Subscribe:

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

 

A GRANDEZA DA FILHA DE CLOE.

Cloé: Tem origem no grego Significa “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova, viçosa”.
Foi um nome dado à deusa grega Deméter, em virtude do seu atributo de deusa da vegetação.

ÉPOCA
Paulo visitou Corinto, uma cidade bem importante no litoral da Grécia, pela primeira vez, durante sua segunda viagem missionária (Atos 18). Ele permaneceu ali durante um ano e meio e, como resultado de seu trabalho, muitos se converteram ao Senhor e uma igreja começou. Depois que ele partiu, Paulo continuou a pensar nos irmãos que tinha ensinado e a orar por eles (1 Coríntios 1:4-5). Ele recebeu várias informações sobre eles através da família de Cloe (1:11), Estéfanas, Fortunato e Acaico (16:17-18) e por carta (7:1). Escreveu-lhes várias vezes, incluindo-se pelo menos uma carta antes de 1 Coríntios (5:9).
A primeira carta aos coríntios ensina, adverte e até repreende quanto a vários problemas e questões que se levantaram na igreja. Desde que o ensinamento de Paulo era o mesmo em todas as igrejas (4:17)
Por certo os membros dessa família, tiveram muito zelo, e tomaram a iniciativa de comunicar ao Apóstolo Paulo, quando pressentiram que aquela politicagem não agradava a Deus e era um fermento nefasto no meio da Igreja do Senhor.
É necessário que alguém tome a iniciativa, de maneira certa, para alertar que há veneno na panela, e mais do que isso, clamar a quem tem farinha para tirar esse veneno, assim como aconteceu com Elizeu e os filhos dos profetas, quando um deles por inexperiência colocou parras venenosas na sopa. II Reis 4: 38-41
Quem sabe se isso acontecesse em nosso meio nos dias de hoje, os membros da família de Cloe, seriam logo chamados de "os fofoqueiros da Igreja", porém, muito pelo contrário, Paulo entendeu que eles zelavam pela saúde espiritual da Igreja, e tanto é assim, que não teve qualquer receio em declarar que havia sido comunicado por eles, acerca de tal anomalia espiritual em Lv 5:8

SITUAÇÃO
A família de Cloe disse a Paulo que a igreja estava desenvolvendo um espírito partidário, declarando fidelidade a vários pregadores famosos. Paulo ficou horrorizado. Eles estavam tentando arrancar os membros de Cristo dividindo seu corpo.

SOFRIMENTO
Denúncias vazias causam divisão e contendas, mas as denúncias que obedecem aos critérios bíblicos, como expostos por Paulo, nesses versículos, servem para retirar do seio da igreja tudo aquilo que não agrada ao Senhor da igreja.
Meu irmão, cuide de sua vida pessoal para que você nunca seja o alvo de uma denúncia. Fuja do mal. Tenha medo do erro, pois o erro destrói uma vida. Mas de maneira alguma, seja cúmplice do erro sabendo que alguém está pecando, ficando de boca fechada. Deus pedirá conta do atalaia que tinha o dever de alertar o pecador e não alertou. O pecador, se não se arrepender, não poderá acusar você de tê-lo deixado na perdição.

SUA ALEGRIA
A alegria é que quando somos zelosos da obra de Deus, a unção vem livremente, a cura e libertação acontece em nosso meio, essa família foi os atalaias levantados na casa do Senhor para zelar da pureza da Palavra ensinada. Essa mulher deve ter ficado aliviada e bem contente quando relatou os fatos para Paulo e ele acreditou e tomou atitude.
As mulheres eram consideradas valiosas e influentes participantes na construção da Igreja cristã.

LIÇÃO
DENÚNCIA DEVE SER ACOMPANHADA DO NOME DO DENUNCIANTE. Paulo diz: “Fui informado, pelos da casa de Cloe”. Uma denúncia, obrigatoriamente, tem de vir acompanhada do nome do denunciante. A falta do nome dá descrédito à informação. Somente com o nome do denunciante é que se verificará a autenticidade da informação recebida. Em muitos casos a revelação do denunciante não é necessária, mas em outros casos a revelação de quem o denunciou é de importância primordial.
Creio que os irmãos não devem ter medo e muito menos receio de que o irmão que está vivendo um erro saiba a fonte da denúncia. O ladrão se esconde; o mentiroso se esconde; o picareta se esconde; o enganador também, mas todos aqueles que falam a verdade não devem e não podem se envergonhar por ter trazido a quem tem autoridade de julgar a informação que ele necessita para tirar do meio dos irmãos o irmão ou a irmã que deliberadamente está vivendo em pecado.
Esse é o preço que pagamos por sermos zelosos na obra de Deus.
Quero contar um fato real, não vou citar nomes porque a pessoa não me autorizou divulgar, essa irmã estava orando ao Senhor para revelar o que estava acontecendo com o vice pastor de uma grande igreja, e Deus mostrou a ela que o vice pastor era pedófilo e ainda por cima filmava os abusos que acontecia dentro da igreja, mais preciso atrás do púlpito, ele fazia trabalho com os jovens e crianças da igreja, os pais confiando nele entregava seus filhos aos seus cuidados, e ele abusava das crianças. Por causa disso ela não deixou o seu neto fazer parte do grupo. Eu falei para essa irmã o que tinha acontecido quando ela relatou o fato para o pastor presidente, fiquei chocada quando ela me disse que não tinha falado nada!! Eu falei irmã! Se Deus mostrou é para resolver o problema!! Você livrou o seu neto, mas deixou que filhos e netos de outras pessoas perecesse nas mãos desse homem? Naquele momento eu a chamei de covarde e que Deus iria requerer o sangue daquelas crianças e jovens das mãos dela, e sai confesso que indignada. É isso que acontece, tem pessoas que acham que isso é fofoca e muitos covardes ainda tem o descaramento de dizer “não peguei no fraga??! Quando Deus revelar algo dentro de sua igreja ou de qualquer pessoa, ora pede a Deus sabedoria e momento certo chega até a pessoa e relatar o acontecido, pede para também orar para que Deus venha lhe mostrar também, e juntas vão até o pecador e safado e desmascara, reúne os abusados, mas individual para não se envergonharem e depois faça coletivo, claro tudo na direção do Espirito Santo de Deus, porque eles conseguem aterrorizar tanto a criança ou jovem que eles tem muito medo de falar.
(se você não tiver coragem imagine se fosse seu filho ou neto)
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.