Subscribe:

segunda-feira, 26 de junho de 2017

DESISTIR, JAMAIS...

                                                      DESISTIR, JAMAIS...
Genesis 15: 1-6 “ Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então, disse Abrão: Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliezer. Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a Palavra do Senhor a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro. Então o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas se as podes contar, E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.” ( Abraão creu na promessa do Senhor de que ele seria pai, mesmo as evidências mostrando o contrário)
Genesis 16:1,2 “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe gerava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de gerar (difícil momento) ; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.”
(Abrão  ouviu Sarai, concordou, não teve paciência de esperar e tentou ajudar Deus, Deus ficou sem falar com Abrão por 13 anos ).
Esperamos, esperamos e nada acontece… não é assim muitas vezes?
Gênesis 16: 4,5 “E ele entrou a Agar, e ela concebeu; e, vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então , disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti. Minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela, agora, que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos. O SENHOR julgue entre mim e ti.” ( tomar decisões fora da vontade de Deus, quer agir impacientemente, não saber esperar, sempre traz maiores problemas)
Fazemos más escolhas quando nós:
· Nos tornamos desanimados na espera.
II Samuel17:2 “E irei sobre ele, pois está cansado e fraco…”Absalão queria o reino de seu pai, Davi, e seguindo conselhos para atacar na hora em que Davi estava fraco.
Quando estamos desanimados, cansados, emocionalmente abalados fatalmente faremos más decisões
Gálatas 6:9 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”
· Damos ouvido a conselhos errados.
Provérbios 15:7 “Os lábios dos sábios derramarão o conhecimento, mas o coração dos tolos não fará assim.”
Quando esperamos, esperamos e nada acontece, ficamos desanimados, fracos, acabamos vulneráveis e acabamos aceitando conselhos que nos tirem rápido da situação que estamos vivenso. Ex. Sarai sugeriu a escrava para resolver seu problema de esterilidade, Abrão concordou. A voz de Sara não confirmava a Palavra de Deus. Se sentir confortável, não significa boa decisão.
· Agimos de acordo com a razão humana.
Ex. A história de José – Genesis 37 a 46 (Vale a pena ler toda história, é linda!)
-José teve um sonho, compartilhou com seus irmãos.
– O que aconteceu em seguida? Foi vendido como escravo pelos próprios irmãos foi acusado injustamente, foi parar na prisão. Anos se passaram…
– Deus tinha planos para José? Sim, mas como?  Ele estava na prisão, não tinha lógica, mas Deus fez! José da prisão se tornou Primeiro Ministro do Egito!
A história de Moisés – Êxodo 1-2
No Egito os israelitas foram abençoados por Deus de uma forma  extraordinária:  ficaram tão numerosos e tão ricos que assustaram a Faraó. Faraó decidiu matar todos os meninos israelitas que nascessem (Ex 1: 15,16,22) ‘. Moisés era um desses meninos que deveriam morrer.
Moisés foi escondido por seus pais durante 3 meses. Quando a vida do bebe passou a correr perigo eles o colocaram numa cesta e o colocaram no Rio (Êxodo 2: 1-10).
Foi encontrado pela filha de Faraó que o adotou como filho e pagou a mãe de Moisés para cuidar dele.
Incrível como Deus está no controle!
Cresceu, estudou dentro  do reino egípcio.
Quando adulto foi visitar seus “ irmãos” hebreus e viu um deles ser frido com crueldade por um egípcio. Irado, Moisés matou o egípcio e escondeu seu corpo na areia. Faraó soube do crime e mandou matar Moisés (Êxodo 2).
Ele fugiu para a terra de Midiã (Êxodo 2:15).
Passaram anos, o faraó que perseguia Moisés morreu, e os israelitas continuavam sob o jugo egípcio.
Até que Deus fala com Moisés através de uma sarça ardente em chamas.
Deus usa Moisés para libertar o povo de Israel do Egito , não como Moises pensara em fazer no princípio, mas como Deus queria. Teve que permitir que Moises ficasse 40 anos no deserto para Moises estar pronto para ser usado.
A história de Davi.
-Venceu Golias, Deus o ungiu para ser rei de Israel.
O que aconteceu?
– Passou anos e anos fugindo de Saul, viveu em cavernas, perseguido.
– Até finalmente ser Rei de Israel.
A História de Jesus.
– Por 30 anos Jesus esteve em casa trabalhando como carpinteiro. Era o filho de Deus e se preparou por 30 anos para começar seu ministério.
– 30 anos de preparação para 3 anos de Ministério.
E nós? Queremos tudo muito rápido, não queremos pagar o preço, soluções rápidas que nos tirem duma situação difícil, que nos magoa e faz sofrer.
Às vezes precisa mais preparação para o propósito que Deus tem para nossa vida.
Isaías 55: 8,9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que  os vossos caminhos, e os meus pensamentos,  mais altos do que os vossos pensamentos.”
Nada é impossível para Deus!
· Tentamos fazer com a nossa força o que Deus prometeu.
Gálatas 3:3 “Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?”
(Deus não precisa de ajuda. Ele é Deus! Precisa unicamente que nos submetamos a Sua vontade.)
Como fazemos com a demora do que esperamos e os nossos  erros?
· Veja acima dos fracassos. Mesmo com o silêncio de Deus por 13 anos, devido a sua impaciência, Abrão não deixou de crer . Cometeu um erro, queria ajudar Deus aceitando a escrava para ser a mãe de seu filho quando Deus tinha prometido um filho de sua esposa. Foi um teste, mesmo tendo fracassado, persistiu, prosseguindo apesar do fracasso inicial que teve tantas consequências graves.
· Não permita que erros o definam. Um fracasso, não significa que é um fracassado.
· Aprenda a valorizar as lições de vida que aprendeu com os erros.
· Tome a decisão: Eu vou continuar! Não vou desistir.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.