Subscribe:

terça-feira, 30 de abril de 2019

O ORGULHO PRECEDE A QUEDA


                                                O ORGULHO PRECEDE A QUEDA

O que é orgulho?

Existem dois tipos de orgulho o benigno e o maligno, o primeiro é agradável aos olhos de Deus, acontece quando alguém consegue conquistar com muito esforço algo que já vinha querendo há certo tempo – gerando um sentimento de realização, é também aquele causado quando há uma alegria imensa em honrar e servir ao Senhor no seu reino, por termos feito algo proveitoso ao próximo e, por sermos um cristão fiel, esse tipo de orgulho alegra o coração de Cristo, o segundo é quando uma pessoa pensa que faz as coisas sempre melhor que os outros, assim causando em si um sentimento de superioridade devido a méritos pessoas, este é o que irá ser relatado nesse artigo combatendo o maligno orgulho.

Quais as características do orgulhoso?

A pessoa que possui esse maligno orgulho tem no seu modo de agir algumas características que ele mesmo não percebe por razão da cegueira espiritual que é causada por conta desse pecado, no entanto, são visíveis aos olhos das pessoas que convivem com o orgulhoso, as atitudes são relatadas a seguir:

- Ele não aceita exortação de pastores, lideres ou irmãos.
- Ele pensa que está sempre certo.
- Ele não aceita conselho dos outros.
- Ele pensa que é melhor que os outros.
- Ele pensa que é digno de receber reconhecimento pelo que fez no Reino.
- Ele pensa que as suas obras esta obtendo êxito pela sua capacidade de articular projetos.
- Ele não se submete as novas lideranças, por ele ter mais experiências e conhecimento não aceita a cobertura de um cristão novo na fé.
- Ele busca encontrar falhas nas pessoas para menospreza-las.
- Ele não aceita a ajuda dos outros, gosta de fazer tudo sozinho.
- Ele é muito preocupado com o que as pessoas irão pensar dele.
- Ele quer ter sucesso, e deseja o fracasso dos outros.
- Ele mantem os outros à distância para não revelar o seu verdadeiro caráter.

Quais as consequências do maligno orgulho?

Pelo fato do maligno orgulho ser um ato pecaminoso continuo, acaba por trazer consequências gravíssimas sobre o orgulhoso causando afastamento de Deus e destruição total em todos os âmbitos de sua vida, a própria Escritura Sagrada mostra o fim dos soberbos nos veículos seguintes:

“A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” (Provérbios 16:18)

“A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.” (Provérbios 29:23). Outros versículos; (1 Pedro 5:5-6), (Lucas 18:14), (Mateus 23:12).

Como tratar o maligno orgulho?

Quando o maligno orgulho é detectado em um cristão é preciso que o orgulhoso passe por um tratamento de caráter, para que não aconteça que o tal venha a sucumbir na sua soberba. Devido o caso do orgulhoso ser tão sério e difícil de ser tratado, há apenas uma pessoa que é habilitada para ajuda-lo, é o humilde. Assim sendo, irei compartilhar algumas dicas de como tratar o maligno orgulho na vida de uma pessoa:

Orgulho é um mal espiritual, por isso precisa ser combatido espiritualmente através da oração intercessoria. Quando oramos as cadeias que prende o orgulhoso no mundo espiritual são quebradas e é gerada uma abertura para que ele possa ser ajudado a enxergar a sua realidade e consequentemente ser tratado nesse mal que assola a sua vida.

É certo que o orgulhoso nunca irá achega-se a uma pessoa e pedir ajuda para que o seu caráter seja transformado. Então, é necessária que o humilde se aproxime dele colocando-se como inferior para ganhar primeiro a confiança do orgulhoso.

Por mais orgulhoso que uma pessoa seja sempre há alguém que ele admira. Portanto, busque conhecer essa pessoa e peça auxílio para poder ajuda-lo, contudo, sem que o orgulhoso saiba que foi pedida a interferência de terceiros. Tudo precisa ser feito de forma bem discreta e com pessoas de confiança.

Dificilmente o orgulhoso recebe aconselhamento dos outros, ele detesta quando alguém diz para ele fazer uma coisa a qual pensa já está fazendo. Deste modo, a melhor forma é usar as próprias palavras dele – olha você lembra que disse assim? Ou então – certa vez você fez dessa forma e deu certo, que tal tentar novamente? Ou então – a bíblia diz que Jesus fez assim e deu certo, e você sabe disso bem melhor que eu.

O orgulhoso é sempre muito fechado, não revela os seus sentimentos para ninguém. Então, é bom gerar um vinculo de amizade sincera, sempre dá apoio nos seus projetos pessoais, nos momentos de necessidade ajuda-lo para que ele tenha confiança na pessoa que está ministrando a humildade em sua vida.

Conclusão
O orgulhoso está perambulando pela igreja e é necessário que o seu caráter seja tratado urgentemente para que o corpo de Cristo não seja contaminado com tal pecado. A todos que leem esse artigo combatendo o maligno orgulho faça uma autoanálise sincera do seu caráter baseando-se nas características do orgulhoso citadas acima. Se você não se encaixou é porque você tem sido humilde e está qualificado para ajudar o orgulhoso a vencer esse pecado. Observando as dicas de como tratar o orgulhoso você irá ter um direcionamento de como conseguir obter êxito em tal façanha. Lembre-se o humilde, quando estamos na comunhão com Deus tudo é possível.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.