Subscribe:

terça-feira, 26 de outubro de 2021

MEFIBOSTE UM ORFÃO CUIDADO POR DEUS.

 

MEFIBOSTE UM ORFÃO CUIDADO POR DEUS.

A história de Mefibosete é um verdadeiro exemplo de alguém que é alcançado pela graça, pelo favor imerecido. O benefício concedido a ele, é fruto da aliança que Davi fez com Jônatas, quando ainda era um soldado invejado por Saul.

Esta é uma história muita rica em amor, bondade, generosidade, restituição e virada de vida. Portanto, leia o estudo até o final, porque com certeza o Senhor quer falar com você.

1. Alcançado Pela Graça
O relato de 2 Samuel 9:3-5 nos conta como a sorte de Mefibosete começou a mudar: quando Davi lembrou de seu pacto com Jônatas, feito em 1 Samuel 18.

O rei Davi que era um homem segundo o coração de Deus, lembrou da aliança e procurou saber se havia algum descendente de Saul, a quem ele pudesse cumprir o que prometeu a Jônatas.

Foi quando Ziba, que havia servido a Saul, falou ao rei que havia um filho de Jônatas, Mefibosete, que possuía uma deficiência física nos pés.

Quando ouviu as palavras de Ziba, Davi ordenou que Mefibosete fosse imediatamente trazido para o palácio.

O que vemos na atitude do rei, é a manifestação da graça.

Mefibosete estava em Lo-Debar, uma terra seca, estéril, sem privilégios, honra e cuidados. Vivendo muito aquém do que um descendente direto do trono de Israel deveria viver.

Mas o amor de Davi a Deus, ao próximo e o valor que ele dava as alianças, foram capazes de alcançar o filho de Jônatas quando ele menos esperava.

2. Restituição No Esquecimento
Em 2 Samuel 9:6-9, vemos que a atitude de Mefibosete diante do rei Davi é de humilhação. A identidade dele estava completamente arruinada.

Ele questiona o rei com as seguintes palavras: “Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu? “.

Mefibosete não se via como alguém de valor, importante, relevante. Tudo o que ele via quando olhava para si mesmo, era: UM NADA!

Mas não é assim que Deus nos vê. Também não é assim que os verdadeiros servos de Deus enxergam seu próximo.

Davi respondeu que o trataria bem, como havia prometido a Jônatas, seu pai. Disse que lhe devolveria todas as terras que pertenciam a Saul, e que enquanto fosse vivo, Mefibosete teria um lugar na messa real.

A bondade de Deus nos alcança nos níveis mais profundos da existência. Não era apenas as finanças, ou a infra-estrutura da vida do filho de Jônatas que estava sendo restaurada, mas toda a sua vida, incluindo suas emoções.

3. Sentado À Mesa do Rei
Em 2 Samuel 9:11, vemos que todas as ordens de Davi com relação a Mefibosete são imediatamente providenciadas. Suas roupas são trocadas, sua cama é confortável, sua dignidade é devolvida e agora ele é reconhecido como filho de Jônatas, que está sob os cuidados do rei Davi.

Com um lugar à mesa do rei muitas coisas foram devolvidas e acrescentadas à vida dele. Honra, genealogia, paternidade, filiação.

Agora ele não era mais um cão morto, mas herdeiro real.

Deus age em nossas vidas de maneira igualmente profunda ainda hoje. Como está escrito em 1 Pedro 2:9,10, nós que nem éramos filhos, em Cristo somos adotados e passamos a ser família de Deus.

Assim como o rei Davi concedeu lugar à mesa para Mefibosete, o Senhor Deus concedeu a nós, em Cristo.

4. Deus Muda Nossa Geografia
A vida e a história de Mefibosete se desenvolveram em Lo-Debar, uma terra seca e estéril, um lugar de esquecimento e abandono.

Mas em 2 Samuel 9:13, isso também é alterado. Por ordem do rei, Mefibosete e todos os que moravam com ele, incluindo seu filho Mica, passaram a morar em Jerusalém, a imponente e respeitada capital do reino.

Deus muda a geografia dele!

ISSO É MARAVILHOSO!

Você e eu até podemos começar em Lo-Debar, mas não precisamos terminar lá.

Conclusão
O que Deus fez na vida de Mefibosete ele é poderoso para fazer em nossas vidas. Não importa quão caótica é a situação, quando o Senhor intervir, tudo é alterado.

Para isso, eu e você precisamos nos entregar a graça de Deus. Ser humilde com relação ao tempo de Deus e sua atuação sobre nossas vidas, sem contudo, desanimar ou desistir da mudança em nossas vidas.

A restauração do Senhor na vida do filho de Jônatas, através da vida do rei Davi, nos mostra também que ele levanta pessoas, segundo seu desígnio, para nos abençoar.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.