Subscribe:

domingo, 21 de junho de 2020

HOMICIDA ESPIRITUAL


                                                            HOMICIDA ESPIRITUAL
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo". (Mateus 5:21)
"Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele". (1 João 3:15)
Você já ouviu falar de HOMICÍDIO ESPIRITUAL? Não. Então devemos entender o que Jesus nos ensina nestes dois versículos acima. Temos um entendimento muito errado daquilo que a Palavra vem a nos ensinar. Por sermos preguiçosos espirituais, muitas vezes recebemos as coisas de forma pronta, sem nos questionar o real sentido daquilo, ou de onde veio tal afirmação. Simplesmente aceitamos o que nos passam e perdemos a essência do verdadeiro ensinamento da Palavra de Deus.
O que Jesus nos deixou em Sua Palavra, não pode ser visto com olhos superficiais, pois seus ensinamentos tem uma grande profundidade, a qual somente o Espírito Santo pode nos conceder entendimento. É o caso das passagens acima que fazem introdução a esta mensagem. Tenho visto, em minha caminhada ao lado de Cristo, muitas pessoas que estão caindo no acostamento desta estrada. Perguntando ao Mestre, o entendimento é a de que estas estão sendo mortas por "fogo amigo". Mas o que seria ser morto por fogo amigo?
Se olharmos com olhos superficiais, veremos que nenhum de nós comete o ato do homicídio, pois o achamos tão cruel que nem passa por nossa mente tal prática. Mas será que realmente não estamos comente este ato hediondo ao longo de nossa caminha, principalmente, a cristã?
O entendimento que se abre é a de que o homicídio não detém-se somente no ato de tirar a vida física de alguém. O ato de homicídio também pode ser praticado quando matamos uma pessoa espiritualmente, ou seja, por conta de nossos atos, levamos a se afastar das verdades do Evangelho. Muitas pessoas, ao longo da história da Igreja, perderam suas vidas por conta do testemunho do Evangelho. Tornaram-se mártires e referência para nossa vida cristã. Mas um outro grupo também vem perdendo as suas vidas, deixando para trás o caminho que leva a salvação por conta do ato de pessoas que se acham "santas" e acabam assassinando outros com suas acusações e mentiras plantadas pelo diabo.
Hoje mesmo, dentro de nossas igrejas, muitas pessoas podem estar sendo assassinadas por conta de contendas ou injustiças. Pessoas que nunca se firmaram nos caminhos do Evangelho, podem estar sendo assassinadas pelos tidos "cristãos velhos", os quais estão mortificados em suas mentes humanas e que acham que a sua vivência é o exemplo a ser seguido. Pessoas que entram e saem das igrejas, sem ao menos terem recebido um abraço amigo, nunca mais voltam, pois o que elas mais queriam era um ombro amigo e sincero para chorar as suas mágoas. Pessoas feridas, que ao entrarem na Igreja, cheias de chagas e feridas, não tiveram o tratamento adequado, recebendo apenas olhares críticos dos santos de plantão.
O ato de levar outras pessoas ao erro e para longe do Evangelho de Cristo, constitui-se um ato deliberado e um crime, assim como o de tirar a vida física de alguém. Não tratar os ferimentos de pessoas doentes (doenças afetivas e morais), constitui-se um ato de negligência, assemelhado ao homicídio e que muitos estão praticando sem se dar conta. A passagem de 1Jo é bem clara quando nos diz que odiar ao seu irmão, é um ato deliberado de homicídio e que infringe morte espiritual para si (suicídio) e para o seu semelhante, quando calúnias e delações são lançadas, matando o caráter e a imagem das pessoas ante a comunidade. Para estes, que se acham "santos" em suas atitudes "cristãs", a passagem sentencia-os a não participarem da eternidade, pois em Ap 21.8, Cristo diz que os homicidas não entrarão no Reino dos Céus.
Nossa função, enquanto cristãos verdadeiros, é abraçar os necessitados, amando-os como a nós mesmos. Aos cristãos verdadeiros, esta vedada a hipótese de odiar ao seu próximo. Ao cristão verdadeiro, o ato de perdoar o torna mais semelhante a Cristo. Ao cristão verdadeiro, viver em harmonia, é o princípio básico de uma vida próspera, ao lado de Jesus Cristo e todos aqueles a quem Ele quer salvar. Não temos o direito de sermos homicidas, seja de forma física ou espiritual. A cruz nos condena quando tais atos praticamos, pois nossa vida não mais estará onde a vida de Cristo esteve (e está).
Pense sinceramente nas suas atitudes quanto aos seus irmãos. Será que você não tem sido homicida ao relegar atenção ao seu irmão? Será que suas atitudes não tem levado pessoas a se afastarem do caminho de Cristo, retornando-os a escuridão do mundo?
Cristo pagou um alto preço por todos nós. Não podemos relegar esta obra, pois o único juiz, venceu a cruz e está ao lado de Deus Pai, conduzindo a vida de todos aqueles que queiram curar suas feridas e tornar-se uma pessoa melhor.
Lembre-se: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte". (Apocalipse 21:8)
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.