Subscribe:

domingo, 30 de dezembro de 2018

OBEDIÊNCIA A DEUS


                                                        OBEDIÊNCIA A DEUS
Do Gênesis ao Apocalipse, a Bíblia tem muito a dizer sobre a obediência. Na história dos Dez Mandamentos, vemos quão importante  o conceito de obediência é para Deus. Deuteronômio 11:26-28 resume-se assim: "Obedeça você será abençoado, desobedeça e você será amaldiçoado."

No Novo Testamento, aprendemos com o exemplo de Jesus Cristo,  que os crentes são chamados a uma vida de obediência.

Qual é a definição bíblica de obediência ?

O conceito geral de obediência , tanto no Antigo como no Novo Testamento se refere a ouvir e obedecer a uma autoridade superior . Um dos termos gregos para obediência transmite a idéia de posicionar-se em alguém , submetendo à sua autoridade e comando . Outra palavra grega para obedecer no Novo Testamento, significa " confiança ".


Ouvir e obedecer, envolve a audição física que inspira o ouvinte , e uma crença ou confiança que , por sua vez motiva o ouvinte a agir de acordo com os desejos do alto-falante. "

Assim , a obediência bíblica significa , simplesmente ,  ouvir , confiar, submeter e entregar a Deus, obedecer a Sua Palavra.

Jesus nos chama à obediência

Em Jesus Cristo encontramos o modelo perfeito de obediência. Como seus discípulos , seguimos o exemplo de Cristo , bem como seus comandos. Nossa motivação para a obediência é o amor :

João 14:15 
Se você me ama, você vai guardar os meus mandamentos. (ESV)

A obediência é um ato de adoração

Embora a Bíblia coloca forte ênfase na obediência, é importante lembrar que os crentes não se justificam  pela sua obediênciaA salvação é um dom gratuito de Deus, e não podemos fazer nada para merecer isso.
 A nossa obediência reflete em Deus a nossa adoração a Ele, ao que Ele é e ao que Ele faz.

Deus recompensa a obediência
Repetidas vezes lemos na Bíblia que Deus abençoa e recompensa a obediência:

Gênesis 22:18 
"E através de seus descendentes todas as nações da terra serão abençoados, tudo porque você me obedeceu". (NLT) 

Êxodo 19:5 
Agora, se você vai me obedecer e guardar a minha aliança, você vai ser o meu próprio tesouro especial dentre todos os povos da terra, porque toda a terra pertence a mim. (NLT) 

Lucas 11:28 
Jesus respondeu: "Mas, ainda mais bem-aventurados são todos os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática." (NLT) 

Tiago 1:22-25
E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural;porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era.Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.
 

A obediência a Deus comprova o nosso amor

1 João 5:2-3
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e obedecer aos seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados ​​. ( ESV )

2 João 6
E este é o amor, que andamos de acordo com os seus mandamentos , este é o mandamento, como ouvistes desde o princípio, de modo que você deve andar nele. ( ESV )

A obediência a Deus Demonstra Nossa Fé

1 João 2:3-6
E podemos ter certeza de que o conhecemos , se obedecemos aos seus mandamentos. Se alguém afirma : " Eu sei quem é Deus , " mas não obedece aos mandamentos de Deus , essa pessoa é um mentiroso e não  vive na verdade. Mas aqueles que obedecem a palavra de Deus verdadeiramente mostram como  o amam . É assim que sabemos que estamos vivendo nele . Aqueles que dizem que vivem em Deus devem viver suas vidas como Jesus fez. ( NLT )

Obedecer é melhor do que sacrificar

1 Samuel 15:22-23
Mas Samuel respondeu: " O que é mais agradável ao Senhor ? Vossos holocaustos e sacrifícios ou obediência à sua voz.  Ouça A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que oferecer a gordura de carneiros; rebelião é tão pecaminoso como bruxaria ! . , e a obstinação tão ruim quanto adorando a ídolos. Então porque você rejeitou a ordem do Senhor , ele o rejeitou como rei . " ( NLT )

Desobediência leva ao pecado e a morte

A desobediência de Adão trouxe o pecado e a morte no mundo . Mas a obediência perfeita de Cristo restaura a nossa comunhão com Deus, pois todo aquele que crê nele jamais será confundido ou envergonhado .

Romanos 5:19
Porque, assim como por  desobediência de um só homem (Adão) , muitos se tornaram pecadores, assim pela  obediência de um só homem(Cristo), muitos se tornarão justos . ( ESV )

1 Coríntios 15:22
Pois como em Adão todos morrem , assim também em Cristo todos serão vivificados. ( ESV )

Através da obediência Nós Experimentamos as Bênçãos do Santo Viver


A promessa de bênção.

Em Deuteronômio 11:8-15 , Deus prometeu abençoar Israel. Ele prometeu que, se Israel obedecesse iria prosperar.

       1 . Em Deuteronômio 11:01 - Deus deu o mandamento. Amar a Deus - Manter os Seus mandamentos.

        2 . No versículo 8 - Mantenha os mandamentos de Deus e você será forte .
        3 . O versículo 9 -  Mantenha os mandamentos de Deus e os seus dias serão prolongados. Viva como Deus diz , e você vai viver mais tempo. O caminho de Deus é viver uma vida limpa e pura. Usar drogas , beber, fumar , comer mais , viver a vida de forma despreocupada e  selvagem, buscar prazeres , evitar o trabalho duro .... você vai viver uma vida miserável e vai morrer cedo!

        4 . Verso 13 - diligentemente obedecer a Deus ! Isso significa  com grande atenção e energia. Qual é então a promessa de Deus ?

            Vou dar-lhe chuva.
            Vou enviar- grama em seus campos.
            Deus diz que o nosso bem-estar material está ligada à nossa obediência a ele.

Muitas pessoas que se dizem cristãos, conduzem seus negócios e assuntos financeiros  sem prestar atenção no que Deus disse . Eles vão sofrer as consequências. A maioria dos cristãos professos não dizimam .... mas eles pensam que Deus os abençoará no final . Isso simplesmente não é assim! Deus diz claramente: " Mas digo isto : Aquele que semeia pouco , pouco também ceifará ; . E o que semeia com fartura com abundância também ceifará " (2 Coríntios 9:06 ).

          5 . Versículo 22 ... Se você continuar com cuidado esses mandamentos , amar o Senhor , andar da  Sua maneira,  Deus diz: " Eu vou dirigir os seus inimigos antes de você. Vou torná-lo mais poderoso do que aqueles que se opõem a você” . Mas note a proteção de Deus é condicional a nossa nossa obediência .
Se você não fizer o que Deus diz , então não fique chateado pelos problemas que irão aparecer no seu caminho . Deus nos ama muito para nos permitir continuar em desobediência . Ele não vai nos abençoar quando não estamos obedecendo a Ele, porque isso significaria que Ele estava abençoando o pecado. Sua vontade e desejo é que vivemos a melhor vida possível e Ele está tentando ajudar-nos a vencer o pecado e seu resultado negativo em nossas vidas.

Conclusão :
    1 . A obediência traz bênçãos . A obediência é baseada em crer em Deus . Não só acreditando que Ele está ali , mas confiando plenamente Nele para permitir que Ele dirija a sua vida. Fazer direito significa que as coisas vão funcionar . Você se coloca sob os cuidados de Deus.

               Deus disse a Israel " A bênção , se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno : E a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje vos ordeno , para seguirdes outros deuses que não conhecestes. " (Deuteronômio 11:27-28 )

    2 . A desobediência a Deus vai lhe separar da comunhão divina e trazer-lhe problemas, tanto nesta vida quanto na vindoura. Para aqueles que morrem sem obedecer a Deus em receber o Seu Filho o Senhor Jesus como seu Salvador ...  traz a morte eterna .
               Será que você entende que um pai quer o melhor para o seu filho ? Deus quer o melhor para você. Mas cabe a você a aceitar o plano de Deus para sua vida.

               O que você vai fazer hoje?  Vai obedecer a Deus e receber a bênção da Salvação ou não?  Receber as bênçãos de Deus .... ou viver por sua própria inteligência.

               Será que vai ser bênção ? ou Maldição ? Cabe a você ... ?
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.