Subscribe:

terça-feira, 19 de outubro de 2021

MENTIRA E SEUS MALES

 

MENTIRA E SEUS MALES

A mentira é um dos piores males do mundo. Ela é sedutora, aparentemente mais fácil e cheia de vantagem. No entanto, ela é com certeza a principal arma do diabo para nos afastar de Deus. Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não use a mentira para beneficiar a si mesmo, até mesmo entre os cristãos.

Sendo assim devemos nos conformar?

Claro que não!

Por isso, nesse estudo bíblico você vai ver qual é a origem da mentira, como o cristão deve lidar com ela e sua relação com as obras das trevas. Leia até o final e aproveite!

A Origem da Mentira


Sua paternidade não é atribuída a Deus, o pai da mentira, isto é, o seu criador é o diabo (João 8:44). É nele que está sua origem. Não é em vão que ele tem esse nome. A palavra diabo é originária do grego diábolos, que significa caluniador ou acusador.

A primeira mentira foi contada por ele a Eva, no Éden (Gênesis 3.1-4). Ela induziu o casal ao erro, e consequentemente a morte e o pecado entraram na humanidade.

O Senhor Jesus Cristo afirma que o diabo foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Sendo assim, podemos entender que mentir é uma forma de assassinato. Quando mentimos assassinamos a verdade.

No diabo não há verdade. A única linguagem que ele conhece é a mentira. Levando em consideração que o sistema de vida do “mundo” está sob seu domínio, ele se utiliza de diversos elementos para mentir a humanidade. São formas de conduzi-la ao erro, assim como fez com Adão e Eva.

Já ouvi alguns cristãos dizer, principalmente estudiosos: “A Bíblia é a mãe de todas as heresias! ”. Essa afirmação é um grande erro (1 João 2:21).

O apóstolo João diz que nenhuma mentira procede da verdade. A Bíblia é a verdade, a Palavra Santa de Deus. Embora Satanás a utilize frequentemente para criar ou embasar seus muitos enganos, a fonte não é a Bíblia, é ele mesmo.

O Cristão e a Mentira
Agora que sabemos qual a origem da mentira, vamos analisar a forma como o cristão deve lidar com ela. À Igreja de Éfeso o apóstolo Paulo diz que, cada um… “deve abandonar a mentira e falar a verdade” (Efésios 4:25).

Não podemos mentir! Somos testemunhas de Jesus, que é a expressão da luz e da verdade. Nele não há nenhuma “treva”, ou engano (I João 1.5).

Por isso, nenhuma manifestação da mentira deve ser encontrada nas áreas das nossas vidas. Isso porque cada um de nós, cristãos, somos membros do corpo de Cristo, a Igreja. Somos sal e luz!

Qualquer cristão que seja dependente ou praticante do engano, precisa nascer de novo. Quando o apóstolo João viu os céus abertos em Patmos, o anjo lhe mostrou os santos que haviam morrido e agora estavam diante de Deus.

Dentre tantas coisas eles tinham algo em comum: “Mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas; são imaculados”. (Apocalipse 14:5).

A Mentira e o Anticristo
O espirito do Anticristo opera principalmente por meio da mentira e do engano (2 Tessalonicenses 2:9-12). O seu grande objetivo é desviar a humanidade das Palavras ditas por Deus a nós por meio da Bíblia Sagrada.

Assim como fez com Adão e Eva, ele procura desvirtuar, manipular e trapacear o que Deus nos diz. O Senhor disse a Adão e Eva que não comessem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas a serpente maligna, distorceu as palavras e disse à mulher que eles não morreriam, mas seriam conhecedores do bem e do mal, assim como Deus (Gênesis 3:4,5).

A proposta do diabo nos nossos dias é a mesma. Pegar aquilo que Deus diz através de sua Palavra, e dizer: “Não é bem assim, é óbvio que você pode fazer de outro jeito”.

É dessa maneira que se manifesta o espirito do Anticristo. Como o próprio nome diz, ele é contrário a Jesus Cristo.

No entanto, essa manifestação de engano que se dá por meio de imagens de escultura que curam, operações de maravilhas feitas por médiuns, bruxarias, etc., são na verdade, a permissão de Deus.

Mas porquê Deus permite?
É uma forma de julgamento contra aqueles que ouvem a Sua Palavra e escolhem não crer nela, naquilo que Ele diz. Perceba que no deserto Moisés enfrentou esse cenário. O Senhor lhe deu poder para transformar a vara em serpente, da mesma forma os feiticeiros egípcios o fizeram, transformando suas varas em serpente.

Um detalhe, no entanto, faz toda a diferença. A serpente de Moisés devorou as serpentes egípcias (Êxodo 7.10-12). Isso ocorrerá sempre. O diabo pode até manifestar algum poder e influenciar algumas pessoas, mas o poder de Deus irá sempre devorar a ele e aos que o seguem.

A Mentira e o Juízo de Deus
Uma das manifestações mais comum da mentira nos nossos dias é a idolatria. O culto, a reverência e a fé em imagens de esculturas ou quaisquer outras divindades que representam pessoas, entidades, animais, etc.

Essa é uma prática antiga da humanidade. Paulo diz que, trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. (Romanos 1:23 – 25)

Deus odeia isso!
De acordo com o apóstolo Paulo, as relações homossexuais é uma das manifestações do juízo de Deus contra a humanidade, de uma forma geral. Ele diz, “Deus os entregou a paixões vergonhosas” (Romanos 1:26,27).

Quando o Senhor criou Adão e Eva, um de seus objetivos era “povoar a Terra”. Visto que a relação entre um homem e uma mulher gera filhos, a intenção dele era a de que a humanidade crescesse. Se desenvolvesse.

Ao contrário disso, as relações homossexuais são estéreis.

Ao manifestar seus juízos por meio dessa forma de relacionamento, de acordo com o apóstolo o Senhor Deus está encaminhando a humanidade para o seu fim. A intenção dele é exatamente oposta a primeira.

Ainda no campo da sexualidade, os jovens não querem mais conservar a virgindade até o casamento. Começam a namorar ou não, e logo, logo, já estão tendo relações sexuais. Ferindo completamente o mandamento de Deus sobre o sexo (Hebreus 13.4).

A relação sexual perdeu completamente o seu objetivo. Selar a união entre duas pessoas que se amam e fizeram aliança diante de Deus e dos homens, de viver juntos na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza até que a morte os separe. O prazer do sexo honra a Deus nesse contexto.

Nos nossos dias as pessoas mal se conhecem e já vão “pra cama”. Isso desonra a Deus, e promove uma série de males a sociedade (Romanos 1:28-32).
A nossa sociedade é cada vez mais contrária aos princípios cristãos. Nunca fomos tão maus. Nunca se viu tantas mazelas sociais. Os planos dos líderes mundiais para melhorar as coisas, só as levam a piorar.

Isso porque as nações, as lideranças, as comunidades estão cada vez mais longe do que é realmente sagrado. A mentira se tornou verdade para eles. “A voz de deus é a voz do povo!”. Gritam.

De fato! A voz do deus deste século, o diabo, que cega o entendimento dos homens. Não a voz do Deus Soberano, criador dos céus e da Terra. A voz dele é única. Inconfundível.

Há uma aprovação generalizada ao prazer. O prazer sem escala de limites. O limite é o próprio prazer. Onde cada um é o seu próprio deus. O resultado são milhões de assassinatos, mortes em trânsito, roubos, latrocínios, abusos sexuais, atentados terroristas, divórcios, etc.

Caminhamos de forma acelerada em direção ao penhasco da desorganização dos conceitos de família e sociedade saudáveis. Tudo isso são formas de Deus manifestar seus juízos contra as mentiras do diabo, também contra aqueles que acreditam nele.

A mentira é algo tão sério, que os que a praticam, ou acreditam nela, não herdarão o Reino de Deus (Apocalipse 22:15).

Conclusão
A mentira é principal ferramenta do diabo na missão de conduzir a humanidade ao inferno. Ele a utiliza de forma hábil e comumente eficaz porque ela é sua criação. Ao contrário do nosso Deus, que é tremendo e Todo-poderoso, só há uma coisa que lhe é impossível fazer. Mentir! (Hebreus 6.18).

Não se deixe levar pela mentira, pelo engano. Estude constantemente a Palavra de Deus, em oração e rogue ao Espírito Santo que abra seu entendimento para compreender a vontade de Deus.

Se deseja acrescentar algo, tirar dúvidas, dar sua opinião, deixe em forma de comentário, será muito proveitoso saber o que você pensa sobre o assunto e compartilhe com seus parentes e amigos.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.