Subscribe:

quarta-feira, 7 de junho de 2017

SACRIFÍCIO E A GRAÇA, MARTA E MARIA...


                                  SACRIFÍCIO E A GRAÇA, MARTA E MARIA...
O encontro de Jesus com Marta e Maria acontece na cidade de Betânia. Betânia estava localizada cerca de três quilômetros do Monte das Oliveiras em Jerusalém.
Era uma aldeia em que o Mestre diversas vezes se hospedara. Logo a família de Lázaro, Marta e Maria ocupariam um lugar cativo no coração de Jesus.
Jesus volta a sua jornada, após ter contado a Parábola do Bom Samaritano, e se dirige para Betânia, onde é recebido por Marta e Maria. Ao lidar com o Mestre, o comportamento das duas irmãs encerra visões diferentes sobre o servir a Deus de forma sincera.
Como deveria ser a adoração ao Senhor? Será que buscar a Deus com toda sinceridade de coração envolve algum tipo de sacrifício? Neste estudo vamos abordar o entendimento de cada uma dessas personagens, e ver qual foi à orientação de Jesus, o que o Mestre deixou de ensinamento para nós.
"E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;" Lucas 10:38"E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra." Lucas 10:39
Os rabinos ensinavam, e o talmude afirmava que a mulher que servisse a um profeta, ajudando-o, realizava uma obra que equivalia a oferecer um sacrifício no templo dos judeus:
"Qualquer que receber em sua casa um discípulo dos sábios, alimentando-o, dando-lhe de beber e oferecendo-lhe seus bens, realizara uma obra tão boa como se estivesse ofertando um sacrifício diário" Talmude Judaico.
Marta o sacrifício Maria a graça Marta Estava Fadigada com Muito Trabalho. Maria Ouve a Graça de Deus.
Sacrificar no templo era um dos pontos mais altos e magníficos da religião judaica. Algo que até hoje os judeus aspiram por voltar a praticar.
E a mulher, devido a discriminação religiosa, pouco participava do culto judaico e dos sacrifícios no templo.
E o trabalho de Marta era motivado pela presença de um hóspede especial. Querer fazer uma refeição diferente, a melhor refeição, a melhor arrumação, representava o sacrifício que Marta sempre sonhou em oferecer a Deus.
Mas para uma só pessoa, tudo aquilo se tornava pesado, estava além das forças de Marta. E ela começa a se fadigar.
"Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude." Lucas 10:40
"E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." Lucas 10:42
Maria conseguiu compreender que o amor de Deus estava ali, diante dela, em pessoa. E suas doces palavras transmitiam todo esse amor, que doava a própria vida por seus amigos.
O próprio Criador havia entrado por aquelas portas e estava sentado, ensinando como que em uma conversa entre amigos. Era Ele, o Senhor Majestoso, o Rei do Universo, e Maria não se conteve, não poderia perder tão rara e preciosa oportunidade.
Quantos profetas e patriarcas não desejariam ter tido esta mesma chance de Marta e Maria!
Até Abraão, Moisés, Isaque, Jacó desejaram muito ter tido tal chance de estarem com o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.
"Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se." João 8:56
Cidade de Betânia onde moravam marta e Maria de  Betânia, Local da Casa de Marta e Maria. Jesus Andou Nesta Região.
Certamente Maria ao se aproximar do Mestre, ouvindo suas palavras de vida, ficou tão compenetrada com seus divinos ensinamentos e largou tudo, sentou-se e não pôde mais deixá-lo, pois suas palavras eram espírito e vida.
Isso já havia acontecido com muitos outros que de Jesus se aproximaram com sinceridade de coração.
Maria parou para ouvir Jesus porque o amor supera em muito o sacrifício; O conhecimento de Deus é maior que os holocaustos. Foi por amor que Deus havia enviado o seu único filho Jesus, para resgatar a humanidade.
"Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos." Oséias 6:6
Marta, porém, ainda pensava com as categorias de sua religiosidade, de que podia de alguma maneira ajudar a Jesus. Porém em seu excesso de trabalho enfadaste, se distanciava desperdiçando daquela sublime visita.
Marta não se achava merecedora da presença de Jesus na sua casa; e buscava trabalhar, queria merecer, por meio de um sacrifício. E estava assim cheia de enfado, cansada, porque o sacrifício, a religião cansa mesmo, enfada, é cheia de pormenores e de detalhes.
E Jesus a convida carinhosamente, ainda que com uma santa energia, a deixar as formalidades da religião e passar à comunhão simples e sincera de uma filha para com seu papai celeste.
"E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;" Lucas 10:41
Igualmente, no trato com o próximo, é preciso ver além das circunstâncias. É necessário compreender a causa da infelicidade alheia, e ter uma santa percepção daquilo que pode estar atrapalhando a perfeita comunhão com nosso Pai.
É necessário aproveitar a presença ilustre do Espírito Santo em nossas vidas, e livrar-se logo do adiar desse encontro sublime, quando ficamos numa espera sem fim, por fazer algo que nos torne melhores.
O tempo de oferecer holocaustos já passou, mas muitos ainda têm a mente permeada por oferecer sacrifícios. Querem de alguma forma sacrificar, acha que tem que sacrificar algo, para se tornarem merecedores da atenção divina.
Mas não é por obra meritória, é por fé e graça. É imerecido mesmo. É de graça e pela graça, pois Ele nos chamou sendo nós ainda pecadores.
Ainda que você não se ache merecedor dessa graça e desse perdão, uma coisa sei, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado!
O sacrifício eterno foi oferecido de uma vez por todas, para todo sempre. Aceite a graça do Pai, lave-se nesse sangue, e pacifique o seu ser, em Jesus.
"ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isaías 1:18"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." 1 João 1:7.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.