Subscribe:

terça-feira, 29 de agosto de 2017

SONDA-ME SENHOR, SALMO 139...


                                           SONDA-ME SENHOR, SALMO 139...
Deus, sendo onisciente e onipresente, sabe tudo que eu faço, digo e penso. Como você reage a essa afirmação? É confortante ou assustador? Você sente segurança em saber que Deus entende sua vida, seus desafios e seus motivos, ou fica assustado em pensar que o onipotente juiz de todos sabe tudo que passa por sua cabeça?
Davi falou desse conhecimento total de Deus no Salmo 139. Não sabemos quando ele escreveu esse hino, mas o título mostra que seria usado na adoração em Israel. Sua mensagem é de confiança total no Senhor e de um desejo profundo de manter a comunhão com o Criador. Mas Davi entendeu bem o outro lado dessa moeda. O mesmo Deus que protege os fiéis traz o julgamento sobre os rebeldes.
Na leitura desse Salmo magnificente, observamos o progresso da onisciência (Deus sabe tudo) à onipresença (Deus está em todo lugar) à onipotência (Deus é todo-poderoso) como pilares que sustentam a confiança do autor na perfeita justiça do santo Deus que ele adora.
Davi começa com foco no conhecimento total que Deus tem das suas criaturas. O Senhor observa cada movimento, enxerga cada pensamento e ouve cada palavra até antes dela ser falada! Davi comenta sobre a onisciência divina: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é sobremodo elevado, não o posso atingir” (verso 6).
Essa ênfase na onisciência naturalmente leva o autor a refletir sobre outra característica de Deus, sua onipresença. Não há onde se esconder do Senhor. Davi diz a Deus: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (versos 7-10). Enquanto Davi achou conforto no fato da presença de Deus, essa mesma doutrina bíblica provoca medo em qualquer um que não obedece ao Senhor. Mil anos depois de Davi, um outro autor disse: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13). Jesus Cristo disse: “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mateus 12:36-37). Diante desses ensinamentos bíblicos, quem acha conforto na onipresença de Deus? Somente aquele que tem sua consciência tranquila!
O conhecimento íntimo das suas criaturas anda de mãos dadas com outra característica que define Deus, a sua onipotência. Ele sabe tudo sobre o homem porque ele o fez: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem” (versos 13-14). Se Deus tem conhecimento detalhado de cada célula do meu corpo desde antes do meu nascimento, ele obviamente sabe de cada pensamento que passa pela minha mente.
Não dá, porém, para inverter esse conceito. Deus sabe de todos os meus pensamentos, mas os pensamentos dele são inatingíveis para mim. Davi continua: “Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria sem jamais chegar ao fim” (versos 17-18).
O propósito de Davi nesse Salmo, porém, não é apenas elaborar pontos teológicos. Os últimos versos do hino falam da justiça de Deus na sua aplicação prática. Deus não apenas vê todos os homens, ele os julga conforme seus atos. Mais ainda, o homem que respeita o Senhor compartilha as mesmas atitudes, aborrecendo os inimigos de Deus e pedindo que Deus o corrija e o guie pelo caminho eterno.
Que as palavras de Davi sejam nossas: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (versos 23 e 24).
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.