Subscribe:

sábado, 29 de agosto de 2020

OTIMISMO


OTIMISMO

2 CRÔNICAS 20 --

O segundo livro de Crônicas (2 Crônicas 17 a 20) narra a trajetória do quarto rei de Judá (reino do sul de Israel): Josafá, filho de Asa e que governou a partir de Jerusalém por 25 anos (873–849 a.C.).
Antes dele atuaram os reis Asa (913-873), seu pai, Abias (915-913); seu avô, e Roboão (922-915 ou 931-915), filho de Salomão. Em seu lugar, ficou seu filho, Jeorão (849–842). Seu pai e seu avó foram aprovados por Deus, mas seu bisavô e seu filho foram reprovados.
O capítulo 20 descreve uma situação difícil para Josafá. Seus adversários lhe declararam guerra. Um "exército poderoso" se aproximava perigosamente. O medo tomou conta dos corações de todos.
O PODER DO OTIMISMO
O resto da história forma um contraste com aquilo que poderíamos chamar de "otimismo", considerado como uma das chaves para o sucesso na vida. De fato, o otimismo é algo de grande valor, mas tem seus limites.
Quando eu era adolescente, li com muito proveito os livros de Norman Vincent Peale, que, entre outros, escreveu "O poder do pensamento positivo". Tenho de outra obra dele uma lembrança bem pessoal ("Mensagens para a vida diária"). Quando o li na biblioteca do Seminário onde estudava, um consulente antes de mim anotou em uma página que o livro era asqueroso e falso em seu otimismo. O estudante que fez estas anotações (o nome dele ficou registrado...) até hoje é rabugento, enfurnado e mal-humorado. Achei o comentário exagerado.
Sempre gostei de Norman Vincent Peale (1898-1993), um pastor reformado na cidade de New York, que insistiu a vida toda no valor de ter uma atitude positiva na vida, mas sempre contando com o apoio divino. Em outro livro, ele diz:
"Para auxiliá-lo a visualizar-se" como uma pessoa forte, "sugiro que use, diariamente, a seguinte afirmação: 'Deus me fez forte. Vejo-me como realmente sou: forte. Com a ajuda de Deus não sou fraco, e sim forte. Graças dou a Deus pela minha força'. Continue dizendo isso, acreditando nisso. Continue praticando o que diz também, e no tempo preciso sua mente consciente aceitará essa afirmação como um fato. Desde que a força se torne estabelecida com firmeza em seu subconsciente, ela se tornará característica determinante de sua personalidade, pois você é o que o que sua mente subconsciente de fato acredita que seja".

"Fomos criados para sonhar com o vir a ser. Estamos em transformação constante e não devemos nos contentar com a realidade do jeito que está. Estamos sempre vislumbrando novas possibilidades, novos e empreendimentos. (...) Não tenho conhecimento de nenhum empreendedor que seja realista ou pessimista. Os grandes realizadores forçam a realidade até transforma-la em algo melhor. Sonham com o ótimo, por isso são otimistas. Desafios existem para pessimistas, realistas e otimistas. (...) Busque forças lá de dentro de seu ser e mude de foco de seu questionamento. Diga para si mesmo: “Eu estou frente a um desafio e vou enfrentá-lo. Qual é a melhor forma de encarar esse desafio com firmeza e, além disso, transforma-lo em uma oportunidade para meu desenvolvimento pessoal?”.
A Bíblia Sagrada está cheia de palavras de ânimo. A maioria dos salmos -- e daí a nossa predileção por eles -- nos encoraja, como estes:
. "O Senhor é o meu pastor. Nada me faltará" (Salmo 23.1).
. "Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor" (Salmo 40.1)
. "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" (Salmo 37.5).
. "O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida" (Salmo 121.2 e 7).
Fora dos salmos, somos estimulados em outros livros da Bíblia a uma vida firme:
. "Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão" (Isaías 40.29-31).
O Novo Testamento é pródigo na arte de encorajar:
. "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6.34).
. "E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8.28).
. "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4.13).
No entanto, sejamos otimistas ou pessimistas, crentes ou não, as doenças nos derrubam, as dívidas nos desestruturam, as dificuldades nos desequilibram, as decepções nos debilitam, quando são mais fortes (e às vezes são) que nós e nossas redes de proteção e autoproteção.
Mas como enfrentamos as doenças, lidamos com as dívidas, superamos as dificuldades e vencemos as decepções? Os vencedores são os otimistas. Têm razão os promotores do poder do otimismo, mas a razão é parcial. Se dermos poder absoluto ao otimismo, ignoraremos a condição humana.
Se atentarmos para a Bíblia, veremos que ali há um otimismo diferente, que vem não do interior do coração humano, mas de Deus mesmo, como instrumento para a vitória humana.
O JEITO DE DEUS
A história de Josafá ilustra claramente este modo divino de agir conosco. Naqueles momentos, o medo dominava todos os corações.
Reouçamos a história.
"[3] Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.
[4] Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor.
[5-6] Josafá levantou-se (...) no templo do Senhor (...) e orou:
[12] (...) "Não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”. [14] Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel (...) no meio da assembléia. [15] Ele disse: “Escutem (...) ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. (...) [17] Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições, permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, o Judá, o Jerusalém. Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ ”.
[18] Josafá prostrou-se com o rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor. (...)
[20] De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor, e terão a vitória”.
[21] Depois de consultar o povo, Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao Senhor e o louvarem pelo esplendor de sua santidade, indo à frente do exército, cantando: “Dêem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre”.
[22] Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir, que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados". (2 Crônicas 3-22)
O otimismo que vem de Deus leva aquele que crê a, mesmo alarmado diante do perigo, a buscar a ajuda de Deus. No caso de Josafá, seu poder vem do Alto, não de dentro de si mesmo. A oração ao Senhor Altíssimo é o seu recurso, não a reunião de forças internas (versos 3-5), tarefa necessária e vigorosa, mas insuficiente porque dependente de si mesmo. O otimismo de Josafá, que deve ser o nosso, é o otimismo de quem se prostra, não de quem bate no peito. Nosso otimismo deve ser o de quem ouve as palavras de Jesus: "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus" (Mateus 5.3).
O otimismo que vem de Deus reconhece o tamanho da adversidade. Ele não é um ingênuo, como se tudo sempre estivesse bem. Há problemas reais e ele não vê outra solução que não seja a intervenção de Deus (verso 12). Josafá reconhece que não tem forças para derrotar o inimigo. O rei não sabe o que fazer, senão esperar em Deus. Este deve ser o nosso tipo de otimismo, um otimismo que escuta o apóstolo Paulo assoviando, confiante: "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus" (Filipenses 4.19) Deus "nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos" (2 Coríntios 1.10).
O otimismo que vem de Deus se baseia na revelação de Deus. Quem não gostaria de ouvir: "Não tenha medo nem fique desanimado. A batalha não é sua, mas de Deus. Você não precisará lutar nessa batalha. Permaneçam firme e vejam o livramento que o Senhor lhe dará. Não tenha medo nem desanime"? (verso 24, modificado). No entanto, quem diz a Josafá tais palavras? Foi o próprio Deus, a quem Josafá consultou. O rei não disse: sou forte, vou nesta. Ele disse: Senhor, sou fraco, me ajude. O otimismo que vem de Deus é realista, porque examina a realidade. O otimismo autogerado pode ser ilusório. Você tem uma batalha para enfrentar? Consulte ao Senhor. O apóstolo Paulo queria muito ir a Roma? O que fez: muniu-se do pensamento positivo (tudo vai dar certo!) e foi? Não: consultou ao Senhor, que lhe disse "não" (Romanos 1.13, 15.22). Se Deus nos mandar ir, Ele vai na frente. Este é o otimismo que vem de Deus.
O otimismo que vem de Deus parte para a ação, infundindo em quem crê a confiança no poder de Deus. A batalha de Josafá era a batalha de Deus, mas Josafá teve que ir para o campo lutar e de madrugada. Então o rei, repetindo o recado do profeta de Deus, passa sua mensagem de ânimo, nessa hora: "Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor [isto é, tenham fé no Deus que fala por meio do profeta] e terão a vitória” (verso 20). O otimismo que vem de Deus é um convite à ação, ação que se desenvolve de modo confiante. O otimismo que vem Deus depende do poder de Deus, não no poder de si mesmo ou no poder dos outros. Tristemente, mais tarde, Josafá fez aliança com Acabe, em lugar de fazer aliança com Deus, e perdeu (versos 35-37). O otimista segundo o coração de Deus confia que Deus é "Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça"(2 Coríntios 9.10).
O otimismo que vem de Deus se expressa em adoração, pelo que Deus ainda fará. Antes que Deus entrasse em ação e desbaratasse o até então "exército poderoso" do inimigo, o povo começou a cantar e a entoar louvores (verso 22). Parece que Paulo e Silas beberam nesta fonte, quando estavam presos. Em lugar de se lamuriarem pela injustiça que sofriam, cantaram louvores; pouco depois, as portas da prisão foram abertas (Atos 16.25). O otimista de inspiração divina não perde tempo reclamando, porque reclamar, além de ser perda de tempo e energia, é dês-confiar de Deus.
O DEUS QUE SUPRE, OUVE, GUARDA, RENOVA, CUIDA, CONVERGE, FORTALECE
Eis o que aprendemos com Josafá, mas voltemos aos textos que nos estimulam ao otimismo.
. "O Senhor é o meu pastor. Nada me faltará" (Salmo 23.1). Quem supre? Deus.
. "Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor" (Salmo 40.1). Quem ouve? Deus.
. "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" (Salmo 37.5). Quem age? Deus.
. "O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida" (Salmo 121.2 e 7). Quem guarda? Deus.
. "Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão" (Isaías 40.29-31). Quem nos renova? Deus.
. "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6.34). Quem cuida? Deus.
. "E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8.28). Quem faz as coisas convergirem para o nosso bem? Deus.
. "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4.13). Quem fortalece? Deus.
Que o nosso otimismo venha de Deus, não de nós mesmos.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.