Subscribe:

sábado, 30 de outubro de 2021

ADONI BEZEQUE DE OPRESSOR A OPRIMIDO

 

ADONI BEZEQUE DE OPRESSOR A OPRIMIDO


TEXTO: Juizes 1.4-7
Introdução: O livro de Juizes é um livro que trata de um tempo de dificuldades para o povo de Israel.

Foi um período de aproximamente trezentos anos, um periodo de altos e baixos para o povo de Deus, e dentre esses trezentos anos de histórias do Juizes, tem histórias supreendentes que nos serve de avisos e alertas, mas hoje quero falar-vos de uma dentre várias histórias que me chamou muito atenção e quero compartilhar essa reflexão convosco nesta o oportunidade, entendo que é de suma importancia tratar desse assunto e sobre modo contextualizar essa passagem bíblica.

l- ADONI-BEZEQUE, SEU NOME E ORIGEM. V.5

a)Adoni- Bezeque era Cananeu.

b)Seu Nome em Hebraico Adoni >Significa = Senhor/Bezeque> Significa = Massificação, estratégia.



ll-A MARCA PRINCIPAL DE ADONI-BEZEQUE.V.6

a) Adoni-Bezeque declara sobre "Setenta Reis que comia migalha debaixo de sua mesa".V.7

a.a- Setenta em Hebraico não é um valor real mas um valor interpretativo.(Hb.Shevin)

a.1-Shevin- Tem haver com uma totalidade atemporal.

a.2-Shevin- Tem o conceito de Tempo para rever os Atos.

a.3-Shevin- Tem o termo no hebraísmo uma função de apresentar o tempo de purificação.

b)Ele (Adoni-Bezeque cortava os dedos polegares.

b.1 Um ato descomunal e cruel

b.2 O costume era cortar as vestes reais dos reis vencidos em uma batalha. (Is. 6.1)

b.3 Mas Adoni-bezeque cortava polegares.

lll-OS POLEGARES E SUAS ULTILIDADES.V.6,7

a) Polegares superiores ( das Mãos).

a.1- Sem os polegares a perdes a destresas com as armas, tais como: Espadas, Arcos,Lanças e etc.

a.2- Sem os polegares das mãos não tem direção das montarias de animais.

a.3- Sem os polegares das mãos não pode se levantar a taça da comemoração pela vitória.

a.4- Sem os polegares das mãos perde-se a ordem de sentença.

b)Polegares Inferiores ( dos Pés).

a.1- Tira o equilibrio do corpo.

a.2- passavam a andar sem as alparcas, pois o polegar que era o dedo de atação foram castrados.

lV.ADONI-BEZEQUE DE OPRESSOR A OPRIMIDO. V.7

a) Adoni-bezeque praticou a crueldade com outros agora tinha chegado a sua vez colher o que palntou.

b) Judá/Adoni-Bezeque. No hebraico o termo "seguiram" v.6, tem o valor de um leão que busca de sua presa.

c) Adoni-Bezeque é um tipo de satanás, que quer tirar a força do crente,humilhar-nos e abater-nos.

d) Mas O Leão da tribo de Judá vence por nós, agora Adoni-Bezeque (satanás) foi vencido em Jerusalém.

CONCLUSÃO: Essa história nos mostra algumas lições, de que quem faz o mal colherá também no futuro,

e também nos clareia o pensamento que o Adoni-Bezeque desse momento também tem tentado tirar nossos polegares a nossa força e nos colocar debaixo de sua mesa como escravos, para comer das suas migalhas. Entretanto o Leão de Judá o nosso protetor tem guardado não só os nossos polegares como a nossa VIDA, e muito em breve destruirá o castrador de polegares de uma vez por todas.

Depois da morte de Josué, havia muitas terras para ser conquistada. A tribo de Judá subiu por primeiro para lutar contra os cananeus, que ainda restavam. No caminho encontraram Adoni-Bezeque e o derrotaram, tomaram-lhe as cidades e o prenderam. Ele foi tratado com barbaridade, cortaram-lhe os polegares das mãos e dos pés; um ato tão cruel, que não foi feito a nenhum outro rei dominado.

A palavra Adoni significa “senhor” e Bezeque quer dizer “dispersão” ou “espalhamento”. Adoni-Bezeque era conhecido em todo mundo naquela época. Cada cidade conquistada por ele era saqueada, e como prova do seu poderio e crueldade, mutilava o rei da cidade diante de todo povo.

Mas certo dia, Adoni-Bezeque conheceu o outro lado da moeda. Ele conheceu a justiça de Deus!. Da mesma forma que ele fizera com os reis derrotados, a tribo de Judá fez com ele a mesma coisa; cortou os seus polegares!. A intenção dessa mutilação era tirá-lo do comando militar para sempre.

Isso impediria que Adoni-Bezeque, pudesse engajar-se em batalhas novamente, visto que os polegares eram necessários para empunhar uma espada, e os dedões dos pés serviam para correr. Dessa maneira, Adoni-Bezeque perderia para sempre a capacidade de lutar e conduzir operações militares. Agora, o opressor estava oprimido!. E o mutilador estava mutilado!.

Por outro lado, a sua mutilação seria um motivo de grande desonra para um líder. Foi então que espantados, ouviram o seu próprio testemunho: Setenta reis a quem eu havia cortados os polegares das suas mãos e dos seus pés, apanhavam migalhas debaixo da minha mesa para comerem; mas assim com eu fiz com eles, DEUS fez comigo.

Mas quem foi Adoni Bezeque?

Foi um dos mais tiranos reis do Antigo Testamento. Era um rei estrategista, dominador, astucioso e possuidor de uma ambição insaciável. Conhecia muito bem a arte militar. Após a morte de Josué, ele foi destronado por Judá, e o seu tempo de horror finalmente teve um fim. Acabaram-se os vexames, as afrontas e as humilhações que eram impostas por ele; fazendo com que os setenta reis vivessem como animais.

Setenta reis – um número tão grande pode até parecer estranho, mas naqueles tempos, na região sul de Canaã, os reis eram bastante numerosos, provavelmente considerava-se que cada governante de uma pequena cidade, ou grande cidade, era chamado de rei, porque tinham poder real naquele aquele lugar.

Em Pv. 26.27 diz que “quem abre uma cova nela cairá”.
E na vida de Adoni-Bezeque cumpriu-se literalmente esse provérbio!. Tudo o que ele plantara ironicamente aos setenta homens nobres, agora colhia no próprio corpo. A humilhação que proporcionou aos setenta homens, agora era a sua própria realidade.

Polegares amputados
Jz 1.5-7
Adoni-Bezeque era um rei cananeu que capturava seus inimigos e cortava-lhe os dedos. Ele mesmo disse que pelo menos setenta reis tiveram os dedos polegares das mãos e dos pés cortados por ele (Jz 1.7). Era uma forma cruel de tratar os inimigos, expondo-os a humilhação e vexame. No final de sua vida, este rei perverso teve o mesmo fim ao ser capturado por Judá. Este episódio tem uma mensagem para os nossos dias.

Por menor que seja, cada membro tem a sua importância. Ao ler esta passagem bíblica nesta manhã, passei a considerar as funções dos polegares das mãos e dos pés. Se você observar o dedo polegar das mãos, eles são os únicos que estão em oposição aos demais dedos, por isso é chamado também de “polegar opositor”. Isso não é sem motivo. Observe que devido a sua posição o polegar da mão toca nos outros dedos com facilidade. Por isso, é muito fácil você segurar ou agarrar objetos com o auxílio do polegar. Já tentou fazer isso sem esse dedo? Tente. A mínima atividade torna-se incomoda. Pegar um lápis já não é tão simples. Abrir um pote de iogurte é um desafio. Outra função importante do polegar da mão é a identificação. Nele está a digital que te identifica como pessoa civil. Esta digital é única. Entre bilhões de pessoas no mundo, você é único, e perante a justiça isso é confirmado pela sua digital. Os polegares dos pés não tem menor importância. São muito especiais.

Este texto não se propõe a explicar cientificamente as funções dos dedos. Por isso, restrinjo-me a função do polegar dos pés como o dedo responsável pelo equilíbrio do corpo. Tente andar sem usar os polegares dos pés. Você fica cambaleante. Anda manquejando, como alguém que está prestes a cair. Já não ficou tão difícil de entender o porquê de Adoni-Bezeque cortar os polegares de seus inimigos. Os reis sem polegares ficavam à mesa de Adoni-Bezeque comendo de suas migalhas, sem conseguirem ficar de pé, além de terem perdido a sua identidade. Satanás tem tentado fazer o mesmo em nossos dias.

Assim como Adoni-Bezeque, o inimigo de nossas almas tem tentado cortar o polegar espiritual de muitos crentes. Há muitos em nosso meio que estão na igreja, mas não conseguem segurar as bençãos e promessas de Deus para suas vidas. Há pessoas que as delícias do evangelho deslizam por entre os seus dedos porque faltam-lhe firmeza nas mãos para segurar as promessas. Outros há que já perderam a sua identidade de cristão, já não são o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13,14). Já não se identificam como filhos de Deus porque perderam a sua identidade. Faltam-lhes os polegares, não só os das mãos, mas também dos pés.

O andar cambaleante de um crente demonstra que seu polegar pode ter sido amputado. Não há constância no andar. Um dia está de pé, no outro caído. Um dia tem equilíbrio, no outro anda como um ébrio.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.