Subscribe:

quinta-feira, 4 de abril de 2019

DESFRUTANDO DA GLÓRIA DE DEUS


                                              DESFRUTANDO DA GLORIA DE DEUS
E todos nós, com o rosto descoberto, contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2Co 3.18 – NVI).
O que é a glória de Deus?
A glória de Deus é a revelação de seu próprio ser, da natureza e da sua presença para a humanidade, algumas vezes acompanhada de fenômenos físicos, como relâmpagos e trovões (Novo Dicionário Bíblico). 
No Velho Testamento, encontramos Moisés pedindo ao Senhor que lhe mostrasse sua glória (Êx 33.18). Ele já conhecia o Senhor e o seu poder (Êx 3.1-6). Moisés já havia contemplado o agir sobrenatural de Deus por meio das 10 pragas que recaíram sobre o Egito, testificando o poder do Senhor, julgando os “deuses egípcios” e revelando o seu cuidado com Israel (Sl 78.1-69). E, mesmo assim, ele pediu ao Senhor que lhe mostrasse sua glória. E Deus então lhe respondeu: “Farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.” (Êx 33.19).
E, ao contemplar a glória do Senhor, ali no monte, Moisés ouviu o próprio Deus proclamar seus atributos e a majestade de seu caráter (Êx 34.5-8). Diante disso, a reação de Moisés foi adorar ao Senhor (v. 8). 

O que a manifestação da glória de Deus produz no coração do homem? 
A manifestação da glória de Deus leva o homem a reconhecer a grandeza de Deus e a pequenez e indignidade do homem, levando-o a se humilhar e pedir perdão para poder adorar ao Senhor.
O texto de Êxodo nos diz que Moisés se curvou e adorou, pediu a presença do Senhor entre o seu povo e que Deus perdoasse as iniqüidades de Israel (Êx 34.8-9).
Muito tempo depois, o profeta Isaías também contemplou a glória do Senhor, em sua presença manifesta no templo de Jerusalém, e teve a mesma reação de Moisés (Is 6.1-8).
Isaías disse: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Is 6.5). A manifestação da santidade de Deus nos conduz ao confronto com nossos erros e nos conduz ao arrependimento. O arrependimento nos leva à santidade. Isaías teve os seus lábios purificados pela brasa do altar, que era o método usado no Velho Testamento para a purificação dos pecados, isto é, um animal sem mancha ou defeito, era sacrificado no lugar do pecador, e oferecido em holocausto. O altar e suas brasas vivas falavam da justificação do pecador diante de Deus no Velho Testamento.
No Novo Testamento, depois que Jesus, o Cordeiro de Deus, veio ao mundo e deu a sua vida por nós no Calvário, a remissão dos nossos pecados, a partir de então é feita por intermédio, não da brasa do altar, mas do sangue de Jesus.

O que significa ser transformado de glória em glória?
Ser transformado de glória em glória significa, na vivência humana, passar por experiências profundas na comunhão com Deus e ter o caráter transformado pelo Espírito Santo, tornando-se semelhante a Jesus.
Em 2Co 3.6-18, Paulo nos fala sobre a experiência de Moisés e a experiência do cristão. Moisés contemplou a glória do Senhor no monte Sinai e precisou cobrir-se com um véu, por causa do brilho de sua face. Mas Paulo nos diz que aquele brilho se desvanecia com o passar do tempo. A glória sobre o rosto de Moisés ia se apagando e ele continuava cobrindo-se com o véu (v. 11).
Isto era uma figura alegórica da glória do ministério da Lei, que cederia lugar para o ministério da Graça em Cristo Jesus, cuja glória jamais se desvaneceria, pelo contrário, seria cada vez mais brilhante e perfeita (vs. 11, 18).
Desta forma, cada crente, na convivência com o Espírito Santo vai sendo santificado, desarraigado deste mundo e tornando-se à semelhança de Jesus, o varão perfeito. Esta santificação é primordial como preparo do cristão para a volta de Jesus (1Jo 3.3; Ef 5.26; Ap 19.7-8).
Qual o papel da adoração na transformação das nossas vidas à imagem do Senhor?
Quando adoramos ao Senhor, em espírito e em verdade, passamos a contemplar-lhe a face e, sendo iluminados pela luz de sua glória, somos transformados de glória em glória à semelhança de Jesus.
Sabemos que o adorador se torna semelhante ao deus ao qual ele adora (Sl 115.8). Este princípio nos leva a adorar mais ao Senhor, buscando santidade…
O mais alto nível que o cristão pode atingir é o de adorador em espírito e em verdade. A adoração é a arma mais poderosa de batalha espiritual. Se o inimigo vier para nos atacar e estivermos adorando, isto é, olhando para o rosto do Senhor, então nada nos assustará ou poderá tirar a nossa paz. 
A adoração nos leva a estar diante do Todo-Poderoso, do Criador dos céus e da Terra, do Senhor supremo, diante do qual todo joelho se dobrará e toda língua terá de confessar seu senhorio e domínio.
Nada há mais maravilhoso para o cristão do que contemplar a formosura do nosso Deus, entronizá-lo em nossos corações e deixar a sua glória transformadora brilhar em nossos rostos, aleluia!

Desafios da semana:
– Você sabia que temos na Igreja da Lagoinha (atualmente em mais de trinta países dos 5 continentes) um ministério de oração e adoração 24 horas?
– Sabia que o tempo dedicado à oração é precioso e contado nos registros eternos, como obra de ouro na presença de Deus?
– Sabia que, por meio de nossas orações podemos ser instrumentos de Deus para a salvação e libertação de milhares de pessoas, que a eternidade nos revelará?
– Sabia que, por meio da adoração sem cessar (24 horas), trazemos a presença manifesta de Deus a Terra, e que Ele se alegra com nossos atos de adoração?
– Sabia que você pode fazer parte desse ministério e, não somente semear sementes preciosas e de recompensa eterna, como também poder experimentar a glória de Deus e ser transformado por ela?

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.