Subscribe:

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

AVIVAMENTO.

 

AVIVAMENTO.

Bíblia Sagrada é repleta de ocasiões que revelam coisas que acontecem em um avivamento, seja pessoal ou coletivo. Veremos neste estudo bíblico o que traz o avivamento na vida dos filhos de Deus e seus resultados na prática.

1) O avivamento verdadeiro traz consigo o temor de Deus!
homem de joelhos orando à luz do sol
De onde vem o avivamento afinal de contas, senão do próprio Deus?

O avivamento é a manifestação da presença de Deus no coração de seu povo. Essa manifestação traz consigo o temor de Deus. Este temor, por sua vez, nos faz reconhecer a santidade Dele e o quanto precisamos nos consertar, abandonando nossos pecados.

Deus retirou os Israelitas do Egito, por exemplo, e os trouxe até o monte Sinai. Lá Ele desceu com milhares dos santos para falar com o povo (Deut. 33:2).

Deus estava trazendo aos israelitas um avivamento depois de muitos anos de escravidão no Egito (Dt 30:16). Ele estava tornando Israel uma nação com sua própria Lei, regida pelo Autor do universo.

Uma das principais coisas que acontecem em um avivamento é o temor de Deus, que desce ao nosso coração para nos livrar de pecar. Comprove isso nos versículos abaixo:

Todo o povo, vendo os trovões e os relâmpagos, o som da trombeta e a montanha fumegante, teve medo e ficou longe. Disseram a Moisés:
- Fala-nos tu, e nós ouviremos, não nos fale Deus, para que não morramos.
Moisés disse ao povo:
- Não temais. Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, e não pequeis.
(Êxodo 20:18-20)
Se estamos clamando por um avivamento, clamemos pelo temor de Deus, para que nos consertemos com Ele!

2) Em um avivamento, o arrependimento é o “personagem principal”.
Deus se arrepende ou não? Estudo bíblico explica textos de Gênesis 6:6 e Números 23:19
O pecado é o que nos separa de Deus, de acordo com Isaías 59:2.

Portanto, das coisas que acontecem em um avivamento, o arrependimento de pecados é praticamente a principal, pois o arrependimento é o início da mudança para uma vida com Deus!

Quem quer se aproximar de Deus através de um avivamento, deve afastar-se de seus próprios pecados, arrependendo-se!

"Aproximai-vos de Deus, e Ele se aproximará de vós. Purificai vossas mãos, pecadores, e vós de duplo ânimo, santificai vossos corações; humilhai-vos e fazei lamentação, que vossa risada se torne em aflição e vossa alegria em tristeza.
Humilhai-vos perante Yahweh, e Ele vos exaltará.
(Jacó [Tg] 4:8-10 Bíblia Peshitta)
Para aprender mais sobre arrependimento, leia a obra “O que é arrependimento”, do R. C. Sproul:

3) Num avivamento, o pecado é odiado e abandonado, e a Palavra de Deus é desejada e engrandecida. Esta é a evidência de um verdadeiro avivamento!
"Desvio meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra."
(Salmo 119:101 Bíblia de Jerusalém)
como orar do jeito que Jesus ensinou
O versículo do salmo acima vem em concordância direta com os dois tópicos anteriores deste estudo bíblico sobre as coisas que acontecem em um avivamento.

Primeiro o temor de Deus desce ao nosso coração, nos fazendo reconhecer os nossos pecados e a necessidade de nos consertarmos para com Ele. Depois disso vem o arrependimento, que é a evidência de que um verdadeiro avivamento está acontecendo dentro de nós. E então vem a leitura, conhecimento bíblico e prática constante da palavra do Senhor. Essas coisas são as evidências de um avivamento vindo verdadeiramente de Deus.

O salmista desvia seus pés de todo caminho mau a fim de guardar e obedecer com sinceridade a palavra de Deus.

Para que serve um avivamento, se não para aproximar o ser humano de Deus, reconciliando-o com seu Criador, lhe dando uma vida nova através da obediência da palavra Dele? (2 Co 5:17-20)

Depois de passar pelas duas primeiras coisas que acontecem em um avivamento, e então conhecer e colocar em prática na própria vida a terceira, as outras duas começam a acontecer de forma natural, veja quais são.

4) Em um avivamento genuíno, torna-se o prazer do crente buscar a Deus constantemente!
"Ouve, Iahweh, meu grito de apelo, tem piedade de mim e responde-me!
Meu coração diz a teu respeito:
"Procura sua face!"
É tua face, Iahweh, que eu procuro."
(Salmo 27:7-8 Bíblia de Jerusalém)
Buscar a Deus significa, basicamente, caminhar com Ele, de acordo com a vontade Dele diariamente (1 Jo 2:6). Significa também estar em comunhão com Ele (1 Jo 1:3; 1 Cor. 1:9). Isso, consequentemente exige ler, estudar e obedecer Sua palavra, além de alimentar uma vida de adoração, louvor e oração constantemente (Lc 18:1).

Mas é indispensável que os três passos anteriores aconteçam antes deste aqui, pois para estar em comunhão com Deus é necessário antes, obviamente, reconciliar-se com Ele! Dessa forma Ele abençoará sua leitura, e direcionará seu conhecimento bíblico corretamente (Prov. 2:1-7).

Se você estiver com alguma dificuldade em ler a palavra do Senhor com frequência, receba dicas gratuitas por e-mail que eu preparei para te ajudar com isso.

aprenda como desenvolver o hábito de ler a bíblia
5) Os crentes tornam-se cheios do Espírito Santo, porque de todas as coisas que acontecem em um avivamento, esta é inevitável!
Ao serem cheios do Espírito Santo, os filhos de Deus também se revestem de poder, capacidade e coragem para pregar a Palavra de Deus, cada um de acordo com seu chamado recebido do Senhor! (At 1:8; 1 Co 12: 7-11; Ef 4:11-13).

O apóstolo Paulo é um bom exemplo destas 5 coisas que acontecem em um avivamento, pois ele passou pelas 4 primeiras etapas e depois foi cheio do Espírito Santo para pregar a Palavra de Deus.

Nele foi gerado o temor do Senhor, e assim reconheceu seus pecados contra Deus (At 26:9; 1 Tim 1:15);
Ele arrependeu-se de seus pecados após tê-los reconhecido (Fp 3:7-8);
Ele desviou seus pés do caminho de maldade que trilhava, e assim começou a aprender do Senhor Jesus com os discípulos (Gl 1:15-18);
Depois disso, ele buscava a Deus constantemente junto com outros irmãos (At 13:1-2);
Finalmente esteve cheio do Espírito Santo para cumprir seu chamado.
O apóstolo Paulo foi avivado por Deus ao abrir seu coração para Ele, e não foi negligente na obra!

Através da história do apóstolo Paulo podemos ter um exemplo das coisas que acontecem em um avivamento. Leia um resumo abaixo:
Então Ananias se dirigiu a ele, à casa, e tendo imposto as mãos sobre ele, lhe disse:
- Saulo, meu irmão, nosso Senhor Jesus, que te apareceu no caminho quando vinhas, enviou-me para que sejam abertos teus olhos e sejas cheio do Espírito de Santidade.
E naquele mesmo momento caiu de seus olhos algo parecido com escamas, e os olhos lhe foram abertos, e levantando-se, foi batizado. Recebeu alimento e se fortaleceu, e permaneceu alguns dias com os discípulos que havia em Damasco. E imediatamente começou a pregar nas sinagogas dos judeus a respeito de Jesus, que Ele era o Filho de Deus, e todos os que o escutavam estavam surpresos, e diziam:
- Não é este aquele que perseguia em Jerusalém a todos os que invocam este Nome? E eis que para isto mesmo também foi enviado até aqui, com o fim de levá-los presos aos principais sacerdotes?
Mas Saulo se fortalecia mais, e causava confusão aos judeus que habitavam em Damasco, demonstrando que Este era o Messias.
(Atos 9:17-22 Bíblia Peshitta)
Algumas pessoas podem não te compreender quando verem um avivamento começando na sua vida. Mas não desista, fortaleça-se no Senhor e em Sua palavra!
Assim como aconteceu com o apóstolo Paulo, eu e você podemos buscar a Deus, sermos cheios de Seu espírito para realizar Sua obra e viver um verdadeiro avivamento em nossas vidas!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.