Subscribe:

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

INVEJA E FALSIDADE O MAL DA HUMANIDADE.

 

INVEJA E FALSIDADE O MAL DA HUMANIDADE.

A inveja é algo extremamente nocivo. Se encontrar um ambiente que a alimente e consiga crescer, ela pode tomar dimensões catastróficas. Devemos evitá-la a todo custo, a despeito de todas as dificuldades e injustiças enfrentadas.

A palavra portuguesa inveja, vem do latim invidia. Significa olhar torto, mal olhado. Daí vem a expressão “olho gordo”. Dando a entender que o invejoso, olha para o próximo desejando o que ele tem, odiando-o por isso. O invejoso sofre em consequência da felicidade ou crescimento do próximo.

A bíblia nos exorta a não alimentar esse mal. Por isso, neste estudo bíblico você vai ver como podemos vencê-la em nosso coração e lidar com pessoas que sofrem com este mal. Leia até o final e aproveite!

Do Que São Capazes as Pessoas Invejosas?

O ciúme invejoso faz muito mal ao ser humano. Não apenas a saúde física, ela compromete a saúde espiritual, psicológica e pode levar pessoas a tomar atitudes horríveis. O sábio diz que ela apodrece os ossos (Provérbios 14:30), sua figura de linguagem mostra que a inveja enfraquece a estrutura do ser, tornando-o vulnerável.

Essa vulnerabilidade pode se manifestar de inúmeras formas, mas a principal delas é a infelicidade. A pessoa invejosa não é feliz.

Vemos isso na relação de Abel e Caim, por exemplo. Ao perceber que o Senhor Deus aceitou a oferta de Abel, por ser excelente e rejeitou a sua por ser medíocre, Caim ficou furioso.

O coração de Caim tornou-se invejoso, de tal maneira, que ele matou o seu irmão (Gênesis 4.4-8). É algo realmente lamentável.

Não é em vão que as Escrituras nos aconselham a não desejar de maneira invejosa os bens do próximo (Êxodo 20:17).

Ou seja, não devemos ser invejosos do nosso semelhante por causa do que ele tem. Mas será que podemos querer conquistar as mesmas coisas?

Sim! Só não posso querer tomá-las ou viver infeliz porque o próximo já conseguiu e você não.

Não Tenha Inveja de Quem Não Serve a Deus
Como servos de Deus há muitos caminhos e escolhas que nós não podemos fazer, isso porque queremos ser agradáveis a Deus. No Salmos 73, o sacerdote Asafe se torna cativo da inveja. Ele, um homem de vida consagrada se sente injustiçado, ao observar o ímpio.

Asafe percebe que o ímpio tem tudo que quer, embora viva uma vida sem se importar com o que Deus pensa, é feliz, faz e vai aonde quer. Enquanto isso, com justo, ele tem uma vida cheia de limitações de comportamento e posses (Salmos 73:3).

Asafe sente ciúme das pessoas que não temem a Deus! A forma de vida aparentemente tranquila dos ímpios o levou a pensar se a devoção, é algo que realmente vale a pena. (Salmos 73.4-15). Mas o sábio nos aconselha a não ter inveja dos ímpios, nem desejar estar com eles (Provérbios 24:1).

A concepção de Asafe mudou quando ele entrou na casa de Deus (Salmos 73.18,19).

A casa de Deus, a Igreja, tem a função de esclarecer a verdade, dentre as suas muitas características. Não é à toa que ela é a coluna da verdade (I Timóteo 3.15).

Enquanto estava na casa de Deus, Asafe recebeu a revelação do Espírito Santo de qual é o futuro das pessoas que vivem longe do Senhor. Após essa revelação ele percebe que o caminho melhor, embora estreito é o caminho trilhado com Deus.

Asafe percebe que não precisa ser invejoso dos ímpios, ele havia feito a melhor escolha. O sacerdote concluí com a percepção nova, de que é melhor estar perto do Senhor (Salmos 73.28).

Não Tenha Inveja de Autoridades Espirituais
A inveja contra autoridades espirituais é algo extremamente perigoso. É um cuidado que nós devemos realmente ter. Em determinado momento, após a libertação do Egito e a travessia do Mar Vermelho, Miriã e Arão sentiram ciúmes de Moisés e começaram a questionar sua autoridade (Números 12.2).

A Bíblia destaca que Moisés era um homem extremamente pacifico (Êxodo 12.3), ou seja, o mal que nasceu no coração de seus irmãos, não era fruto de provocação por parte dele.

Mas o que aconteceu foi algo grave. Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá (Números 12.4). O episódio irritou a Deus. O Senhor feriu a Miriã com lepra por causa do seu erro contra o seu servo (Números 12.10).

Não importa o que aconteça, não se torne invejoso em relação a sua liderança espiritual. É algo extremamente perigoso e produz a indignação do Senhor Deus.

Não Use a Bíblia Para Dissemina-la
Ainda nos primeiros dias da Igreja o apóstolo Paulo percebe que algumas pessoas estavam usando as verdades de Deus para disseminar a inveja (Filipenses 1:15).

Em nossos dias, muitas vezes testemunhamos as pessoas cometendo o mesmo erro. Usando espaços consagrados à santa pregação, para desabafo pessoal. Há também um outro espaço bastante utilizado por alguns cristãos invejosos: internet e as redes sociais.

Trechos bíblicos, o nome de Deus, e as coisas santas são ferramentas de alguns cristãos para fundamentar suas mensagens de caráter invejoso.

Não podemos fazer isso!

Como Combatê-la?
A inveja é fruto de insatisfação. Essa insatisfação não é aquela que nos motiva a trabalhar mais, estudar, melhorar, etc. É uma insatisfação destrutiva que produz raiva e indignação pelo sucesso do próximo.

O apóstolo Paulo diz que se não quisermos ser invejosos, precisamos ser pessoas satisfeitas em Deus (1 Timóteo 6:8).

Isso não significa que você não pode lutar para melhorar. Significa que você deve prosseguir na vida sem murmuração contra Deus e inveja contra o próximo, em relação aquilo que você ainda não tem.

Oração Pelos Invejosos
O problema contra o invejoso só pode ser resolvido com oração. Quando estivermos sofrendo com qualquer problema, é natural para o cristão apresentá-los a Deus (Salmos 102:1).

Ser invejoso não é algo simples, ela é consequência de uma série de outros problemas. A oração é o antídoto contra essa enfermidade.

Passar tempo a sós com Deus, ser sincero diante dele, ler sua palavra de forma consistente e aberta são os passos que podemos dar para resolver o problema.

Conclusão
A inveja é um problema sério. Ceder as suas tentações pode acarretar uma série de consequências graves. Por isso, é algo que precisa ser tratado com seriedade e dedicação.

O Senhor Jesus Cristo nos dá uma série de conselhos nas bem-aventuranças que são extremamente úteis nesse tratamento.

E então, o que acha? Quer acrescentar algo? Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante. Compartilhe esse estudo bíblico com seus amigos e parentes.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.