Subscribe:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

ESTUDO SOBRE TIMÓTEO UM EXEMPLO DE CRISTÃO A SER SEGUIDO...


        ESTUDO SOBRE TIMÓTEO UM EXEMPLO DE CRISTÃO A SER SEGUIDO...
Timóteo é um dos personagens mais conhecidos do Novo Testamento, não apenas pelas duas Epístolas que levam seu nome, mas também por várias referências diretas e indiretas em outros livros da Bíblia, como em Atos, 1 Corintos e Tessalonicenses. Muitas pregações são feitas sobre a pessoa de Timóteo, geralmente ligadas ao seu exemplo como jovem obreiro que a Bíblia descreve.
Mas afinal, quem foi Timóteo?
Timóteo foi um jovem líder da Igreja Primitiva, muito provavelmente nascido em Listra, uma província romana da Galácia, que em Atos 14:16 é designada junto com Derbe como “cidades da Licaônica”. Outra possibilidade para a cidade natal de Timóteo é justamente Derbe, porém Listra é mais amplamente aceita.
O Pai de Timóteo era grego, porém sua mãe (Eunice) e sua avó (Loide) eram Judias (At 16:1 – 2Tm 1:5), que provavelmente se converteram durante a primeira passagem de Paulo por Listra e Derbe (At 14:6-22).
O começo do ministério de Timóteo:
Na segunda viagem missionária de Paulo, quando ele voltou àquela região, Paulo ficou impressionado com o desenvolvimento de Timóteo e resolveu leva-lo consigo. Existe a possibilidade de que ele tenha sido levado por Paulo para substituir João Marcos, mas de qualquer forma ali começava uma grande parceria que resultou com certeza em vários frutos para a Igreja Primitiva, deixando um legado de exemplo para nós até os dias de hoje.
Um fato curioso é que quando Paulo escolheu Timóteo para acompanha-lo, Timóteo precisou ser circuncidado, isso por causa dos judeus que estavam naqueles lugares e também por considerar a ideia de que Timóteo levaria o Evangelho em muitas regiões predominantemente habitadas por Judeus, e isto evitaria algum tipo de discriminação, embora nós saibamos que Paulo pessoalmente era totalmente contra a obrigatoriedade da circuncisão aos gentios que eram admitidos como membros da Igreja. A explicação para que Timóteo ainda não tivesse sido circuncidado era o fato de seu pai ser grego. A Bíblia não dá indícios de que o pai tenha tido alguma influência na educação religiosa dele, nem ao menos se este ainda era vivo naqueles dias.
A Bíblia também nos mostra que na consagração de Timóteo para o ministério, Paulo e os anciãos locais oraram por Timóteo impondo-lhe as mãos, e ele recebeu um dom espiritual que o capacitou para este ministério (1Tm 4:14 – 2Tm 1:6).
Timóteo um exemplo de membro da Igreja:
Timóteo foi muito bem instruído espiritualmente por sua mãe e por sua avó, e no livro de Atos podemos identificar como ele era querido entre os membros da igreja que foi implantada ali. Tanto era boa a sua conduta que os irmãos que estavam em Listra e em Icônio davam bom testemunho dele (At 16:1,2).
Timóteo foi um exemplo de jovem:
Timóteo era um exemplo não apenas dentro da Igreja em que era membro, mas diante da sociedade a qual fazia parte, tanto que sua reputação chegou até Icônio. Esta conduta não foi construída de uma hora para outra, mas foi resultado de uma aprendizagem que começou quando Timóteo era ainda muito novo. Paulo fala sobre isso quando escreve:
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” (2Tm 3:14,15).
Timóteo foi um jovem escolhido para a obra de Deus:
É preciso deixar bem claro que, apesar de Timóteo ter sido muito próximo de Paulo, não foi Paulo quem o escolheu, mas foi Deus quem escolheu Timóteo. Paulo sabia disso, e quando aconselhava ele acerca do ministério, reforçava a ideia de que existiam profecias anteriores acerca do papel importante que Timóteo desempenharia.
Timóteo foi um exemplo de liderado:
Embora Timóteo até tivesse o preparo para desempenhar sua missão, a Bíblia nos mostra a humildade e a capacidade de ser liderado que Timóteo tinha, assumindo o papel de discípulo em relação a Paulo. Não podemos encontrar referências de um Timóteo desobediente, fazendo o que lhe dava na cabeça, participando de contendas ou reclamando com Paulo. Timóteo foi a prova de que um grande líder precisa ser um grande liderado, e sempre estava atendo, cumprindo o que lhe fosse ordenado.
Timóteo foi um exemplo de obreiro e líder:
A submissão que Timóteo tinha a Paulo com certeza o preparou para ser um exemplo de obreiro, um evangelista que foi um dos líderes da Igreja Primitiva (2Tm 4:5). Além de porta-voz de Paulo em diversas situações, ele participou com Paulo de várias viagens missionárias. Em Atos 16, mostra Timóteo juntamente com Paulo, Silvano e mais tarde Lucas, evangelizando varias províncias até chegar a Europa. Embora na Bíblia não seja citada a presença de Timóteo em Filipos e Tessalônica é bem provável que ele estivesse junto ali.
Já em Atos 17 descreve Timóteo e Silas sendo deixado por Paulo em Beréia para continuar seu trabalho durante um período, mas logo depois Timóteo foi encontrar Paulo em Atenas, e em seguida, foi enviado a Tessalônica para ajudar os irmãos, e mais tarde partiu para Corinto levando as boas noticias a Paulo (1Ts 3:6,7).
Timóteo também estava presente em Éfeso com Paulo durante a sua terceira viagem missionária. Não existem referências sobre o período que antecede a este, mas é provável que Timóteo tenha partido com Paulo de Corinto até Éfeso e depois até Cesaréia na viajem para Jerusalém (At 18:18-23).
Outra missão muito importante que Timóteo desempenhou foi a de levar a primeira Epístola de Paulo à Igreja de Corinto (1Co 1:17). Após essa missão ele retornou a Éfeso novamente e, em seguida, foi enviado à Macedônia para realizar os preparativos da chegada de Paulo posteriormente (At 19:22).
Paulo também revelou a intenção de enviá-lo a Filipos, devido à preocupação que ele sentia em relação aos crentes daquela cidade. Após a sua primeira prisão, Paulo deixou Timóteo em Éfeso para suprir as necessidades da igreja local. Foi durante o período em que ele ministrou na igreja de Éfeso que Paulo escreveu-lhe a primeira carta.
Paulo e Timóteo:
Além de todas as viagens missionárias que Timóteo fez ao lado de Paulo, ele também estava junto ao apóstolo na Macedônia quando este escreveu a segunda Epístola aos Coríntios, também em Corinto quando Paulo escreveu a Epístola aos Romanos, e mais tarde quando Paulo escreveu as Epístolas aos Colossenses, Filipenses e Filemon.
É nítido que Paulo sentia um enorme carinho como de pai para filho com Timóteo, e durante a sua última prisão em Roma, Paulo pediu que Timóteo fosse visita-lo antes do inverno (2Tm 4:6-9). Não é possível afirmar com certeza onde Timóteo estava naquele momento, e também não sabemos se ele conseguiu chegar antes de Paulo ter sido martirizado.
Curiosidades sobre Timóteo:
Timóteo era muito jovem quando começou a exercer seu ministério (1Tm 4:12);
Timóteo era provavelmente tímido e tinha dificuldades de se expressar (1Co 16:10,11; cf. 2Tm 1:6-10);
Embora Timóteo fosse jovem, ele tinha a saúde fraca e frequentemente estava doente (1Tm 4:12 – 5:23);
Muitos consideram que Timóteo foi o primeiro bispo de Éfeso, mas essa tradição é contestada devido ao fato de Timóteo ter ficado ali temporariamente, e também logo depois o apóstolo João mudou-se para aquela cidade e, assim, dificilmente Timóteo poderia ter sido o líder responsável pela igreja de Éfeso;
Timóteo foi um dos líderes da Igreja Primitiva que mais refutou as falsas doutrinas e heresias, principalmente em Éfeso;
Acredita-se que Timóteo também tenha sofrido martírio.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.