Subscribe:

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

QUE SOU EU MARDOQUEU O HAMÃ...


                                         QUE SOU EU MARDOQUEU O HAMÃ...
INTRODUÇÃO
Neste texto temos uma situação vivenciada até mesmo nas igrejas e por todo o mundo.
Quando nos deparamos com os Hamã´s e os Mardoqueu´s pela vida a fora.
Essa palavra vem nos mostrar a diferença entre os dois e nos dá a oportunidade de escolhermos qual dos dois queremos ser.
TEXTO
Então saiu Hamã naquele dia alegre e de bom ânimo; porém, vendo Mardoqueu à porta do rei, e que ele não se levantara nem se movera diante dele, então Hamã se encheu de furor contra Mardoqueu.
(Ester 5:9)
CORPO
Temos dois personagens principais nesta passagem Bíblica.
Hamã e Mardoqueu, vejamos, porém quem eram eles.
Hamã:
Hamã é uma personagem do livro bíblico de Ester.
Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia e quis exterminar o povo judeu que ficara sob tal domínio após a queda da Babilônia.
Hamã manifestou essa intenção quando um judeu chamado Mordecai (Mardoqueu) recusou-se a prestar honras ao rei Assuero e aos deuses persas.
Hamã conspirou contra Mordecai(Mardoqueu) e planejou o massacre do seu povo (judeus).
É neste contexto que Hamã consulta o deus Pur jogando dados para decidir qual seria a melhor data para a ação de extermínio.
Logo depois, Hamã vai até a presença do rei para convencê-lo do massacre, alegando que os judeus eram um grande povo que não respeitava os decretos do rei.
O rei, então, é enganado, e lança o decreto do extermínio (cujo texto só é encontrado na versão grega), marcado para o dia 13 de Adar, o duodécimo e último mês do calendário hebraico.
É a partir daqui que se cria uma grande tensão.
Mas graças à Rainha Ester o massacre foi impedido e Hamã acabou pendurado numa forca juntamente com toda a sua família.

Mardoqueu:
Filho de Jair, da tribo de Benjamim.
Diz-se que ele foi levado para o cativeiro juntamente com Jeconias e que, por isso, devia ter, pelo menos, 129 anos quando do 12º ano de Assuero(Xerxes).
Mas o livro de Ester não conduz necessariamente a esta conclusão.
É provável que se esteja a falar de Cis(Et 2:6), de quem é dito “que fora transportado de Jerusalém com os cativos”.
Morava em Susã, a metrópole da Pérsia.
Adotou a sua prima Hadassa(Ester), uma criança órfã, que ele educou como sua própria filha.
Quando ela foi levada para o harém do rei e foi feita rainha na sala da deposta rainha Vasti, ele foi promovido para o mesmo local na corte de Assuero e era um dos que se “assentava à porta do rei” (Et 2:21).
Enquanto permaneceu neste local, descobriu uma conspiração dos Eunucos para matarem o rei que, pela vigilância de Mordecai (Mardoqueu), não foi levada a cabo.
Os seus préstimos foram registrados nas crônicas reais.
Hamã, o agagita, fora elevado à posição mais elevada da corte.
Mardocai (Mardoqueu) recusou-se a inclinar-se perante ele; e Hamã, furioso com a conduta de Mardocai(Mardoqueu), resolveu matá-lo através da destruição total dos judeus que habitavam em todo o Império Persa(Et 3:8-15).
As novas sobre este plano cruel logo chegaram aos ouvidos de Mardocai(Mardoqueu), que as comunicou à rainha Ester e, através da sua sábia e corajosa intervenção, o plano não foi levado adiante.
Os judeus foram salvos da destruição, Mardocai (Mardoqueu) foi promovido e Hamã foi executado na forca que ele já tinha mandado erigir para Mardoqueu (Et 6:2 - 7:10).
CONCLUSÃO
Agora Deus lhes pergunta quem você está disposto a ser?
Um mardoqueu ou um Hamã?
Você é uma pessoa como Hamã, que fica o tempo todo querendo puxar o tapete das pessoas, querendo matar os sonhos das pessoas só porque não tem forças para realizar os seus.
Ou você é como Mardoqueu, sempre humilde, pronto a ajudar os outros, sem buscar sua própria glória, mas sim faz as coisas visando o bem estar de todos que estão ao seu redor. E ainda mais, não deixa que nenhum hamã mate seus sonhos e sua fé em Deus.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.