Subscribe:

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

TRIÂNGULO AMOROSO ENTRE ELCANA, PENINA E ANA...


                       TRIÂNGULO AMOROSO ENTRE ELCANA, PENINA E ANA...
Talvez você tenha ouvido uma, duas e talvez até inúmeras pregações sobre como Ana conquistou sua benção e como Samuel nasceu, deve ter ouvido que Ana acertou e Penina errou, mas na verdade as duas tiveram acertos e erros.
Vejamos o texto bíblico:
"Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.
E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.
Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.
E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.
Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre.
E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha." (1º Samuel 1:1 ao 11)
Elcana casou-se com Ana, e o costume da cultura e época dizia que se a esposa não gera-se filho(a), o marido podia ter uma segunda esposa para que esta lhe desse continuidade a família. Claro se este homem tivesse condições de sustentar as duas esposas, então Elcana casou-se com Penina.
Mas Deus tinha feito uma promessa ao seu povo dizendo que entre outras coisas, não haveria mulher estéril, todas seriam férteis.
"E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.
Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei."
(Êxodo 23:25 e 26)
Mas então por que Ana estava estéril? Eu entendo que a resposta estava nas próprias atitudes de Ana, pois Deus poderia lhe abrir a madre, porém vejo que Ana não servia ao Senhor como deveria, pois o texto bíblico que lemos acima, nos mostra isso, já que ela, Elcana, Penina e os filhos de Penina iam 1 vez o ano a Siló adorar ao Senhor, onde Elcana oferecia um sacrifício, este era chamado de oferta pacífica, que expressava a gratidão e desejo de comunhão com Deus, era uma oferta voluntária. O ofertante levava a sua oferta, no caso um animal, tinha que ser um boi, ou bezerro ou cabra, que depois de oferecido ao Senhor e sacrificado, era preparado para que o ofertante levasse-o de volta a sua família que se juntos comessem do sacrifício, assim a adoração estaria completa, pois sem comer, o sacrifício/adoração da pessoas que não comesse não era aceito. Podemos ver isso em Levítico 3 e Levítico 7: 11 ao 18.
Assim Ana ficava sem comer por estar triste, já que na época a mulher era valorizada perante a sociedade quando gerava filhos, ela então não comia, e com este ato ela estava dizendo que não queria adorar ao Senhor naquela oferta que representava o desejo de comunhão com Ele, sendo que não dar pra servir a Deus sem ter comunhão com Ele.
Ana era mais amada por Elcana do que Penina, por isso Elcana dava uma porção maior a ela, mas mesmo assim ela não queria. Vemos no texto que Ana olhava muito para seu desejo de ser mãe, e focava muito nisso, sendo esse o principal desejo de seu coração, não havia espaço nem para adorar a Deus. O foco dela em ter filho já estava demasiadamente grande, a pronto de não só atrapalhar sua vida com Deus, mas já estava deixando seu marido incomodado com situação psicológica e de postura de Ana, isso já devia está até trazendo malefícios ao seu casamento.
No Antigo Testamento vamos que o que você fazia para Deus voltava como bênçãos a ti, não como barganha, mas como dedicação. Entendo que Penina acertava exatamente nesse ponto e por isso ela foi abençoada em gerar filhos.
O erro de Penina era provocar Ana, não devemos nos achar melhor porque temos bênçãos ou dons espirituais.
Mas Ana ela se abateu pelas provocações de Penina, e Elcana vem a Ana e lhe pergunta se ele não lhe era melhor do que 10 filhos. Juntando essa fala com o texto de 1º Samuel 2: 5 onde Ana canta exaltando a Deus depois de ter tido filhos, ela diz que a estéril, no caso ela mesmo, teve 7 filhos e que a tinha muitos, perdeu o vigorno caso sendo esta a Penina. Juntando isso nos parece uma indicativa de que Penina tinha mais do que 7 filhos, provavelmente 10. Penina levou no mínimo 10 anos para ter 10 filhos, e o texto nos diz que de ano e ano, toda a família ia adorar a Deus, então a pelo menos 10 anos Ana toda vez que lá ia, não comia, ou seja, não adorava, só chorava e se lamentava por está estéril.
Provavelmente então Ana olha pro lado e vê que Penina tinha seus filhos e repara que ela sempre participava da adoração a Deus e vai fazer o mesmo que a rival fazia que era focar na adoração ao Senhor.
Então sem ninguém falar nada com ela, sem ninguém a instigá-la, ela foi até o templo em um horário que ele já estava vazio e foi fazer algo diferente que sempre fazia, antes ela só chorava, agora ela foi acrescentar ao seu choro as suas orações. Lá ela orou a Deus, clamou, chorou e ali fez um voto (oração e votos, também são modos de adorar) com Deus e prometeu que se Deus lhe desse um filho homem, ela daria ele a Deus para que o menino trabalhasse na obra de Deus e o consagraria ao voto de nazireu, e ele nunca cortaria o cabelo. Assim Deus aceitou a adoração dela em forma de voto e lhe concedeu Samuel.
O que gerou o milagre de Ana foi sua mudança, antes só chorava. Só chorar não vai mudar nossa situação, temos que orar e adorar a Deus.
Quando ela fez isso, o sacerdote Eli ao vê-la orando, achou que ela estava bêbada, mas ao escutar sua história, profetizou que Deus realizaria o desejo dela, então ela foi para onde estava hospedada e comeu do sacrifício, ou seja, adorou do modo que deviria ter feito antes, repare que houve uma transformação.
Depois disso foram para casa, ela e seu marido coabitaram, ou seja, fizeram a parte deles, então Deus concebeu um filho, o menino Samuel, cumprindo a promessa lá de Êxodo 23: 25 e 26.
Depois ela cumpriu o voto a Deus e lhe deu Samuel a servir ao Senhor no templo.
A conclusão é que muitas das vezes somos como Ana e não temos como principal foco a adoração a Deus e por isso deixamos de dar frutos. Não devemos olhar somente para o que queremos que Deus faça por nós, mas sim olhar para quem Ele é e adorarmos por isso e por tudo que tem feito por nós, a começar pelo sacrifício salvífico de Cristo.
Ana antes queria o filho só para seu desejo, mas quando ela quis que o desejo dela gera-se glória ao nome de Deus, ai ela recebeu a bênção. Nossas perdições não podem ser só para nosso deleite, tem que dar glória ao Senhor.
Ana depois vendo o sucesso de sua rival, decidiu fazer como ela, e adorou de coração aberto a Deus, sendo este seu principal foco, por isso ela teve o seu milagre.
Temos que ter a consciência que Deus não é obrigado a nos abençoar, mas Ele gosta muito de dar bênçãos a quem é fiel a Ele, este é o segredo, não o procurar por interesse, e sim, termos o foco em ser adorador fiel a Deus e consequentemente as bênçãos virão. 
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.