Subscribe:

terça-feira, 3 de agosto de 2021

DENTRO DA IGREJA E DISTANTE DE DEUS.

DENTRO DA IGREJA E DISTANTE DE DEUS.

Isaías 29.13; Marcos 7.6-7

“O Senhor disse: visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu”.

Introdução:

Isaías foi levantado por Deus para profetizar à nação de Israel, um povo que conhecia os mandamentos do Senhor, mas que estava tratando Deus com indiferença, hipocrisia. Deus manda Isaias pregar ao povo para que se arrependesse se não viria o castigo, seria dominada pelos povos inimigos. Isaias alertou o povo a respeito desse pecado que estavam cometendo e oito séculos depois Jesus também fala sobre esse tema, porque o coração do povo não tinha mudado, honravam a Deus com os lábios, mas o coração estava distante. Hoje não é diferente, a mensagem pregada por Isaias no Antigo Testamento e enfatizada por Cristo séculos depois e é tão relevante hoje quanto naqueles dias. Infelizmente a Igreja dos nossos dias perdeu o temor a Deus, o culto se tornou um lugar de passatempo, de bate-papo, falta de reverência para com a presença de Deus, não temos visto mais adoração, mas sim entretenimento, diversão, as pessoas estão brincando com a Palavra de Deus, faz pouco caso com os conselhos de Deus. Muitas pessoas têm ouvido praticamente sermões sobre a Bíblia toda, mas permanecem os mesmos, e onde está o problema? No coração. Deus consegue ver além do que vemos, ele vê o coração e não a aparência. Por isso, Deus exige uma adoração perfeita, vamos analisar alguns pontos sobre o homem e a verdadeira adoração.

1) TODO CORAÇÃO NATURAL ESTÁ DISTANTE DE DEUS

O coração é centro das emoções do ser humano, por isso que Deus dá tanta importância a ele, 1 Sl 16.7: “o Senhor não vê como vê o homem, o homem vê o exterior, porém o Senhor o coração” e Mc 7.19: “ porque de dentro, do coração do homem, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios”, todos esses males contaminam o homem. Ez 11.19: ...tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne. Uma pedra é insensível, indiferente, não muda, é dura, difícil de ser lapidada, tem muitos corações de pedra que não receberam a transformação do Espírito Santo, ainda estão distantes de Deus, não tem prazer em ouvir a voz de Deus, não tem prazer quando se fala a respeito do céu, o seu prazer está aqui nesta terra, com as coisas deste mundo, são amantes de si mesmos, não tem prazer em ler a Bíblia, é mais fácil ler um livro mundano várias vezes, mas não a Bíblia, o pecado para elas é uma coisa normal, ela diz: todo mundo faz, porque eu também não posso fazer? Tem pessoas que estão dentro da Igreja e acham que estão cultuando a Deus, mas somente com a boca e com os lábios, porque o coração está distante de Deus. É preciso uma renovação, uma transformação espiritual, isso só quem pode fazer é Deus por meio da ação do Espírito Santo.

2) O CORAÇÃO REGENERADO TEM PRAZER EM DEUS

2 Co 5.17: “e assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas”. Não tem como permanecer do mesmo jeito um coração que foi mudado por Deus, porque seria uma incoerência, não podemos imaginar uma pessoa feliz no céu, se aqui na terra ela não tinha prazer quando falávamos do céu, se aqui ela não sente prazer nas coisas de Deus, como vai sentir quando estivermos com Deus na glória? Hoje está cheio de artistas que se dizem evangélicos, mas não têm mudança nenhuma, continuam exibindo seus corpos nus na televisão, cantando músicas mundanas, fazendo shows, ou seja, não houve mudança, apenas da boca pra fora, mas a vida continua a mesma. O coração mudado é diferente, agora tem prazer na lei de Deus, sente vontade de orar, de louvar, de ler a Bíblia, a sua vontade foi mudada, as coisas do mundo não a interessam mais, a mente dela está no céu, nas coisas espirituais. A regeneração é a transformação que todo coração necessita, se não ele será sempre um coração de pedra distante de Deus, indiferente, frio e duro. Todo homem necessita de um novo coração, essa transformação é necessária para a salvação, sem ela não há adoração, sem ela é apenas aparência e aparência para Deus não serve, Ele quer adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

3) DEUS ESTÁ INTERESSADO NO SEU CORAÇÃO

Deus disse para Isaias: olha Isaias esse povo vem a mim e me honra com a boca e com os lábios, mas o seu coração está longe de mim, porque eu sondo os corações, eu conheço o íntimo de cada um, eu sei todas as intenções dos corações. Então, não tem como enganar a Deus, é hora de abrirmos os nossos olhos, de levar as coisas de Deus mais a sério, até quando vamos ficar vindo aos cultos por motivos errados? Quando o povo de Deus se reúne é somente com um propósito: de adorá-lo. No capítulo primeiro de Isaias Deus chamou o seu povo e começou a exortá-lo dizendo: “não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene”. Deus já estava cansado de tanta falsidade, não estava se agradando dos holocaustos, das ofertas, do incenso, isso tudo para Deus estava se transformando em abominação, porque aquilo tudo era só aparência, o coração estava distante. A adoração estava sendo substituída pelos rituais, pelos mandamentos de homens, não era uma adoração sincera, Deus não estava sendo adorado como ele merece. Precisamos refletir, pois a mensagem de Isaias, apesar de ser proclamada há muitos séculos atrás, é bastante atual.

CONCLUSÃO:

Precisamos repensar sobre como estamos levando a nossa vida espiritual, como estamos prestando nosso culto a Deus, será que ele está se agradando? Será que estou vivendo de aparências, tentando enganar a Deus? De Deus não se zomba. No lugar de fazer tantas festas e programações, deveríamos estar chorando, prostrados, nos arrependendo dos nossos pecados, deveríamos fazer campanhas de mudança de caráter e não para ganhar dinheiro e ficar rico, Deus espera corações quebrantados, que adorem somente a ele, pois não aceita dividir a glória dele com ninguém. Não adianta querermos enganar a Deus, pois ele está irado com a nossa hipocrisia, falsidade e falta de arrependimento, precisamos prestar um culto a Deus como ele merece, com a mente e o coração voltados totalmente a ele. A Deus seja toda glória!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.