Subscribe:

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

TEMPESTADES NA VIDA DE UM CRISTÃO...


                                    TEMPESTADES NA VIDA DE UM CRISTÃO...
Mc. 4.35-41
Introdução
A vida não é só constituída por dias alegres, ensolarados e serenos. Também existirão nela momentos de angústias, aflições e necessidades, os quais representam as tempestades pelas quais um dia teremos de atravessar. A vida cristã não é muito diferente: as dificuldades são inevitáveis, mas sempre podemos contar com a ajuda de Deus para vencermos. Quando passarmos por tempestades, Deus estará conosco, junto de nós em todos os momentos. Sem as dificuldades, nossa vida seria frágil, sem qualquer experiência de valor.
A tendência natural do ser humano é de olhar sempre para as dificuldades, em vez de manter os olhos confiadamente em Deus. Essa tendência, se cultivada e não combatida pela fé, só nos trará inquietações. Deus na verdade quer que você aprenda a confiar em sua palavra para que você possa vencer as suas lutas, as suas adversidades, sobretudo os ventos fortes, que poderão chegar a qualquer momento na sua vida. Quando você cresce em fé se torna um vencedor, daí então começa a experimentar a verdadeira bonança na sua vida.
O texto do evangelho de Marcos registra o episódio da tempestade enfrentada pelos discípulos no Mar da Galiléia. Nessa ocasião, Jesus estava no barco, dormindo, quando os discípulos foram surpreendidos por um forte vendaval. Os discípulos, apavorados, acordaram a Jesus, clamaram por socorro, e ele acalmou a tempestade, exortou os discípulos e eles, então, ficaram admirados com seu poder.
Essa passagem nos mostra CINCO tipos de TEMPESTADES que sopram causando as terríveis tormentas na nossa vida. Devemos sempre levar em conta que tempestade é uma situação grave, incomum, que na maioria das vezes, nos desestabiliza, e nos deixa vulneráveis. Quem de nós na vida cristã nunca ficou angustiado por causa de um problema surgido de repente?
É inevitável que as tempestades cheguem, mas muitas delas são ferramentas de Deus para nos fazer crescer, e para que nós aprendamos a depender mais D’Ele. Quero deixar um alerta: a estratégia maligna do diabo é nos fazer esquecer de que quando estamos na nossa luta, é Deus quem pelejará por nós.
Em Mt.14.27 o texto nos mostra que Jesus andou por sobre as águas, isso quer dizer que Ele não está limitado as minhas dificuldades e que tudo aquilo que me amedronta, angustia, aflige, ameaça ou tira a minha paz, não é maior que Ele. Deus tem todas as circunstancias no seu controle. Jesus aparece no meio da tempestade para acalmar o coração de seus discípulos. Deus sabe que a tempestade de nosso interior muitas vezes são maiores que as do exterior, por isso Ele vem para acalmar também a nossa alma, para que possamos ver as dificuldades na dimensão correta.
Deus sabe que é assim que acontece com muitos de nós quando estamos à caminho de Jerusalém. Veja que naquela noite Pedro afundou, e já que ele afundou, nós também podemos afundar. Afundamos em nossos erros, em nossos pecados, nas nossas decepções, e na nossa desistência. Acredite, Deus estará sempre com as mãos estendidas para nos salvar e nos encorajar novamente, nos colocando de pé em sua presença!. Quero compartilhar com os queridos irmãos, alguns fatores que nos ajudarão a identificar o tipo de TEMPESTADE que estamos passando, ou poderemos passar um dia!. Vejamos então!.
A PRIMEIRA – A TEMPESTADE DA FATALIDADE
Assim como os fenômenos da natureza acontecem com frequência, também as tempestades da vida, acabam nos atingindo quando menos esperamos. As tempestades da vida nos causam arrepio, elas chegam alheias à nossa vontade, e na maioria das vezes, colocam a nossa vida de cabeça para baixo. As tempestades chegam para todos!. Grandes e pequenos, jovens e velhos, doutores e analfabetos, crentes e descrentes. A vida não é um parque de diversões, mas a travessia de um mar revolto.
A vida cristã também não é um cruzeiro num confortável navio, cortando as águas azuis e plácidas, mas uma viagem cheia de aventuras, onde não faltam os ventos contrários e as ondas revoltas. Devemos ficar preparados para as tempestades que surgem de uma forma inevitável e desastrosa. Elas se rompem de forma violenta e inesperada sobre a alma humana.
E quando isso acontece, a alma machucada passa a se sentir angustiada, depressiva e desanimada. Abrem feridas invisíveis onde a pessoa passa a carregar dentro de si, os efeitos que irão interferir no seu comportamento, no seu modo de encarar a vida, na forma como ela irá se relacionar com as pessoas e com a sua igreja, e interferir até na fé que ela deposita em Deus!.
A SEGUNDA – A TEMPESTADE INESPERADA
As tempestades chegam de súbito, inesperadamente. Elas não mandam aviso, não enviam telegrama, chegam repentinamente agitando nossa vida, encrespando as ondas que nos assustam e nos assolam com desmesurado rigor. As atitudes dos discípulos de Jesus nos dão a entender que naquela tarde, não havia ventos que indicasse a chegada de uma tempestade. Todo estava tranquilo. Eles jamais esperavam serem surpreendidos por uma violenta tormenta.
Viram que o tempo estava bom, as águas do mar estavam serenas, os ventos sopravam calmamente, sinal de que não havia indício de sobrevir qualquer agitação na atmosfera. O Mar da Galiléia, na verdade, é um lago de água doce de vinte e um quilômetros de comprimento por quatorze quilômetros de largura. Esse grande lago tem a forma de uma harpa, e é encurralado pelas montanhas de Golã. No extremo norte, fica o Monte Hermom, a mais alta montanha de Israel, cujo pico está sempre coberto de gelo.
Com certa frequência, os ventos gelados descem desse monte e encurralados pelas montanhas de Golã, batem na superfície do lago, levantando ondas gigantes. É assim também na vida. As tempestades nos lembram de agitação, de abalos, de inquietação, de perturbação, de tumulto, e de rebuliço. As tempestades nos colhem de surpresa: pode ser uma doença súbita, um acidente trágico, um divórcio traumático, um luto doloroso, um desemprego, ou uma separação conturbada.
A TERCEIRA - A TEMPESTADE DO DESCONTROLE
Queridos, toda tempestade faz com que, quem está envolvido nela, perca o total controle da situação. Os discípulos conheciam o Mar da Galiléia como poucos. Eram homens experientes!. Alguns deles eram pescadores e haviam nascido e crescido ao redor daquele lago. Dali eles tiravam o seu sustento. Mas o que era tão familiar para eles, tornou-se uma ameaça. Quando a tempestade chegou, eles tentaram escapar do perigo remando com toda destreza, mas o barco cada vez mais estava se enchendo de água.
Seus recursos foram insuficientes para resolver o problema. O barco não obedecia mais ao comando deles!. A tempestade os assolava impiedosamente, e eles perderam o controle da situação. O vento chicoteava com violência o barco, e as ondas se arremessavam contra eles para levá-los ao naufrágio.
Muitas vezes temos a sensação de que os problemas que nos afligem são como uma tempestade: a situação se agrava, perdemos o controle, e o barco da nossa vida fica à deriva. As tempestades da vida chegam ao ponto de ficarem incontroláveis. A palavra “tempestade” do texto vem do grego “seismós” (sismo) que significa sacudir. Aqui a palavra tem sentido de terremoto, agitação do mar com rajadas fortes de ventos e raios. É assim que nos sentimos diante das grandes dificuldades. Nossa vida parece que fica abalada, agitada, tumultuada com tantos acontecimentos desagradáveis.
A QUARTA – A TEMPESTADE DA DOUTRINA
Mesmo quando a tempestade foge do nosso controle, ela está sob o controle de Jesus. Aquele que está conosco tem autoridade sobre o vento e sobre o mar. As tempestades da nossa vida não vêm para nos destruir, mas para nos ensinar. Elas não acontecem à revelia, elas são instrumentos pedagógicos para nos fortalecer na fé. Jesus tem todo poder para acalmar não apenas a tempestade que está do lado de fora; mas, também, os vendavais do medo que estão dentro de nós.
Jesus acalma não apenas as circunstâncias, mas, também, os nossos sentimentos. Nessa travessia do mar revolto da vida precisamos ter fé e não medo, sabendo que Jesus é fiel para cumprir suas promessas. Nosso destino é o outro lado do mar e não o naufrágio. Ele está conosco e podemos desfrutar da sua paz mesmo quando as ondas encapeladas berram aos nossos ouvidos. Ele é o todo Poderoso, e aquilo que nos amedronta está literalmente debaixo dos seus pés.
O Senhor não desperdiça sofrimento na vida dos seus filhos. A tempestade vem para que vejamos o seu livramento e saibamos que ele é Deus, digno de ser adorado.
A QUINTA – A TEMPESTADE DA DERROTA
Diz o texto de Marcos, que as ondas passavam por cima do barco. Isto significa que a tempestade se revela sempre sendo “algo acima de nossa capacidade humana”. O problema, a luta, a adversidade, quando são maiores que nós, é provável que nos sintamos incapazes de vencermos, pois passa na nossa cabeça um sentimento de derrota.
Em Mc.4.37, lemos que tinha água entrando no barco. Quando a tempestade cai sobre nós, ela invade a nossa vida, não pede licença. É algo que atinge o nosso lado emocional, psicológico, físico, financeiro e familiar. Quem está debaixo de uma tempestade existencial e passa a sentir suas forças declinando, não deve achar que tudo não passa de ilusão ou imaginação. A pessoa está realmente sofrendo e sentindo-se derrotada. É preciso reagir!
A tempestade registrada em Mt. 14.22-32 – nos mostra que os discípulos entraram no barco e começaram a travessia do mar quase às sete horas da noite, e que na quarta vigília da noite, ou seja, lá pelas quatro horas da manhã, eles ainda se encontravam no meio do lago. Ficar nove horas remando sem parar, acaba com as forças dos mais preparados remadores. É isso que acontece quando estamos no meio da tempestade. Ela nos leva à exaustão, ao cansaço e ao esgotamento de nossas forças.
Eles tinham empenhado todas as suas energias, toda a experiência acumulada durante os muitos anos de profissão, toda a capacidade e criatividade em buscar soluções para situações de emergência. Se você vier a enfrentar uma tempestade assim, use todo o seu potencial, vá até ao seu limite máximo, caso contrário você será engolido por ela. Os discípulos estavam dentro de um barco sendo açoitados por fortíssimos ventos contrários, se largassem o remo e desistissem de lutar, aquele vento os levaria ao naufrágio, jogaria o barco sobre as pedras, ou então no barranco de alguma praia.
Conclusão
Amados, se você quer vencer as tempestades, em primeiro lugar você deve ter FÉ. Acredite que pode vencer, que você é capaz, e você vencerá!. Creia, ela não vai destruir a sua vida!. Nas duas tempestades, Jesus repreendeu o medo dos discípulos fazendo uso de duas expressões. Na primeira delas ele se dirigiu a todos os discípulos dizendo: “Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes FÉ”? (Mc. 4.40). A segunda repreensão foi dirigida diretamente a Pedro: “Homem de pequena FÉ, por que duvidaste”?
Quando abrimos nossas bíblias em Mateus, capítulo 8 - lemos a história do centurião estrangeiro, que estava com um servo miseravelmente enfermo, e disse ao Senhor que bastava uma única palavra para que Ele curasse o seu servo. Jesus lhe disse: “Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta FÉ” (Mt.8.10)!.
No evangelho de Mateus no capítulo 15, encontramos a passagem da mulher Cananéia que vai ao encontro de Jesus pedindo socorro por sua filha endemoninhada. Jesus surpreende todos nós dizendo: “Ó mulher, grande é a tua FÉ. Seja isto feito para contigo, como tu desejas” (Mt.15.26-28)
No capítulo 2 de Marcos, vemos quatro homens carregando um paralítico, o desceram pelo telhado até aos pés de Jesus, porque a multidão era grande fora e dentro da casa. Também foram vistos de maneira especial pelo Senhor, que atentou para a FÉ deles: E Jesus, vendo-lhes a FÉ... (Mc.2.5).
A mulher que sofria do fluxo de sangue tocou em Jesus, que lhe disse: “Tem bom ânimo, a tua FÉ te salvou” (Lc.8.48). Não foi o esforço dela, não foi à vontade dela, foi a sua FÉ que a salvou e a curou. FÉ, essa é a atitude que devemos tomar sempre quando estamos diante dos grandes perigos.
Não sei que conflito você está passando, nem o nível dele. Talvez haja decisões importantes a serem tomadas na sua vida. Talvez os problemas que você está passando, estão lhe deixando cada vez mais atribulado, achando que sozinho você não tem condições de resolver. Creia meu irmão, que o Deus que nós adoramos, está disposto a lhe ajudar. Com Ele você pode vencer essa inquietação e voltar a ter a paz que tanto precisa para viver. Não fique desesperado pensando como irá resolver a situação. Deus sabe tudo a seu respeito e lhe dará vitória. Saiba que, as diversas vezes que vivemos esses conflitos, é porque somos humanos.
Mas como conhecemos o nosso Deus, dobramos nossos joelhos e dizemos: “Senhor, onde está a saída?. Dá-nos a tua direção, tua graça, tua vitória”. De imediato, você verá a mão de Deus agir e pelejar por você. Sabe por que você ainda não desistiu?. É porque ainda confia no Senhor!. É porque você sabe que Ele não vai te decepcionar. É porque Ele tem se encontrado com você!. É porque só Deus pode resolver os teus conflitos. É porque só Deus pode te dar a paz!. É porque só Deus é que pode curar o teu emocional!. É porque só Deus sabe como está o teu coração!.
Deus faz isso na tua vida. Ele é Deus que vela por sua Palavra!. Exercite a sua FÉ. Comece a depender inteiramente do Senhor em todas as circunstâncias. Você vai descobrir e aprender que as tempestades e os ventos fortes ficarão para trás. Vai descobrir e aprender que vencer as lutas e provações não é um sonho!. É uma realidade. Porque Deus é real!. Se Deus é real então tudo fica mais fácil com Ele.
Que as bênçãos do Senhor estejam sempre presente na tua vida.
Em Nome de Jesus.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.