ESTUDO BÍBLICO A GUERRA DE SATANÁS
CONTRA DEUS...
"E disse-lhes: Eu via Satanás, como
raio, cair do céu." [Lucas 10:18].
É interessante observar as várias
opiniões dos comentaristas bíblicos acerca da atual localização de Satanás e as
restrições que limitam sua esfera de atividade. Entre elas está a opinião que
quando o Diabo e seus anjos malignos pecaram, Deus os baniu do "terceiro
céu" — que, de acordo com a crença judaica tradicional, é onde Deus e os
santos anjos residem e para aonde o apóstolo Paulo acreditava ter sido
transportado em certa ocasião (2 Coríntios 12:2). (Embora Paulo não se refira a
si mesmo na passagem, é claro a partir dos pronomes pessoais usados, que ele
está falando de sua própria experiência).
Segundo essa teoria, a presença imediata
de Deus está no terceiro céu, o segundo céu é o espaço sideral onde o sol, a
lua e as estrelas estão situados, enquanto que o primeiro céu é a atmosfera do
nosso planeta.
Portanto, a questão é esta: Satanás e
seus anjos foram lançados do terceiro para o segundo céu, ou podem eles ir
livremente de um para o outro? Vamos ver o que as Escrituras dizem sobre o
assunto e tentar ver o que se encaixa aqui.
Nosso subtítulo é uma citação do Senhor
Jesus Cristo em Lucas 10:18 referente a Satanás, "o deus deste
século" (2 Coríntios 4:4), que foi dada como resposta ao seguinte
comentário feito pelos setenta discípulos enviados em duplas para testemunhar a
Israel:
"E voltaram os setenta com alegria,
dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam." [Lucas
10:17].
Alguns compreendem que a resposta do
Senhor significa que ele viu Satanás ser lançado do céu à Terra em algum ponto
no passado e, para apoiar essa posição, usam os seguintes versos:
"Como caíste desde o céu, ó estrela
da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as
nações!" [Isaías 14:12].
"E houve batalha no céu; Miguel e os
seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado
o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo
o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com
ele." [Apocalipse 12:7-9].
Entretanto, estou convencido que Satanás
não foi banido quando se rebelou contra Deus, porque, quando nos voltamos para
as Escrituras e prestamos atenção ao contexto das declarações no Apocalipse
sobre aqueles eventos em que Satanás tomará parte — essa teoria em particular
não parece estar correta.
Como Jesus Cristo é Deus na pessoa do
Filho, e o maior profeta que já caminhou neste mundo, por que não podemos
interpretar ambas suas declarações, mais a do profeta Isaías, relativas à queda
de Satanás dos céus, como sendo proféticas em sua natureza? Considere os
seguintes comentários sobre Lucas 10:18. "Eu via — Como muito da força
dessa gloriosa sentença depende do belo tom de senso indicado pelo tempo
imperfeito no original, ela deveria ter sido traduzida assim: 'Eu estava vendo
Satanás como um raio cair do céu', isto é, 'Segui vocês em sua missão e
observei seu triunfo; embora estivessem maravilhados em ver os demônios se
sujeitarem diante de vocês em meu nome, um espetáculo mais grandioso estava se
abrindo à minha vista; de forma tão súbita quanto um raio cai do céu na terra,
Satanás foi visto caindo do céu! Quão admirável é que, pela lei da associação
que conecta uma parte com o todo, parece que aqueles pequenos triunfos dos
setenta não somente trouxeram vividamente diante do Redentor o resultado
final total de Sua missão, mas a compactaram em um momento comparável com a
rapidez de um raio!" [Ênfase minha; tradução nossa].
Outra razão por que estou convencido que
os dois versos citados anteriormente ainda não foram cumpridos é porque o
último (Apocalipse 12:7) diz que Satanás e seus anjos foram precipitados na
Terra! O contexto das visões do apóstolo João registradas naquele capítulo refere-se
não somente aos eventos no passado de Israel (o nascimento do Messias e a
tentativa de Satanás de matá-Lo), mas também enfatiza alguns dos
problemas que afetarão Israel durante o período da Tribulação. Por causa do
contexto em que elas estão descritas, estou convencido que somente então
Satanás e seus demônios serão lançados do céu e ficarão restritos à Terra.
No Capítulo 12, versos 1 a 5, encontramos
uma sequência de eventos em que a mulher (Israel) dá à luz ao seu filho (Jesus
Cristo), enquanto o dragão vermelho feroz (Satanás) aguarda para devorá-Lo. Mas
no verso 5, a criança destinada a ser o Messias/Rei de Israel nasceu apesar dos
melhores esforços de Satanás de matá-Lo prematuramente e viveu tempo o
suficiente para completar a missão que Deus tinha preordenado para Ele (Atos
2:23). Então, após oferecer a Si mesmo como o sacrifício perfeito pelo pecado
Ele ascendeu de volta ao Pai no céu:
"E viu-se um grande sinal no céu:
uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze
estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava
com ânsias de dar à luz. E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande
dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças
sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e
lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à
luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho
homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi
arrebatado para Deus e para o seu trono." [Apocalipse 12:1-5].
Então, tendo em mente que o contexto de
toda a passagem no capítulo refere-se a Israel, o próximo verso (6) salta para
além da Época da Igreja para descrever como Deus proverá proteção para Seus
eleitos entre o povo de Israel durante a última metade do período da Tribulação
— a "Grande Tribulação" dos três anos e meio finais. Um bom número de
estudiosos das profecias bíblicas acredita que esse lugar de proteção poderá
ser a antiga cidade de Petra, na Jordânia:
"E a mulher fugiu para o deserto,
onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante
mil duzentos e sessenta dias." [Apocalipse 12:6].
Em seguida, estão os versos 7-9, citados anteriormente:
"E houve batalha no céu; Miguel e os
seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado
o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo
o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com
ele." [Apocalipse 12:7-9].
Primeiro de tudo, devemos observar que o
verso 7 na versão Amplificada inicia com a palavra "então" (que é uma
escolha legítima para traduzir a partícula grega kai) indicando que a guerra
irrompe no céu em um ponto relativo ao que ocorreu no verso 6. Acredito que um
exame minucioso do contexto geral mostrará que o efeito dessa guerra no céu
será a razão por que a "mulher" é forçada a fugir para salvar sua
vida. Além disso, a "abominação que causa desolação" (Daniel 11:31 e
12:11), que os estudiosos conservadores da Bíblia geralmente consideram que
ocorrerá na metade do período da Tribulação, definitivamente parecer ser a
reação explosiva de Satanás a alguma coisa que ocorrerá dentro dessa janela de
tempo específica. Portanto, estou convencido que a "guerra no
céu" que resultará na expulsão de Satanás será o gatilho que levará o
Anticristo possesso por demônios a revelar sua verdadeira identidade e a lançar
a fúria total de sua aversão sobre Israel, bem como sobre tudo o que for santo
na terra. Enquanto eu estava a pensar sobre isto, ocorreu-me que em parte
alguma as Escrituras dizem que o Anticristo será possesso por Satanás somente.
Exatamente como o maníaco gadareno de Marcos 5:9 era possesso por uma
"legião", acho inteiramente possível que o Anticristo seja possesso
por uma legião de demônios, junto com Satanás!
Voltando ao Apocalipse 12, o verso 10
diz:
"E ouvi uma grande voz no céu, que
dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o
poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado,
o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite." [Apocalipse
12:10; ênfase adicionada].
As
palavras "e" e "agora" no verso acima
(tomadas à luz de, e em conjunção com, a matéria contextual de Apocalipse 12:6
e 14) apontam para o tempo desse evento ocorrer após o verso 5 como
sendo no ponto mediano do Período da Tribulação? (Isto é, quando seguimos a
posição geralmente aceita dos estudiosos conservadores das profecias sobre uma
ocorrência da "abominação da desolação" na metade do período).
É quase impossível determinar com
absoluta certeza a sequência cronológica exata desses eventos, mas posso
sugerir a seguinte estimativa:
Os versos 6 e 14 estabelecem uma
"janela" geral de ocorrência como sendo na metade do período da
Tribulação (ou talvez um pouco antes da metade).
O "e" do verso 7 estabelece um
marcador relativo para o início da guerra no céu.
O "e" e "agora" do
verso 10 estabelecem um marcador relativo para o fim da guerra no céu que
resulta na expulsão de Satanás e de seus anjos.
O verso 12 estabelece o senso de extrema
urgência e fúria que Satanás sentirá e expressará depois que a expulsão
ocorrer.
Os versos 13 e 17 estabelecem a direção
em que a ira de Satanás será focada — até que Jesus Cristo retorne para dar um
basta a ela.
Sendo este o caso, o acusador dos irmãos
terá a permissão de continuar atacando o povo de Deus — e ao mesmo tempo
continuar entrando no céu — até que guerra entre os anjos ocorra e a permissão
de entrar no céu seja revogada para ele. Somente então a entrada será cortada,
como consequência de sua expulsão pelo arcanjo Miguel e pelos santos anjos.
Quando isso finalmente acontecer, o Diabo ficará furioso, pois seu tempo no
"relógio do jogo" estará acabando! Em uma fúria cega devido ao seu
ódio contra Deus, ele utilizará seu grande poder sobrenatural para tentar
destruir o povo de Israel em particular, e os gentios eleitos em geral, como
vemos descrito nos seguintes versos:
"E eles o venceram pelo sangue do
Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à
morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos
que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira,
sabendo que já tem pouco tempo. E, quando o dragão viu que fora
lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. E
foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto,
ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo,
fora da vista da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da
mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra
ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão
lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao
remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o
testemunho de Jesus Cristo." [Apocalipse 12:11-17; ênfase
adicionada].
Estou especialmente intrigado pelo verso
13 por causa da velha frase: "E quando o dragão viu que fora lançado
na terra...". Para mim, isso parece indicar que, além de ser lançado
do céu, sua capacidade sobrenatural de transcender o tempo e o espaço será
perdida. Em um instante, o deus deste século terá suas asas cortadas, por assim
dizer, com a esfera de sua atividade totalmente limitada à Terra. Assim, seu
poder e fúria malignos serão concentrados sobre os objetivos destrutivos
pré-ordenados por Deus como julgamento sobre Israel apóstata, bem como sobre o
resto do mundo.
Então, voltando um pouquinho atrás,
observamos que o verso 4 contém uma frase sobre o "dragão vermelho"
que tradicionalmente tem sido interpretada como uma indicação que seus demônios
(um terço dos anjos) o seguiram na rebelião e foram banidos do céu e lançados
na Terra como consequência — desse modo reforçando a crença que o banimento
ocorreu quando eles se rebelaram:
"E a sua cauda levou após si a terça
parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante
da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o
filho.".
À primeira vista, a colocação dessa frase
dentro da sequência de eventos pode parecer validar a crença referente à
expulsão deles junto com Satanás, ficando restritos à Terra
imediatamente após terem pecado. Mas embora eu também acredite que a frase
se refira aos anjos caídos, ela diz claramente que a cauda do dragão vermelho
os arrastou e lançou sobre a terra. Portanto, atribuir essa ação a Deus e aos
seus anjos parece ser, como dizem os advogados nos tribunais, "assumir
fatos que não estão na evidência".
Observe também que o verso 4 conclui com
a seguinte frase:
"... e o dragão parou diante da
mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o
filho." [Apocalipse 12:4b].
Na narrativa total, a ênfase está na
tentativa de Satanás de matar o bebê Jesus. Portanto, pode parecer ilógico
concluir que a primeira parte do verso se refira ao Diabo ajuntar todos os
anjos caídos e enviá-los à Terra em um esforço de ajudá-lo a se opor ao plano
de Deus de um Salvador? Afinal, enfrentar atividade demoníaca extrema foi uma
das marcas do ministério terreal do Senhor! Mesmo após o diabo ser derrotado
pela morte de Cristo na cruz, parece óbvio que até hoje ele ainda tenha acesso
à presença de Deus, pois continua a trazer acusações contra os irmãos
"de dia e de noite". (veja Apocalipse 12:10, citado
anteriormente). Sabemos também que ele tinha acesso à presença de Deus
no passado, pois o livro de Jó diz que Satanás vinha à presença de Deus —
um fato que parece contradizer a teoria que ele e seus anjos foram lançados na
Terra imediatamente após terem se rebelado:
"E num dia em que os filhos de Deus
vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o
Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De
rodear a terra, e passear por ela." [Jó 1:6-7].
Entretanto, as objeções contra Satanás
poder entrar no céu hoje são compreensíveis, pois aqueles que mantêm essa
posição acreditam que a seguinte passagem diz que Deus não pode tolerar o mal
diante de Sua santa presença:
"Tu és tão puro de olhos, que não
podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que
procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais
justo do que ele?" [Habacuque 1:13].
A lógica é a seguinte: Se o céu é onde
Deus, que é infinitamente santo, reside, como pode Satanás, a própria
personificação do pecado, ter a permissão de vir diante da presença de
Deus? Mas precisamos ter em mente que Deus é onipresente, o que significa
que não há lugar algum em que Satanás possa estar longe da presença de
Deus! Por essa razão, estou convencido que a resposta se encontre nos
princípios da subordinação e prestação de contas. O diabo é um buldogue preso a
uma longa corrente, e que somente vem quando é chamado. Seu paradeiro e
atividade quase exclusivos de "rodear a terra e passear por ela." [Jó
1:7b], e acusar os irmãos de dia e de noite diante de Deus [Apocalipse 12:10]
não requerem sua presença constante no céu. Entretanto, a entrada do diabo e de
seus anjos no céu ainda é possível, pois, com base em Jó 1:6-7, Deus pode
chamá-los a qualquer momento para que prestem contas de suas ações. Portanto,
essa entrada no céu terá de permanecer aberta até aquele ponto no futuro,
quando um ato vil de traição a fará ser revogada. Caso contrário, não poderia
haver a "guerra no céu" no contexto encontrado em Apocalipse 12.
Por que você supõe que eles serão tão
estúpidos ao ponto de tentarem derrubar Deus? Acredito que possa ser devido ao
ego colossal de Satanás sendo acumulado pelo aparentemente bem-sucedido regime
do Anticristo na terra. Fortalecido por esses triunfos, ele poderá tentar
executar as cinco decisões citadas em Isaías 14:13-14 ("eu subirei ao céu,
eu exaltarei o meu trono, eu me assentarei, eu subirei... eu serei semelhante
ao Altíssimo") por meio de um ataque via "porta dos fundos" aos
bastiões do céu! Aproveitando-se de um portal aberto para ele desde a criação,
ele entra sem ser chamado e tenta armar um "golpe palaciano". Muito provavelmente,
todos os subterfúgios e estratégias imagináveis terão sido experimentados até
aquele tempo e então, em um choque cataclísmico entre o bem e o mal, a
onipotência de Deus finalmente será testada — sem sucesso, é claro. Mas, que
nunca se diga que o Diabo não crê no "poder do pensamento positivo",
porque, ao fim do reinado milenar de Cristo, ele será libertado de sua prisão
no poço do abismo por um tempo suficiente para conseguir organizar um imenso
exército de descontentes (Apocalipse 20:7-10). Entretanto, o resultado dessa
malfadada aventura será pior para ele do que da primeira vez que tentou, pois
ele será lançado no lago de fogo para sempre!
Satanás definitivamente caiu da
graça quando a iniquidade foi encontrada nele. Mas, julgando pelos
eventos registrados em Apocalipse 12, não parece que ele ou seus anjos malignos
já tenham sido banidos para a Terra, ou que serão, até que sejam lançados para
fora e privados de seu antigo estado de existência espiritual. Essa ação
drástica provavelmente os reduzirá a uma única opção — a de possuir seres
humanos naquilo que provará ser a tentativa fútil final de ofender Deus
aniquilando Israel. Essa possibilidade baseia-se em evidências nas Escrituras
que parecem ensinar o princípio que, como espíritos desencarnados, os demônios
são levados a possuírem alguém — mesmo que seja somente uma vara de porcos
(Lucas 8:32). Como o Anticristo será Satanás encarnado por meio de possessão
demoníaca, pessoalmente acredito que a seguinte informação encontrada na visão
de Isaías sobre Lúcifer nos dê alguma compreensão sobre o resultado daquela
tremenda "degradação":
"Os que te virem te contemplarão,
considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que
fazia tremer os reinos?" [Isaías 14:16].
Embora o verso 4 de Isaías 14 inicie a
passagem referenciando o "rei de Babilônia" (desse modo fazendo
alguns concluírem que o restante refira-se a esse mesmo rei humano), a
narrativa rapidamente muda seu foco e, a partir do verso 12 até o 17, descreve
um ser sobrenatural que estou convencido ser o "querubim ungido"
(verso 14) de Ezequiel 28, referido como "o rei de Tiro" no verso
12. Em ambos os casos, a natureza da narrativa expandida claramente
transcende qualquer coisa que poderia se referir a um mero mortal —aparentemente
indicando que em cada caso um homem está possesso por um ser sobrenatural. Portanto,
podemos descartar a possibilidade de ambas serem rápidas visões proféticas do
vindouro anticristo?
Em minha imaginação, quase posso ver o
"homem" de Isaías 14:6 estirado no chão com o pé do triunfante Jesus
Cristo sobre seu pescoço! Então, após os que estiverem olhando virem a cena e
considerarem seu significado, Satanás será exorcizado, amarrado e lançado no
poço do abismo. Subsequentemente, os "reis de Babilônia e de Tiro", personificados
pelo Anticristo, serão reduzidos a um amontoado de cinzas na presença das
testemunhas. As duas passagens que fornecem esses detalhes são as seguintes:
"Filho do homem, levanta uma
lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o
selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden,
jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia,
topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro;
em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado
foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no
monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito
eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou
iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de
violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus,
e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria
por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te
pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniquidades, pela
injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do
meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos
olhos de todos os que te veem. Todos os que te conhecem entre os povos estão
espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.".
Nota: O "comércio" será o
instrumento de controle que o Anticristo colocará sobre as pessoas durante seu
reinado. Além disso, em alguns casos, a palavra hebraica miqdash,
traduzida como "santuários" é usada para se referir aos locais de
falsa adoração. Poderia seu uso aqui se referir aos seres humanos que foram
possessos? Afinal, os crentes em Jesus Cristo são chamados de santuários do
Espírito Santo.
"Como caíste desde o céu, ó estrela
da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as
nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de
Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados
do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem
te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer
a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e
assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus
cativos?" [Isaías 14:12-17].
Se colocarmos essa passagem em paralelo
com Ezequiel 28:12-19, a queda de Satanás do céu e sua precipitação na Terra
também ocorrerão na metade da Tribulação. Então, após a batalha do Armagedom, o
corpo humano do Anticristo será lançado no Seol/Hades. Precisa haver uma
distinção entre Satanás e o Anticristo humano, pois o primeiro será lançado no
"poço do abismo" durante mil anos, para depois ser liberto por um
breve período de tempo. (Apocalipse 20:3). Após sua tentativa final de tomar o
lugar de Deus, ele será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10) — não no
Seol/Hades.
Portanto, parece claro que a cabeça do
Diabo é grande demais para o minúsculo chapéu que ele está usando e seu lema
deve ser "Não acabou até que tenha terminado!" Aparentemente, ele
acha que conseguirá vencer a guerra no fim e, por alguma razão, Deus continua
permitindo que ele persista. Embora eu certamente não tenha a pretensão de
conhecer a razão, pode ter algo a ver com o seguinte verso em Efésios:
"Para que agora, pela igreja, a
multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos
céus." [Efésios 3:10...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em
Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante
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