Subscribe:

sábado, 29 de julho de 2017

O CRISTÃO PARDAL...


                                                     O CRISTÃO PARDAL...
Alguns passarinhos são baratos. Na época de Jesus, um trabalhador comum ganhava o suficiente em um dia de serviço para comprar 40 pardais (cálculo baseado nas informações dadas em Lucas 12:6 e Mateus 20:2). Bem sabemos que pessoas não dão muito valor às coisas baratas.
Jesus usou esse fato para ensinar lições importantes.
Deus cuida das nossas necessidades. Jesus citou aves para relembrar seus ouvintes dos cuidados de Deus em providenciar as necessidades da vida. No mais famoso sermão da história, Cristo disse: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mateus 6:25-26). Com estas palavras, Jesus tranquiliza seus seguidores e combate a ansiedade. Diferente das distorções difundidas nos púlpitos de hoje, a mensagem de Jesus não foi uma de prosperidade e conquistas materiais e temporais. Ele ensinou aceitação das circunstâncias e a confiança em Deus em relação ao alimento e vestimenta. Paulo pregou o que muitos falsos mestres hoje rejeitam: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1 Timóteo 6:8). As aves não tem carros, casas, eletrodomésticos, telefones celulares e computadores, mas vivem contentes sem nem compreender a bondade do seu Criador. Nós, como seres inteligentes e espirituais, devemos aprender dos pássaros!
Jesus nos valoriza e quer nos salvar. Em outra ocasião, o Senhor frisou o nosso valor eterno. Ele orientou seus discípulos com estas palavras: “Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer. Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais. Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus” (Lucas 12:4-9).
A vida de um ser humano vale pouco para algumas pessoas. Bandidos tiram vidas em assaltos para levar o dinheiro que está na carteira da vítima. Em muitos lugares, mães, médicos e farmacêuticos cooperam para abortar vidas antes das crianças verem a luz do dia. Visando lucros sem nenhuma preocupação com a ética ou moralidade, mafiosos internacionais fazem tráfego e exploração sexual de jovens e até crianças. Outros destroem vidas para lucrar na sua venda de drogas. Especificamente, o comentário de Jesus trata de pessoas que matam outros por causa da sua fé no Senhor. A perseguição aos cristãos primitivos foi forte e cruel. Os perseguidores não se importavam com essas vidas.
Mas o mesmo Deus que vê cada passarinho e sabe das suas circunstâncias também vê as pessoas que sofrem no serviço a ele. Outros homens podem desprezar e até odiar, mas ele vê o sofrimento e garante a recompensa eterna para os fiéis. Eles podem matar o corpo, mas ele protege e preserva o espírito eterno!
O valor de um objeto é medido no mercado de negociação pela vontade do comprador. Um vendedor pode pedir o valor que quiser, mas o objeto só passa a ter este valor se um comprador concordar em pagar. Quem determina o valor real é o comprador. Este princípio serve para mostrar o nosso valor real. Enquanto muitos desprezam até suas próprias vidas, Jesus Cristo é o comprador que determina o nosso valor. Ele nos comprou com seu próprio sangue, ou seja, deu sua vida para nos resgatar da condenação consequente do nosso pecado (Atos 20:28; Tito 2:14; Romanos 5:8-10; Apocalipse 1:5; 5:9). Paulo nos ensinou a valorizar a vida que custou caro (1 Coríntios 6:19-20).
Não despreze, desvalorize ou desperdice a sua vida, pois você vale muito mais do que um passarinho.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.