípios da subordinação e prestação de contas. O
diabo é um buldogue preso a uma longa corrente, e que somente vem quando é
chamado. Seu paradeiro e atividade quase exclusivos de "rodear a terra e
passear por ela." [Jó 1:7b], e acusar os irmãos de dia e de noite diante
de Deus [Apocalipse 12:10] não requerem sua presença constante no céu.
Entretanto, a entrada do diabo e de seus anjos no céu ainda é possível, pois,
com base em Jó 1:6-7, Deus pode chamá-los a qualquer momento para que prestem
contas de suas ações. Portanto, essa entrada no céu terá de permanecer aberta
até aquele ponto no futuro, quando um ato vil de traição a fará ser revogada.
Caso contrário, não poderia haver a "guerra no céu" no contexto
encontrado em Apocalipse 12.
Por que você supõe que eles serão tão estúpidos ao ponto de
tentarem derrubar Deus? Acredito que possa ser devido ao ego colossal de
Satanás sendo acumulado pelo aparentemente bem-sucedido regime do Anticristo na
terra. Fortalecido por esses triunfos, ele poderá tentar executar as cinco
decisões citadas em Isaías 14:13-14 ("eu subirei ao céu, eu exaltarei o
meu trono, eu me assentarei, eu subirei... eu serei semelhante ao Altíssimo")
por meio de um ataque via "porta dos fundos" aos bastiões do céu!
Aproveitando-se de um portal aberto para ele desde a criação, ele entra sem ser
chamado e tenta armar um "golpe palaciano". Muito provavelmente,
todos os subterfúgios e estratégias imagináveis terão sido experimentados até
aquele tempo e então, em um choque cataclísmico entre o bem e o mal, a
onipotência de Deus finalmente será testada — sem sucesso, é claro. Mas, que
nunca se diga que o Diabo não crê no "poder do pensamento positivo",
porque, ao fim do reinado milenar de Cristo, ele será libertado de sua prisão
no poço do abismo por um tempo suficiente para conseguir organizar um imenso
exército de descontentes (Apocalipse 20:7-10). Entretanto, o resultado dessa
malfadada aventura será pior para ele do que da primeira vez que tentou, pois
ele será lançado no lago de fogo para sempre!
Satanás definitivamente caiu da graça quando a iniquidade foi
encontrada nele. Mas, julgando pelos eventos registrados em Apocalipse 12, não
parece que ele ou seus anjos malignos já tenham sido banidos para a Terra, ou
que serão, até que sejam lançados para fora e privados de seu antigo estado de
existência espiritual. Essa ação drástica provavelmente os reduzirá a uma única
opção — a de possuir seres humanos naquilo que provará ser a tentativa fútil
final de ofender Deus aniquilando Israel. Essa possibilidade baseia-se em
evidências nas Escrituras que parecem ensinar o princípio que, como espíritos
desencarnados, os demônios são levados a possuírem alguém — mesmo que seja
somente uma vara de porcos (Lucas 8:32). Como o Anticristo será Satanás
encarnado por meio de possessão demoníaca, pessoalmente acredito que a seguinte
informação encontrada na visão de Isaías sobre Lúcifer nos dê alguma
compreensão sobre o resultado daquela tremenda "degradação":
"Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e
dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os
reinos?" [Isaías 14:16].
Embora o verso 4 de Isaías 14 inicie a passagem referenciando o
"rei de Babilônia" (desse modo fazendo alguns concluírem que o
restante refira-se a esse mesmo rei humano), a narrativa rapidamente muda seu
foco e, a partir do verso 12 até o 17, descreve um ser sobrenatural que estou
convencido ser o "querubim ungido" (verso 14) de Ezequiel 28,
referido como "o rei de Tiro" no verso 12. Em ambos os casos, a
natureza da narrativa expandida claramente transcende qualquer coisa que
poderia se referir a um mero mortal — aparentemente indicando que em cada caso
um homem está possesso por um ser sobrenatural. Portanto, podemos descartar a
possibilidade de ambas serem rápidas visões proféticas do vindouro anticristo?
Em minha imaginação, quase posso ver o "homem" de
Isaías 14:6 estirado no chão com o pé do triunfante Jesus Cristo sobre seu
pescoço! Então, após os que estiverem olhando virem à cena e considerarem seu
significado, Satanás será exorcizado, amarrado e lançado no poço do abismo.
Subsequentemente, os "reis de Babilônia e de Tiro", personificados
pelo Anticristo, serão reduzidos a um amontoado de cinzas na presença das
testemunhas. As duas passagens que fornecem esses detalhes são as seguintes:
"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de
Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de
sabedoria e perfeito em formosura. Esteve no Éden, jardim de Deus; de toda a
pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa,
ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus
tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu
eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus
estavas no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos,
desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na
multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste;
por isso te lancei profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim
cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da
tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por
terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão
das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus
santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te
tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem. Todos os que
te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te
tornaste, e nunca mais subsistirá.".
Nota: O "comércio" será o instrumento de controle que
o Anticristo colocará sobre as pessoas durante seu reinado. Além disso, em
alguns casos, a palavra hebraica miqdash, traduzida como "santuários"
é usada para se referir aos locais de falsa adoração. Poderia seu uso aqui se referir
aos seres humanos que foram possessos? Afinal, os crentes em Jesus Cristo são
chamados de santuários do Espírito Santo.
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da
alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias
no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu
trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei
sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado
serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão,
considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que
fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas
cidades? Que não abria a casa de seus cativos?" [Isaías 14:12-17].
Se colocarmos essa passagem em paralelo com Ezequiel 28:12-19, a
queda de Satanás do céu e sua precipitação na Terra também ocorrerão na metade
da Tribulação. Então, após a batalha do Armagedom, o corpo humano do Anticristo
será lançado no Seol/Hades. Precisa haver uma distinção entre Satanás e o
Anticristo humano, pois o primeiro será lançado no "poço do abismo"
durante mil anos, para depois ser liberto por um breve período de tempo.
(Apocalipse 20:3). Após sua tentativa final de tomar o lugar de Deus, ele será
lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10) — não no Seol/Hades.
Portanto, parece claro que a cabeça do Diabo é grande demais
para o minúsculo chapéu que ele está usando e seu lema deve ser "Não
acabou até que tenha terminado!" Aparentemente, ele acha que conseguirá
vencer a guerra no fim e, por alguma razão, Deus continua permitindo que ele
persista. Embora eu certamente não tenha a pretensão de conhecer a razão, pode
ter algo a ver com o seguinte verso em Efésios:
"Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de
Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus." [Efésios 3:10;
ênfase adicionada].
Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como
Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e
quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na
privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você
nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus,
como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo
não o tocará espiritualmente.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião
Dr. Edson Cavalcante
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