Subscribe:

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

RECOMEÇAR

                                                                   RECOMEÇAR

     Mateus 16:13-20 - Escolhido de Deus. Mateus 26:31 - Corajoso, determinados pronto a morrer por Cristo. Mateus 26:69 - O retrato do fracasso, mentira, desilusão.

              Precisamos aprender a ver o fracasso por um aspecto positivo. “nós podemos mudar nossas vidas alterando a nossa atitude mental”. Paulo nos ensina, que a nossa forma de pensar determina nossa vida. A santificação começa na mente. “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4:8.  “A vida é 10% do que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isso”. De que forma inicia-se a sua superação mediante um obstáculo da vida?

             O fracasso faz parte da vida de qualquer pessoa. É inevitável à natureza humana. Considere o fracasso como o preço ou a taxa que se paga pelo progresso. Davi declara: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.” Salmos 34:19.


            I - O choro de Pedro.


               Pedro repentinamente sente o peso do seu fracasso, massacrado pela acusação de sua própria consciência e pelo seu arqui-inimigo satanás. Pedro havia negado Jesus de três maneiras: ele agiu de modo confuso tentando desviar a atenção de sua pessoa, jurou que não conhecia Jesus e, finalmente, praguejou e jurou diante de todos não conhecer Jesus. O homem que havia desejado lutar por Jesus até a morte, o homem que havia dito que estava pronto a ir com Jesus até a morte e nunca O iria abandonar, agora tinha que enfrentar seu maior inimigo, sua própria consciência.

            Como é difícil assumir nosso fracasso, nossas falhas, nossos erros! Há pessoas que negam a Jesus sutilmente fingindo não conhecê-lo. Basta um pouco mais de pressão e elas podem negá-lo facilmente. Se você percebe que está se esquivando quando o assunto é Deus, tome cuidado, você pode estar em vias de negá-lo de desistir de Jesus. É mais fácil desistir do que decidir não se esconder. A atitude de Pedro definiria seu futuro. Ele se tornou um líder reconhecido entre os discípulos de Jesus, e estava entre os três mais próximos do Mestre. Foi o mais importante de todos eles.

           

        II - O grande obstáculo de Pedro agora era vencer o medo de re- começar.


             Vencer o fracasso com suas amargas lembranças, o amargo gosto da derrota, da frustração, são obstáculos que devemos vencer. De- vemos vencer o medo de um novo fracasso, pois estaremos sujeitos novamente a ele. Mas o que fazer agora se toda vez que penso, em fazer novamente, só me vem à mente a amarga lembrança da derrota? Onde me apoiar nesse momento? Sua fé estava totalmente abalada, havia dúvida, incerteza e insegurança. Seus temores estavam à flor da pele. Pedro só tinha uma coisa a fazer, firmar-se na Palavra de Deus.


            III - A Palavra contra as amargas lembranças e acusações de satanás.

            Agora ele precisava se firmar na Palavra que havia sido liberada sobre ele: “Tu és pedra e sobre essa pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:13. O fracasso dizia: traidor, covarde, inconsequente, você é um fracasso. A palavra dizia: “tu és pedra”. Se você se firmar nas experiências negativas da vida, você não terá coragem para reagir diante delas. 

            A Palavra vence temores, decepções e fracassos. É preciso entrar na presença de Deus e rasgar o coração. Melhor que ficar reclamando para os outros é desabafar-se com Deus em oração, tire isto do seu peito, fale o que está passando, o que está sentindo, está incomodando. Elias abriu o coração com Deus, parafraseando ele disse: “estou com medo, amargo, com raiva, sozinho, preocupado, ansioso, deprimido”. Por que alguns Salmos foram escritos? Você já se perguntou isto? O salmista põe pra fora seus sentimentos; odeio meus inimigos, quero vê-los mortos, no Salmos 3:7 lemos quebra lhes os dentes ó Deus. Deus simplesmente vai lhe ouvir até que não haja mais palavra de sua boca e ai você sai aliviado.


            IV - Deus não mentiu a seu respeito.


            “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa.” Números 23:19. Homens e mulheres dispostos a recomeçar fazem toda a diferença no reino de Deus.

             A decisão de recomeçar levanta Pedro do pó e o coloca na liderança da igreja que estava surgindo como um dos mais excelentes apóstolos de Cristo.

              O livro de Atos nos mostra com clareza a autoridade e liderança de Pedro.


               Conclusão:


          Decida você também. Recomece hoje e verás as maravilhas de Deus em sua vida.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.