Subscribe:

segunda-feira, 22 de abril de 2019

JETRO DE MIDIÃ


                                                                 JETRO DE MIDIÃ
Moisés é um dos nomes mais conhecidos no Antigo Testamento. Zípora sua esposa, uma mulher de garra que mesmo em meio as dificuldades do deserto permaneceu com seu marido. 
O casamento de Moisés com Zípora trouxe uma benção para a família de Moises, seu sogro Jetro. Benção esta que também foi sobre o povo de Israel.

Aqui temos um Grande Líder (Moisés) que deu ouvidos a um Grande Consultor (Jetro).

Jetro foi um grande observador e ajudador, acrescento ainda que Reuel foi um excelente e competente Consultor na época.
Jetro ou Reuel? Bem, vamos alimentar nosso saber...

Ex 2:18 - E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?

Ex 3:1 - E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Jz 4:11 - E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes

Nas Escrituras lemos em Êxodo 2:18 que o nome do sogro de Moisés é Reuel, porém, pouco adiante, em Êxodo 3:1 lemos que Moisés se apresenta ao seu sogro que nesta passagem é chamado de Jetro. Haveria, porventura, alguma contradição entre essas duas passagens bíblicas?

Lendo as passagens, podemos entender de que se trata da mesma pessoa. O Dicionário da Bíblia de Davis, nos informa que Reuel o real nome do sogro de Moisés, significa "amigo de Deus"; já Jetro seria um nome de um título de honra a ele pertencente, pois significa "superior", designação própria para homens de classe sacerdotal naquela época. O nome de Reuel, como sogro de Moisés só aparece na passagem citada, já o nome Jetro, no mesmo sentido, aparece cerca de nove vezes na Bíblia.

Esta situação também não é difícil de entender fora do contexto Bíblico, pois há referência ao nome do sogro de Moisés no livro "A História dos Hebreus" de Flávio Josefo, onde este faz o seguinte comentário: "Um sacerdote chamado Reuel, ou Jetro, muito estimado entre os seus...Reuel louvou a gratidão das filhas e mandou chamar Moisés...lhe deu Zípora uma de suas filhas em casamento...". Josefo ainda faz menção a uma recompensa que os descendentes de Jetro, midianita, sogro de Moisés teria recebido após deixarem o seu país para seguir o povo de Deus e participar das tribulações que os israelitas haviam passado no deserto.

Também não há dificuldade nenhuma em entender este texto, levando em consideração que o sogro de Moisés era chamado tanto por um nome como por outro, ficando claro que não há contradição bíblica. Ainda no livro de Juízes 4:11, ele recebe o que seria um terceiro nome, Hobabe -"Querido"-, fazendo jus ao que menciona o historiador Flávio Josefo: homem "muito estimado entre os seus".
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.