Subscribe:

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

O CRISTÃO E OS TRANSTORNOS MENTAIS


                                        O CRISTÃO E OS TRANSTORNOS MENTAIS

A bíblia fala pouco sobre o transtorno mentais, mas a psicopatologia era reconhecida bastante comum, naquela época. não havia drogas psicoterapêutica nem método moderno de tratamento, Certa vez, Davi fingiu que estava louco. Embora fosse uma simulação, ele dá uma ideia de alguns dos sintomas psicopatológicos conhecido na época do Velho Testamento. Davi "se contrafez diante deles, si fingia doido, e deixava correr a saliva pela barba. 
Muitos anos depois nabucodonosor, rei de babilônia teve um sonho que foi interpretado por Daniel. 

A ti se diz ó rei Nabucodonosor, já passou de ti o reino. Sera expulso de entres os homens é a tua morada será com os animais do campos; e faz comer ervas com os bois, e passar ao sete tempo por sima de ti, até que aprenda que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá á quem quer. 
No mesmo instante se cumpriu  a palavra de Nabucodonosor, e foi expulso de entre os homens, passou a comer ervas com os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que cresceram os cabelos como as penas da águia, e as suas unhas como das aves. 
No novo Testamento, Festo interrompe a exposição de Paulo faz do Evangelho e grita; "Estás louco, Paulo, as muitas terras te fazem delirar". Em outras passagem, lemos que Jesus curou "endemoniado, lunático e paralíticos. 
A palavra aqui traduzida como "lunático" aparece de formas diferentes em outras versões da bíblia.      
A Nova versão internacional em inglês usa uma expressão que pode ser traduzida "como tendo convulsões" . Já á NVI em português, diz que Jesus curava os que estava padecendo vários males e tormentos; endemoniados, epiléticos, e paralíticos" 
( Tudo isso eram uma trofia de satanás na vida daqueles que não acreditavam em Deus Jesus veio desfazer todo este males) 
  
a PSIQUIATRIA moderna considera epilepsia como um transtorno fisiológico do cérebro que pode produzir convulsões, mas deve confundir com insanidade. Na terminologia moderna,

"insanidade é um termo legal usado para descrever pessoas que não são consideras legalmente responsáveis pelos seus atos criminosos, por causa de problemas mentais.
pelo que supõe, esta pessoa não conseguem compreender o significado de suas ações". 

A maioria dos conselheiros cristãos 
que acredita em pessoa demonicas concorda que a doença física, epilepsia, é transtornos mentais e possessão demonica não termos que se refere diferentes embora muitos dos sintomas possa ser semelhantes .
A Bíblia não se propõe a  ser um manual de diagnostico, mas ela dá vários exemplo de suicídios (entre as mortes de Saul que se jogou sobres a própria  espada, e de judas que se enforcou) e faz referencia á muitas das emoções que estão por traz dos transtornos
psiquiátricos, tais como ansiedade, raiva, discórdia, ciume, e inveja, luxuria, desavença, ambição egoísta, impaciência, falta de auto controle, idolatria, orgia, infidelidade conjugal, glutonaria, Alcoolismo, rivalidade, mentira, violências, e varias outras coisas. 
Isto significa que o transtorno mentais sempre envolve pecado intencional na vida das pessoas afligida. poucos são como Davi, que simulou alguns sintomas de anormalidade para se beneficiar. ha um numero maior de pessoa que são como nabucodonosor cuja psicopatologia  foi causada por sua recusa deliberada em obedecer á Deus. Outros são como Jô, que era um homem integro, temente á Deus, cujos problemas físico emocionais ocorreram por razões que nada tinham a ver  com algum pecado pessoal. Em ultima análise, todos transtornos físicos e mentais surgiram porque o pecado entrou no mundo, ha muito séculos. A Bíblia ensina que todos somos pecadores, isto não quer dizer que toda psicopatologia seja necessariamente, o resultado direto de algum pecado que a pessoa tenha cometido .                    
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.