Subscribe:

sexta-feira, 28 de julho de 2017

CRISTÃOS REJEITADOS E ESCOLHIDOS POR DEUS...


                             CRISTÃOS REJEITADOS E ESCOLHIDOS POR DEUS...
I Samuel – 16:01, 04 a 07
01. ENTÃO disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
04. Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
05. E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou-o a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
06. E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.
07. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
1). INTRODUÇÃO
Esta mensagem vai abalar seu coração, se verdadeiramente abri-lo ela vai fazer algo grande dentro de cada leitor, pois o assunto é extremamente importante. Desejo que após cada leitor se alimentar dessa palavra possa ser um multiplicador da palavra de Deus, para que assim também não seja um rejeitado.
Toda palavra vinda de Deus é boa para nossas vidas, e não será diferente dessa vez. Mas antes vou lhe contar como nasceu esta mensagem em meu coração, e como ela foi concebida.
Estava eu em uma igreja e naquele dia certo “homem de Deus” a quem Deus teria dado dons de revelação, visão, profecia iria ser o mensageiro da noite. Logo que este tal pregador pegou no microfone começou a cantar um hino, o que já me chamou a atenção, e assim gastou quase 15 minutos cantando (devo relatar que antes teve o grupo de louvor), só depois pegou a bíblia e leu um texto, mas começou a fazer teatro, e falar daquilo que todo mundo já sabe, infelizmente eu não sei o que ele pregou, mas sei que começou a dizer algumas profecias que já estão na bíblia. Foi aí que eu ouvi uma voz me dizer: “Eu não posso usar mais ninguém, pois basta eu lhes colocarem uma palavra na boca e já se acham profetas e começam a dar profetadas”, era a voz do Senhor me dizendo que as pessoas de hoje por serem uma vez ferramentas já se acham donos dos dons. Mas a culpa é de um povo que sofre de “falta de sabedoria”, e então ficam correndo atrás palavras já ditas por Deus. Então a voz do Senhor acrescentou: “Hoje existem mais empolgadores do que pregadores.” É verdade se empolgam quando Deus os usa e “tomam os pés pelas mãos”. Se lessem a bíblia veriam que Deus passava até anos sem falar com os profetas.
Vejo que Deus usa uma pessoa uma vez em uma palavra diferenciada e então este já se acha “O bam-bam-bam” “o dono da cocada preta”. Devemos sermos grato quando Ele nos usa e esperarmos a próxima vez. Então vejo que Deus tem toda razão e legalidade em rejeitar alguém, pois Ele mesmo foi rejeitado por sacerdotes, levitas, pregadores, profetas, ministros, pastores. Assim nasceu esta mensagem.
2). O QUE É SER UM REJEITADO
Em nossos dias temos um direito que nos reserva a legalidade de escolher e rejeitar muitas coisas, tais como rejeitar um lanche e escolher um restaurante, ou rejeitar um convite e escolher ficar em casa, talvez rejeitar um amigo e escolher um outro como amigo. Todos os dias escolhemos aceitar ou rejeitar e assim também passamos pelo mesmo crivo quando alguém nos escolhe ou nos rejeita.
Sei que todos já sentiram a sensação de em algum momento de sua vida ter sido escolhido por alguém, seja como amigo, como parceiro, como esposo ou esposa, e esta sensação é ótima. Mas da mesma maneira também já fomos rejeitados, e este sentimento com certeza é horrível. Não é?
A verdade é que temos rejeitado as coisas que o Senhor tem nos oferecido, assim também rejeitando o próprio Deus. Veja bem o que nosso dicionário diz sobre o que a palavra rejeitar significa: “Lançar fora; não admitir; recusar; lançar de si; repelir.”
A verdade é a seguinte: “O que devemos rejeitar temos aceitado e o que devemos aceitar temos rejeitado!” Não é irônico?
3). OS REJEITADOS POR DEUS
A bíblia que também pode ser chamada de “O manual do fabricante”, e que sempre tem nos dado o alimento do dia a diaq, relata alguns rejeitados por Deus. Pessoas foram lançadas fora, foram recusados por Deus, repelidos. Pessoas que com toda certeza experimentaram uma ou senão a pior sensação que alguém pode sentir a sensação de ser um rejeitado. Vejamos.
•    O REI SAUL - Em hebraico Shaul (pedido)
Saul foi o primeiro rei de Israel unida, foi escolhido pelo último juiz de Israel, o profeta Samuel durante um encontro profético. Era da tribo de Benjamim, notabilizou-se por defender o país contra vários inimigos, sobretudo os filisteus contabilizando muitas vitórias. Sem dúvida um homem fabuloso, pois a bíblia relata que em todo Israel não havia homem maior do que Saul dos ombros para cima. Mas depois de algum tempo começou a ficar desesperado por causas de contínuas derrotas no campo de batalha e progressivamente foi ficando mentalmente perturbado se tornando enfraquecido, e por causa desse descontrole os inimigos filisteus voltaram a atacar e a invadir Israel.
Saul começou bem, mas logo foi rejeitado por Deus que abate o soberbo e exalta o humilde, põe rei e tira rei. Saul cometeu um grande erro, pois ao perceber que Deus havia ungido um jovem chamado Davi, seu coração encheu-se de rancor, e Saul passou a ficar desesperado “tomando os pés pelas mãos”, e na falta do profeta Samuel, Saul resolve fazer um sacrifício a Deus, mas essa não era sua atribuição, e com isso ele mostra que não se importava com a obediência a Deus.
Mas eu fico pensando quais sentimentos brotaram no coração de Saul ao saber e perceber que teria sido rejeitado por Deus, que segundo vemos acima teria sido lançado fora; recusado; repelido por Deus, literalmente rejeitado por Deus. Penso que seu coração se encheu de tristeza, ele teve insônia, perdeu o apetite, ficou mau humorado com todos, mas ao invés de dobrar seus joelhos e se arrepender ele continua a perseguir o jovem Davi tentando matá-lo, ou fazendo o ofício de Samuel para que seu povo o aprovasse e como um “abismo chama outro abismo” (Sl, 42:7), Saul vai cada vez mais se mostrando ser mesmo um rejeitado de Deus.
Devemos pensar sobre isso, devemos nos atentar para não sermos rejeitados por Deus, e é isso que temos visto pessoas sem a real presença de Deus em suas vidas, igrejas que fazem um “barulhão”, mas foram rejeitadas por Deus, pois amam mais o dinheiro dos membros do que a palavra de Deus para as ovelhas.
•    ELIABE, O FILHO DE JESSÉ - Em hebraico Eliav (Deus é Pai)
Jessé tinha oito filhos homens e Eliabe era um o filho mais velho e naqueles tempos era comum conceder ao primogênito honra dobrada, pois na ausência do pai era este revestido de toda autoridade sobre os demais irmãos. O primogênito só perderia sua primogenitura caso tivesse cometido algo muito grave e talvez ele assim o tivesse feito por já estar rejeitado aos olhos de Deus.
Eliabe era um jovem de grande beleza, boa estatura e por certo quando Samuel o viu isso o fez se lembrar de Saul, mas talvez Deus quisesse na verdade era apagar toda referência que o fizesse lembrar-se de Saul.
Quando Samuel vê Eliabe ele pensa ser este o ungido de Deus, mas mal sabia ele que este também havia sido rejeitado por Deus.
Com certeza todos na casa de Jessé já sabiam que o profeta Samuel fora em sua casa para ungir um novo rei para Israel. Deus não só rejeitou a Eliabe, mas também a Abinadabe, a Sama e outros quatro filhos de Jessé, exceto Davi.
Fico também a imaginar como Eliabe, Abinadabe, Sama, e outros quatro ficaram ao ver o menor, o de cabelos avermelhados, sardas pelo rosto, cheirando a esterco e urina de ovelha ser o escolhido. Talvez eles tivessem pensado que se Samuel não os escolheu, muito menos a Davi escolheria.
Porque sempre achamos que Deus escolhe somente os grandes, pensamos que os grandes pregadores são os que tem as melhores palavras; que os grandes cantores são os que tem melhores músicas. Mas os olhos de Deus não são como os nossos, pois ele vê o coração.
Lógico que o mesmo sentimento nascido no coração de Saul ao ser rejeitado nasceu nos corações dos filhos de Jessé, pois ser rejeitado não é fácil. E ainda eles teriam que ver o pequeno Davi vencer o gigante Golias, o que confirmaria a rejeição e mesmo sendo uma vitória para Israel era também uma vergonha para os irmãos de Davi. Grande tristeza é ser um rejeitado.
4). OS ESCOLHIDOS POR DEUS
Mas como nosso Deus é dono da Verdade, da Soberania, do Juízo, e da Palavra, Ele também tem seus escolhidos, pessoas que não ficaram se lamentando, ou guardando mágoa por terem sidos rejeitados, mas que decidiram mudar a situação, tomar atitudes e se curvarem aos pés de Jeová, como um sinal da aceitação do Senhor. Pessoas que conservaram seus corações na pureza da palavra do Senhor, por isso eu venho agora lhe convidar a fazer parte desses escolhidos se tornando Veja.   
•    MOISÉS, O LIBERTADOR – Em hebraico Moshê (tirado das águas)
Na história do Êxodo, palavra grega para “saída”, encontramos a figura de Moisés, um homem sem igual. Deus tentou convencer Moshê durante uma semana para que aceitasse ser o enviado Divino para libertar o povo da escravidão do Egito. Após a abertura do Mar Vermelho, e a milagrosa salvação do povo Hebreu, consta registrado na bíblia que: "Acreditaram em Deus e em Moshê, Seu servo." Vemos que este versículo compara a fé em Deus à em Moisés (Ex-14:31).
Moisés não apenas foi o maior profeta da História da humanidade. Foi, também, modelo supremo do líder judeu, pastor fiel e zeloso. E um pastor fiel e zeloso é aquele que jamais deixa de lado seu rebanho, sem perder de vista nenhum de seus membros, pelos quais assume contínua e total responsabilidade.
Mas para chegar a ser o emissário de Deus, ele esteve desacreditado. Moisés viveu por cerca de 40 anos de favor nas terras de Jetro, que mais tarde viria ser seu sogro, teve que aprender a cuidar de ovelhas, vivendo em meio a esterco e urina animal. Acordava cedo e trabalhava muito, diferente da vida que levava nos palácios do Egito. Dormia ao relento, passando o dia sob um sol de mais de 40° Graus e a noite sob um frio de menos 0° Grau. Ao recusar ser o emissário de Deus ele se mostra desacreditado em si mesmo, mas se o Egito rejeitou Moisés, Deus o escolheu.
Chego à conclusão que a escolha, a aprovação, a aceitação de Deus supera qualquer rejeição desse mundo. Moisés mesmo outrora sendo expulso, enxotado, escorraçado do Egito e sofrendo por isso, pois a lei do Egito penalizava com a morte toda a pessoa que matasse um Egípsio, independente de quem fosse, assim a lei o fez fugir, mas ele teve a graça de agradar o coração de Deus e assim suprido pelo amor ágape que o envolveu.
•    GIDEÃO, O VALOROSO – Do hebraico Guidon (talhador)
O nome Gideão traduzido é “O talhador”. Era filho de Joás, da tribo de Manasses. Também foi chamado pelo nome de Jerubaal (Jz-6:32) que traduzido significa “baal que se vire”, e de Jerubesete (II Sm-11:21) que significa “contenda com ídolo”. Habitava na cidade de Ofra, e foi escolhido por Deus de um modo muito extraordinário para libertar os israelitas do julgo dos midianitas, sob o domínio dos quais, Israel tinha sofrido humilhação pelo espaço de sete anos.
Mas quem era este homem antes de se tornar um escolhido por Deus? A bíblia diz que ele mesmo se autodenomina de o menor da casa de seu pai, isso nos mostra que provavelmente ele tivesse irmãos mais prósperos do que ele. Na ocasião Israel era humilhada pelos midianitas que vinham e roubavam a comida, deixando apenas o necessário para que estes não morressem de fome e pudessem plantar novamente para que no ano vindouro eles voltassem e roubassem mais comida (verdadeiramente uma estratégia satânica).
A bíblia também relata que Gideão malhava o trigo no lagar, e não na eira onde era apropriado para tal, pois o lagar era o lugar que se espremiam a uvas para fazer vinho e a eira o terreiro que se batia o trigo. Então aprendemos que ele queria ficar oculto aos olhos do inimigo.
Foi se esforçando para defender seu pão de cada dia que Deus o viu. Foi por ser o menor, o mais desprezado no seio de sua família que Jeová o escolheu. E muitas vezes estamos nas mesmas situações como a de Moisés e Gideão e não tomamos atitudes de reconhecer que ainda há um Deus verdadeiro cujo nome é Jeová.
Gideão foi excluído por sua família, mas aos olhos de Deus ele foi escolhido.
5) REJEITANDO A DEUS
Agora vamos ler o texto abaixo e realmente tomar posse da mensagem que o Senhor Jeová quer nos passar.   
TEXTO: I Samuel – 08:04 a 07
04. Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
05. E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue como o têm todas as nações.
06. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.
07. E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.
Quando Jeová chama Samuel e lhe diz para fazer tudo o que o povo estava querendo, Ele acrescenta dizendo que o povo havia rejeitado a Ele e não a Samuel. O que me faz crer que mesmo Samuel estando se condoendo por que Israel havia decidido ter um rei como todos os outros povos tinham, ele ainda não poderia sentir a verdadeira dor que Jeová estava sentindo.
Israel havia provado de inúmeros milagres grandiosos e agora eles rejeitam o reinado de Deus desejando ter um homem que os governasse. Isso foi o estopim que iniciou a decadência do povo de Israel.
6) ESCOLHENDO A DEUS
Quero crer que após se alimentar dessa palavra nós nos levantemos como um exército grande em números para escolhermos o Senhor Jeová como Deus de nossas vidas, pois uma coisa há de se comentar, Deus é o que Ele é, mas seu nome é Jeová, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis.
Decida escolher ser filho do verdadeiro Rei e viva sob o reinado do verdadeiro Deus, pois assim todos nós alegraremos o coração do Senhor e consequentemente alcançaremos o favor de Jeová e grandes coisas vão acontecer em sua vida. Não rejeite a Ele, pois isso o levará a derrota e ao abismo. Levante-se agora e declare:
“O MEU REI TEM NOME E SOBRE NOME. ELE SE CHAMA JEOVÁ JIRÉ, DEUS PROVEDOR”.
JEOVÁ te abençoe, te livre e te guarde.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.