Subscribe:

sexta-feira, 26 de abril de 2019

QUEM É O DIABO?


                                                             QUEM É O DIABO?
O Diabo ou Satanás como é popularmente conhecido há milênios, tem posição de destaque negativo na história da humanidade. Ele é o principal adversário do ser humano e odeia a criação. Tudo o que estiver ao alcance dos seus recursos, inteligência e poder militar é utilizado para promover grande destruição na raça humana.



Personagem de destaque em séries de TV, superproduções de Hollywood, best-sellers e canções marcantes, o Diabo é seguido de perto pelas pessoas, mesmo que a maioria delas não saiba ou admita isso.

Neste estudo, minha intenção é apresentar tudo o que você precisa saber sobre o seu maior inimigo. De acordo com Sun Tzu, o mestre nas guerras:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”

Portanto, para se defender bem, nada melhor do que conhecê-lo.

A Origem do Diabo

É sabido que o Senhor Deus criou todas as coisas e que a história não começou no Éden, antes de Adão e Eva na eternidade, o Eterno Deus já existia com seus anjos.

Não é possível para nós, seres humanos – limitados ao tempo e ao espaço – compreender este grande e complexo assunto.



De qualquer forma, o anjo que se rebelou contra o governo de Deus, chamado hoje de Diabo ou Satanás, foi criado em algum momento antes da Criação.

O texto de Ezequiel 28:12-15, embora não seja senso comum entre os estudiosos, descreve um pouco da glória na qual ele estava revestido. Onde o rei de Tiro é uma figura de Satanás e a descrição de riqueza, sabedoria e formosura é um resumo daquilo que ele era.

Satanás Era Ministro de Louvor?
Se você seguir a linha de interpretação que considera o rei de Tiro uma figura do Diabo, é possível entender a afirmação de que ele era um ministro de louvor. A explicação está em Ezequiel 28:13.

A palavra engastes em hebraico é toph, que significa: pandeiro, tamborim (Concordância de Strong). Já Russel Champlin diz o seguinte sobre o assunto:

Podemos entender, da palavra hebraica por trás desta tradução, instrumentos musicais de sopro, que, quando tocados, dariam uma atmosfera agradável ao Éden do deus-rei. A presença de instrumentos musicais talvez aluda ao dia da ascensão do deus-rei ao trono, ocasião celebrada com música, dança e vinho. (CHAMPLIN, Russel, Comentário AT volume 5, pág. 3285)

Pois bem, a afirmação de que o Diabo era ministro de louvor, nada mais é que uma mera suposição. Não há, na verdade clareza nas Escrituras para fazer essa afirmação de maneira contundente.

A Queda do Diabo


O texto de Ezequiel 28:16-18, é uma suposta alusão ao momento em que Satanás foi expulso da presença de Deus, no entanto há algumas partes que se tornam obscuras nesta interpretação.



Por exemplo, o texto afirma que o Diabo foi expulso por motivo de orgulho e soberba, causado pela multiplicação dos seus comércios.

Os estudiosos que se opõem a interpretação literal, questionam em que momento o Diabo – enquanto estava na presença de Deus – se envolveu em comércios.

Observe o que Russel Champlin diz sobre isso:
Este versículo se opõe a qualquer interpretação que sugere que o texto fala de Satanás. Quando é que Satanás se envolveu no comércio para enriquecer?

Isto descreve o falso deus-rei Ito-baal, de Tiro, que construiu um império poderoso, adorando o deus dinheiro. O comércio se aliou à violência, porque onde o dinheiro flui, os criminosos entram em ação.

O falso deu fora lançado do seu trono alto (Tiro); tornou-se totalmente profano e corrupto. Era como o anjo da guarda do paraíso, mas Deus fechou os portões daquele lugar e apagou a sua glória. As pedras fogosas pararam de glorificar o deus-homem. A luz do paraíso se apagou.

O anjo foi lançado na rua, e seu paraíso foi fechado. É ridículo ver aqui as pedras de fogo representando as estrelas, e estas significando seres angelicais que caíram com a Estrela, Satanás (ver Apocalipse 12.4). (CHAMPLIN, Russel, Comentário do AT, pág. 3286)

Por outro lado, aqueles que acreditam que o rei de Tiro é o Diabo, argumentam que o texto refere-se ao princípio de sua corrupção. Motivo de sua beleza, sabedoria, esplendor e influência.

Neste caso, a multiplicação dos comércios seria a persuasão de Satanás sobre os anjos, que se tornaram demônios e o seguiram na rebelião.

A Visão de Isaías
O texto de Isaías 14.12-17, é aquele que a tradição judaica aplica e concorda com a figura de Satanás ou Diabo e sua consequente expulsão do céu. O desejo de ser como Deus, o Eterno, e tomar o seu trono foi o real motivo de sua queda.

De acordo com estes versículos e sua aplicação de que é realmente uma referência ao adversário dos santos, depois da queda o Diabo ou Satanás perdeu toda beleza e esplendor.

Aqueles que antes o admiravam por sua beleza, isto é, os anjos, agora ficam abismados com sua ruína.

Um ponto no texto de Isaías que gera certa controvérsia, é a afirmação de que ele foi levado as profundezas do Sheol, pois como sabemos e veremos mais adiante, que o Diabo está sobre a Terra, nas regiões celestiais, ao nosso redor, esperando oportunidade para atacar.

Por quê é Chamado de Lúcifer?
Muitas pessoas se perguntam porque o Diabo ou Satanás é, em alguns momentos chamado de Lúcifer, pois bem, segue a explicação.

A expressão “estrela da manhã” que aparece em Isaías 14.12, significa heylel, e um de seus significados é Lúcifer (Concordância de Strong). Ou seja, Lúcifer é uma abreviação da expressão “estrela da manhã”.

Como muitos estudiosos concordam que este texto refere-se ao anjo caído, Lúcifer ou “estrela da manhã” era o seu título antes do conflito com Deus.

Por Que é Chamado de Diabo ou Satanás?


De acordo com a concordância de Strong, a palavra diabo em grego é diabolôs, e significa: dado a calúnia, difamador, que acusa com falsidade, que faz acusações, que faz comentários maliciosos.



Ou seja, ele é assim chamado por causa do seu caráter enganador, falso, difamador e sua inclinação para a acusação.

Um outro nome pelo qual ele é popularmente conhecido é Satanás. De acordo com a concordância de Strong, em grego é Satanas, e significa:

Adversário (alguém que se opõe a outro em propósito ou ação), nome dado ao príncipe dos espíritos maus, o adversário inveterado de Deus e Cristo que incita à apostasia de Deus e ao pecado;
Engana homens pela astúcia. Diz-se que os adoradores de ídolos estão sob seu controle. Pelos seus demônios, é capaz de possuir pessoas e afligi-las com enfermidades.
Ou seja, ele é chamado de Satanás por causa de sua forte oposição a Deus, seu Reino e aos santos. Como vimos no texto de Apocalipse 20.2 e ao longo do Novo Testamento, Jesus e os outros autores concordam com estes dois títulos.

Já em seus dias referiam-se a ele dessa maneira.

A Primeira Aparição
A primeira aparição de Satanás no relato bíblico é no Éden, com o objetivo de fazer Adão e Eva pecar contra Deus (Gênesis 3:1).

Como Diabo, ele argumentou com Eva e a convenceu a contrariar a ordem do Criador e como Satanás ele foi o principal articulador no projeto de introduzir o pecado no mundo.

A Origem do Pecado
Embora o Senhor Deus tenha sido autor da criação, o pecado não tem nele a sua origem. O marco zero, isto é o começo do pecado foi no Diabo.

Foi nele que começou a cobiça, a inveja, a mentira, o homicídio e tudo o que se configura pecado.

O apóstolo João, em sua primeira carta confirma isso: “o diabo vem pecando desde o princípio” (1 João 3:8). O que muitas pessoas questionam é o fato de Deus tê-lo feito bom e perfeito, e mesmo assim ele pecar em um ambiente sem pecado.

É uma outra questão complexa da Teologia. Há muitas “aventuras” e especulações. Neste caso, eu prefiro me ater ao que a Bíblia revela, crendo que a Soberania e Justiça de Deus são infalíveis.

No entanto, uma possível explicação para tal episódio é a liberdade que o Senhor Deus, deu aos anjos, assim como aos seres humanos. O pecado teve origem em Satanás, porque nele se achou o primeiro traço de rebelião contra o Criador.

Pai da Mentira
A Bíblia Sagrada atribui ao Diabo ou Satanás, a criação da mentira. De fato, sua primeira mentira é registrada no diálogo com Eva, dizendo: “Certamente não morrerão!”. (Gênesis 3:4)

A palavra do Diabo foi exatamente o contrário daquilo que o Senhor Deus havia dito a Adão (Gênesis 2:16,17).

Toda a mentira e engano presente no mundo, são com certeza fruto do Diabo (João 8:44). Ele está envolvido em todas as áreas da sociedade. Sejam os negócios, relacionamentos, redes sociais, enfim, sempre que tem a oportunidade ele dissemina a mentira.

Seu grande objetivo é escravizar as pessoas nessa prática e convencê-las de que não são capazes de viver sem mentir. Mas essa é outra mentira.

Deus nos chamou para a luz, para a verdade. Podemos sim, viver bem e de acordo com a verdade, pois o Espírito Santo nos conduz por ela se deixarmos e confiarmos no seu amor.

Se você quer saber mais sobre a mentira, eu aconselho a leitura do Estudo Bíblico Sobre a Mentira. Acredito que vai aprofundar o assunto.

Cega os Incrédulos
Um dos grandes objetivos de Satanás, o adversário de Deus é impedir a realização do maior propósito da Criação: O bom relacionamento entre Deus e o ser humano.

Com isso, ele se utiliza de sua temporária autoridade sobre a Terra para promover o engando e o pecado. Isto por meio de ensinos, filosofias, mídia, artistas, enfim, tudo o que está ao seu alcance ele utiliza.



A principal intenção é impedir que os seres humanos cheguem ao conhecimento de Jesus Cristo, como Senhor e Salvador (2 Coríntios 4:4).

Portanto, quando você desejar que alguém se converta, dedique tempo em oração fervorosa, com a intenção de que o Senhor Deus quebre todo impedimento e barreira no entendimento da pessoa.

De maneira que ela possa ouvir, entender e crer livremente nas boas novas do Evangelho.

Causa Enfermidades
Como agente do pecado, o Diabo ou Satanás tem autoridade para impor enfermidades sobre aqueles que estão escravizados por ele, isto é, aqueles que amam a prática do pecado e vivem longe de Deus.

O texto de Lucas 13.16 nos mostra isso claramente. O Senhor Jesus ao curar a mulher, afirma que a enfermidade dela era obra do Diabo.

Como identificar este tipo de situação?
Todo cristão tem a obrigação de ter uma vida de oração ativa. No entanto, muitos cristãos nominais não sabem o que isso significa e muitas famílias sofrem nas mãos do Diabo.

É muito importante que haja em nossos lares, pessoas com sensibilidade espiritual diferenciada, com dons espirituais como o discernimento de espíritos, por exemplo.

Pessoas sensíveis a voz de Deus, receberão dele o discernimento para perceber quando a enfermidade é obra natural ou sobrenatural.

Eu aconselho que você leia o Estudo Bíblico Sobre a Oração, onde o assunto é mais aprofundado.

Tem o Poder da Morte
A Bíblia Sagrada nos mostra que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23) e o agente desse salário ou pagamento é o Diabo (Hebreus 2:14,15).

No capítulo 1, do livro de Jó, percebemos que Deus concede a Satanás, permissão para destruir a riqueza, a influência e a família do Servo de Deus, tirando a vida de seus filhos.

Ali fica muito claro que por concessão divina, o Diabo tem poder de morte. Esse poder pode ser tanto a morte física como a morte espiritual.

A missão de Jesus Cristo, na cruz do Calvário foi exatamente derrotar o agente da morte e o seu poder. De que maneira?

Desde a morte de Jesus, quem crê nele e confessá-lo como Senhor e Salvador tem a vida eterna.

Satanás é um verdadeiro serial killer, a cerca disso, o Senhor Jesus diz que o seu grande objetivo é matar, roubar e destruir (João 10:10). Ou seja, o principal propósito do Diabo é destruir a vida e a alma dos seres humanos.

Isso ele faz por meio das drogas, adultério, formas ilícitas do sexo, assassinatos, mentira, violência, atentados, etc.

Onde Ele Está?


O Diabo habita nas regiões celestiais, isto é, no mundo dos seres espirituais, onde anjos e demônios existem. Isto significa que um mundo invisível nos rodeia, nele estão os seres espirituais (Efésios 6.11,12).



O Diabo tem o governo temporário das regiões celestiais da Terra, isto porque ele é o agente do pecado. Esse entendimento fica mais claro quando lemos o trecho da tentação de Jesus, onde ele oferece ao Senhor os reinos da Terra (Lucas 4:5-7).

Observe que ele oferece a Jesus, poder e autoridade sobre os governos do mundo, tudo isso em troca de adoração. Ou seja, se Jesus-Homem se submetesse a toda a forma de pecado, idolatria e iniquidade, conforme Satanás propôs, ele seria bem-sucedido na Terra, na visão natural que governa o mundo.

Isto não significa que todas as pessoas bem-sucedidas da Terra fizeram aliança com o Diabo para alcançar a prosperidade, no entanto, sabemos que esse é um caminho.

Inimigos dos Filhos de Deus
Como servos de Deus precisamos estar vigilantes em oração, pois Satanás está a todo momento buscando uma oportunidade para nos causar dano e iniciar grande destruição em nossas vidas (1 Pedro 5:8).

O termo grego para “sóbrios”, utilizado em 1 Pedro 5:8, é nepho, e indica sobriedade física, como uma menta sã, limpa, sem a influência de drogas ou bebidas alcoólicas.

Sendo assim, precisamos evitar todo o entorpecimento do pecado e prazer da carne, de forma que a nossa sensibilidade espiritual não seja afetada e possamos compreender o que agrada e o que não agrada a Deus.

Inimigo do Povo de Deus
O Diabo é ferrenho adversário de Deus e do seu povo. Tudo o que promover oposição a santidade do Senhor é orquestrado por ele (Mateus 13:38,39).

Não é sábio dizer que o Diabo é um “grande adversário”, prefiro concordar com o sábio Martinho Lutero: “Satanás é um cachorro na coleira de Deus”.

Tenho esta convicção porque ele não pode ir além daquilo que o Senhor Deus lhe permite, vemos isso claramente na vida de Jó (Jó 1:12).

Observe que mesmo tendo promovido grande destruição na vida de Jó, ele não pode ultrapassar os limites impostos pelo Soberano de toda a Terra.

Deus Jeová é o Senhor de todas as coisas e Onipotente sobre tudo. Nem mesmo Satanás e os seus demônios fogem a esse controle. Além disso, podemos conferir nas Escrituras que o Senhor não precisa de muito para detê-lo. 

Apenas um anjo de Deus o aprisionou, não foi necessário um exército, força tarefa celestial, ou mesmo um plano bem articulado. APENAS UM ANJO DE DEUS, foi capaz de detê-lo (Apocalipse 20:1,2).

Sendo assim, não precisamos ter medo de Satanás, apenas estar atento às suas obras e movimentos. Devemos fazer como aconselhou o apóstolo Paulo, não devemos ignorá-lo (2 Coríntios 2:11).

Ou seja, mesmo não tendo medo do Diabo, não podemos ignorar sua maldade e corrupção. Tratá-lo como se ele não existisse é um grande erro. Pois baixamos a guarda e não vigiamos em oração constante.

Para derrotá-lo é preciso leitura regular da Bíblia, oração diária, cultos domésticos, congregar em uma Igreja sadia, e desenvolver boa intimidade com Deus.

Será Atormentado Eternamente
Por fim, o Diabo ou Satanás, será derrotado definitivamente após a segunda volta de Jesus Cristo. Junto com ele, o pecado, seus agentes e toda forma de maldade. Ele será lançado no lago de fogo e enxofre e sofrerá eternamente a punição dos seus pecados (Apocalipse 20:9,10).

Com a derrota de Satanás, a nova era celestial da humanidade não sofrerá mais a influência do pecado, pois a tentação será derrotada para sempre.

O episódio do Éden não se repetirá, pois a revelação do fruto do conhecimento do bem e do mal, já foi feita e as consequências vividas por todos nós.

Tudo o que se referia a pecado e maldade foi conhecido, a morte e ressurreição de Jesus Cristo refez o plano original e com isso, a nova era será perfeita para sempre.

Conclusão
O Diabo ou Satanás ou Lúcifer, é o agente do pecado e promotor da maldade e do caos. Inimigo de Deus, seu grande objetivo é cegar o entendimento dos seres humanos com mentiras, enganos, entretenimentos, enfim.

O cuidado que precisamos ter é o de não superestimá-lo ou subestimá-lo. No primeiro caso, damos a ele valor e autoridade que não possui, temendo-o ou receosos com relação a sua participação em nossa vida.

No segundo caso, não estamos “nem aí” para seus movimentos. Com isso, não dedicamos tempo a leitura da bíblia, oração e santificação. Permitindo ativação de suas obras e influência em nossa vida e nossas famílias.

Por fim, se estivermos firmados em Cristo Jesus não precisamos ter medo do Diabo. O Sangue de Jesus e o Espírito Santo nos guardam de todo o ódio e frustram os planos que ele tem intentando contra nossas vidas.

Para encerrar eu gostaria de conhecer a sua o seu pensamento sobre o assunto. Deixe seu comentário, diga-me o que achou deste estudo bíblico.


Além disso, compartilhe-o com o maior número possível de pessoas. Conhecer bem o nosso adversário é o melhor caminho pra derrotá-lo.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.