Subscribe:

quarta-feira, 17 de abril de 2019

O PODER DE DEUS


                                                            O PODER DE DEUS
2 Co 12.7-10
Introdução
Existe poder aquisitivo, poder político, poder jovem, poder mental, poder internacional. Existe também o poder espiritual, que difere substancialmente de qualquer outro tipo de poder. Reúne uma porção enorme de valores relacionados com a vida em estreita e permanente comunhão com Deus, como aptidão, autoridade, eficácia, entusiasmo, força, influência, meios, possibilidades, recursos e vigor. No sentido profano, o poder pode vir da posição social, das vantagens pessoais, da capacidade, do dinheiro, da propaganda, da política, do voto, da força, do suborno. No sentido cristão, a origem do poder é totalmente diversa e tem propósitos também diversos.
Veja a experiência do apóstolo Paulo em 2 Coríntios 12.7-10 e responda: de que depende o poder espiritual e com que objetivo ele nos é dado?

Para entender o que a Bíblia fala

1. Em última análise, mesmo que às vezes pareça o contrário, a quem realmente pertence o poder?
>> (Sl 62.11; 1 Cr 29.10-12)

2. Qual o “tamanho” do poder de Deus?
>> (Mt 19.26; Fp 3.21; Ap 11.17)

3. Como Atos 1.8 e Efésios 3.16 evidenciam a relação entre Espírito Santo e poder?
4. Uma vida, pois, que não entristece (Ef 4.30) nem apaga (1 Ts 5.19) o Espírito, anda no Espírito (Gl 5.16), semeia para o Espírito, e não para a carne (Gl 6.8), e busca a plenitude do Espírito (Ef 5.18) será também cheia de poder.
5. O poder não é dado para o próprio prazer nem para promoção pessoal. Isso fica bem claro o exemplo de Simão, o mago de Samaria. Como ele tentou receber o poder de Deus e de que maneira foi tratado pelos apóstolos?
>> (At 8.18-23)

6. Descubra, nas seguintes passagens, para que Deus nos reveste de seu poder:
>> Gl 5.16
>> Hb 11.11
>> Lc 1.35
>> Lc 9.1, 2
>> Rm 15.18-21 e 1 Co 2.1-5
>> At 1.8

7. Como podemos ser renovados com este poder? (Sl 105.4)

Hora de avançar

“A prática do poder é a arte de se apropriar continuamente, por meio da fé, do poder de Deus, colocado à disposição do crente que reconhece suas tremendas limitações e deseja permanecer fiel a Deus e servi-lo de maneira abundante na medida de seu chamamento e dons”.

Para Pensar

Desde o Velho Testamento, o Espírito Santo é o instrumento do poder que promana de Deus. Muitos heróis da fé foram especialmente capacitados pelo Espírito de Deus, conforme a lista de Hebreus 11. Por isso foi possível afirmar que “da fraqueza tiraram força” (v. 34). Essa concessão de poder torna-se mais notória e mais universal depois da ascensão de Jesus, quando Ele ordenou aos discípulos que aguardassem na cidade até que fossem revestidos de poder (Lc 24.49).  A manutenção do compromisso cristão e o exercício continuado de qualquer atividade em favor da expansão do reino de Deus provocam desgastes. Por isso, a renovação de poder é uma necessidade constante. Pela prática do poder, o crente se abastece outra vez de força no mesmo momento em que despende alguma energia para fazer frente à tentação, ao sofrimento, à renúncia e ao desempenho de suas obrigações de amar a Deus e ao próximo.

O que disseram

Enquanto na vida secular o poder em quase todos os casos é exercido em benefício próprio, o poder outorgado por Deus é exercido em benefício da expansão do seu reino. O poder de Deus nos é dado para fazer frente ao pecado, para exercer o ministério para o qual fomos chamados (poder para ser mãe, no caso de Sara e Maria, poder para expulsar demônios e realizar curas, no caso dos discípulos etc.) e para testemunhar a morte e a ressurreição de Jesus em todo o Mundo.

Para responder

>> Você tem experimentado o poder de Deus em sua vida?
>> Como?
>> Para que serviço específico você mais necessita de poder?

Você e Deus

Reconheça suas limitações e a grandeza do poder de Deus (2 Co 12.9).
Procure conhecer o ministério para o qual Deus o chamou e peça o seu poder para cumpri-lo.
Por meio das práticas da leitura da Bíblia e da oração, reabasteça-se do poder de Deus sempre que necessário.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.