Subscribe:

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

SAL DA TERRA

                                                          SAL DA TERRA

O Sal da Terra (Mateus 5:13)

Jesus faz uma clara distinção entre os dois elementos que ele utiliza como figura da igreja. Ele diz que a luz é do mundo. Mas o sal é da terra. Explicar os mistérios da luz não é tão difícil. Mas por que Cristo usou o sal como figura? O sal da terra? Ele, obviamente está se referindo à sua igreja. Sua representante na terra é a igreja. Ela só faz sentido aqui e, quando for retirada daqui, a terra ficará entregue à tribulação. Se tivermos que ser sal, tem que ser aqui, agora. Depois não será possível. Nem necessário. Como Criador de todas as coisas, nosso Senhor conhece bem o sal. Ele criou o sal. Sabe exatamente do que ele é feito e para que ele serve. E ele quer que sejamos como ele.

1. O sal mantém as coisas como são. Ele conserva os alimentos. Em Malaquias 3:6 Deus diz “Eu, o Senhor, não mudo. Por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. Ser sal é se manter fiel a Deus, é conservar a vida diante do altar do Senhor. Um dos grandes problemas dos hebreus desde o deserto era a inconstância, a mania de coxear entre dois ou vários pensamentos. Como sal devemos conservar o alimento. E qual é o alimento do crente? A Palavra de Deus. Deixa-la como está, sem alterá-la, modifica-la, ainda que isso incomode a humanidade. Esse é o segredo de se permanecer firme diante de Deus. O vai e vem não agrada a Deus, a inconstância, a instabilidade, os inúmeros desvios, tudo isso acaba nos fazendo deixar de receber muitas bênçãos. Por isso devemos ser sal. E manter as coisas de Deus como é desde o princípio.

2. O sal altera (modifica) e melhora o gosto das coisas. O que é uma comida insossa? É aquela sem gosto. Experimente um feijão sem sal. Por mais bonito que ele seja. Que gosto terá? O de feijão. Mas é bom? Não, não é bom. É como o mundo. Ele é o que é, parece bom, até pode cheirar bem. Mas ao colocado na boca imediatamente denuncia que há algo errado. O resultado final é desagradável. Como sal a igreja faz da terra um lugar melhor. Eu tenho que fazer do mundo que me cerca um lugar melhor. Foi eu quem Cristo designou para fazer a diferença. Ele diz em João 15:16 “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu quem vos escolhi, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça”.

3. O sal, ao contrário do açúcar, não tem atrativo algum em si mesmo. Ele só funciona quando utilizado em função dos outros. Assim é o cristão. Jesus nunca diz que devemos ser doces. Doce atrai moscas, formigas, baratas… E o sal, o que atrai? O que é doce pode ser ingerido cru, sem problema, mas sal… Esse é o problema. Não queremos ser o sal da terra. Queremos ser o doce. Ser procurados, bem recebidos, elogiados. Precisamos entender que a nossa vida com Cristo só faz sentido se pudermos cumprir pelo menos dois mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. E isso é feito quando falamos a verdade de Deus ao próximo. Quando não nos conformamos com esse mundo. Quando não nos rendemos aos ventos de doutrina.

PROPAGANDA
4. O sal dá sede. E sabe por quê? Porque ele retém água. A água é a Palavra de Deus. Quem é sal segura a Palavra de Deus. E, ao reter a água, provoca a falta dela, o que causa mais sede. Quem é sal tem sede de Deus. E quanto mais bebe da fonte de água viva, mais quer dela. E nestes últimos dias, mais do que nunca, quando as igrejas optaram em ser açúcar em vez de sal. Resolveram parecer doces, pregando o que as pessoas querem ouvir para se sentirem bem e não o que todos nós devemos ouvir, para parecerem mais atrativas e com isso mais rentáveis, é que o verdadeiro sal da terra deve aparecer, as ovelhas do Rei Jesus. As portadores de suas palavras.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.



0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.