Subscribe:

quinta-feira, 22 de julho de 2021

RESTAURANDO A HONRA

 

RESTAURANDO A HONRA

Sabemos que o significado da palavra honra está diretamente atrelado (no pensamento racional físico) a um princípio de comportamento do ser humano que age baseado em valores bondosos, como a honestidade, dignidade, valentia e outras características que são consideradas socialmente virtuosas.

O conceito de honra pode estar relacionado com diversos significados, sendo a associação com o sentimento de orgulho próprio (“honra pessoal”) e o comportamento de consideração ou admiração alheia alguns dos mais utilizados. Mas e quanto ao significado da HONRA no plano espiritual ? (dentro de uma cosmovisão cristã e bíblica?) Será que temos uma luz sobre este assunto?

Já que nossos estudos tomaram o rumo religioso, dentro deste âmbito, a honra é entendida principalmente como uma ação de adorar ou cultuar uma divindade ou um santo.

Antes de prosseguirmos avante, vale uma visão geral dos significados desta palavra que muitos utilizam e poucos entendem o seu verdadeiro valor:

Sinônimos de honra
Adoração
Castidade
Dignidade
Distinção
Honradez
Pundonor
Pureza
Glória
Honestidade
Profundidade e valor conceitual
Honrar segundo o dicionário significa “dignificar, distinguir”, isto é, mostrar consideração especial a alguma pessoa. Tratar com honra implica em homenagear e logo pensamos em alguma cerimônia em que formalmente honramos. Isso é importante, mas não é tudo. Honrar é demonstrado através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior de estima e respeito pela posição que por exemplo nossos pais ocupam.
A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais “mereçam” ou não.

A Bíblia diz em Romanos 12:10 “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”

Honrar é mostrar consideração especial. Honrar é perceber, reconhecer o valor e cuidar.
A Teologia bíblica e o contexto
Tratai a todos com honra, amai aos irmãos, temei a Deus, honrai ao rei. Servos, sede submissos, com todo o temor, aos vossos senhores… (1 Pe 2.17,18).

Naturalmente existe algo dentro de nós que se rebela contra a idéia de honrar as pessoas. Dizemos, muitas vezes com ar de “espirituais”, que honraremos apenas Deus. Sentimos que é nosso dever manter os outros humildes a fim de que o orgulho não os domine. Na realidade, é o nosso orgulho que nos domina, alimentado pela inveja que sentimos do sucesso dos outros.

Veja o que nos ordena a Palavra de Deus:

no corpo de Cristo, devemos honrar a cada membro, dando aos que parecem mais fracos, aos menos dignos, aos que não são decorosos honra mais abundante (1 Co 12.23,24).
Além de honrar a todos os homens, devemos honrar o rei, ou as autoridades seculares (1 Pe 2.17);
devemos honrar os presbíteros ou aqueles que governam a igreja (1 Tm 5.17);
no trabalho, devemos honrar e respeitar nossos empregadores (1 Tm 6.1).
Também devemos honrar as viúvas (1 Tm 5.3),
o cônjuge (1 Pe 3.7; Ef 5.33)
e os idosos (Lv 19.32). Na verdade, quando o ancião entra na sala, deveríamos parar de conversar, ficar em pé e reconhecer com reverência a entrada do indivíduo mais velho. Quando foi a última vez que você viu algo assim? Isto é honrar.
O próprio Senhor concede honra às pessoas. João 12.26 diz: “Se alguém me serve, siga-me (…), e o Pai o honrará”(veja também Sl 91.14,15). Assim, se o Senhor não tem dificuldade em honrar as pessoas, considerando sua grandiosa glória, por que somos tão aptos a desonrá-las?

Em grego, a palavra honra significa “fixar valor, estimar e reverenciar”. Imagine um lar onde os filhos reverenciam os pais, e o marido e a esposa se honram. Devemo-nos estimar e atribuir valor uns aos outros, pois a honra cria uma proteção espiritual contra os ataques do inimigo, os quais, de outro modo, danificariam a qualidade de nossa vida.

Além do mais, a honra libera o poder de Deus, ao passo que a desonra o impede grandemente. Jesus ensinou: “Não há profeta sem honra senão na sua terra e na sua casa. E não fez ali muitos milagres por causa da incredulidade deles” (Mt 13.57,58). As pessoas da terra natal de Jesus não o honraram, e Jesus chamou sua falta de honra de “incredulidade”. A forma crítica e desonrosa com que os conterrâneos de Jesus o viam desabilitou-lhes a capacidade de receber os dons que Deus queria que recebessem através dele. Em outras palavras, quando desonramos um homem ou uma mulher de Deus, impedimos que o poder de Deus aja por intermédio deles.

“Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne…” (2 Co 5.16). Embora sejamos novas criaturas em Cristo, nosso problema é que só reconhecemos um ao outro segundo a carne. Alguém precisa morrer antes que possamos reconhecê-lo segundo o espírito; temos familiaridade demais um com o outro no nível errado. Precisamos quebrar as limitações que a carnalidade e o ciúme colocaram nas nossas percepções: Cristo habita na pessoa que está ao nosso lado.

Um dos maiores empecilhos para o reconhecimento de Cristo nas pessoas são as suas falhas. Entretanto, nossas falhas passadas não são limitação para Deus. João Marcos abandonou Paulo e Barnabé, mas Barnabé viu o potencial de Cristo nele e o honrou, não pelo que tinha feito, mas pelo que poderia ser – pelo seu destino. E que destino este Marcos, autor do segundo evangelho, no fim, pôde alcançar!

Aplicação
Honrar alguém não nos diminui, apenas eleva a outra pessoa. Não é um ato de temor, mas de humildade. Paulo escreve: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas”(Rm 13.1). Todas as autoridades constituídas representam a resposta de Deus para o caos e a anarquia.

Que aprendamos a não julgar as pessoas segundo a carne, mas a honrá-las de acordo com os olhos da nova criação!

Honrar e poder servir de exemplo de vida cristã significa:

viver a ética e princípios cristãos.
respeitar Pai e Mãe.
amar ao próximo.
evitar contendas, discórdias e promover conflitos.
conhecer a Palavra e manter um relacionamento com Deus.
reconhecer a questão moral pregada no Cristianismo e vivê-la.
Viver em Cristo.
Honrar a Deus significa que nosso louvor deve começar em nossos corações.
respeitar as pessoas, mesmo aquelas que são de pouca fé e conhecimento.
quebranta-se em humildade com coração sincero.
devemos honrar a Deus zelando da sua casa.
honrar a Deus através do seu evangelho em nós.
honrar a Deus é obedecer à sua Palavra.
A honra é muito importante; entretanto, a honra dada a alguém mais do que a Deus cai na categoria da desonra ou idolatria contra Ele. Nada nem ninguém deve ser honrado mais do que Ele. Ele é Deus, Rei e nosso único Senhor e Salvador. A Ele toda glória, honra, louvor e adoração, hoje e pelos séculos dos séculos! Amém! – (Ap 4.11 e 7.12)

Nos encontramos em outra oportunidade, quem sabe aqui ou ali, talvez até lá se assim Deus o permitir. Que a glória de Deus resplandeça sobre nós, que vivamos um Cristo vivo, assim seja, Amém !
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.