Subscribe:

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

FILHOS, FLECHAS NA MÃO DO VALENTE


                                         FILHOS, FLECHAS NA MÃO DO VALENTE
Primeiro, se pretendemos educar nossos filhos com sabedoria, devemos educá-los de acordo com a Palavra de Deus. Lembre-se: Crianças nascem com uma evidente inclinação para o mal. Portanto, se deixarmos que elas escolham por si próprias, possivelmente farão a escolha errada. Devemos ensiná-las nos caminhos do Senhor.
Desde cedo, devemos ensinar nossas crianças a amar e a respeitar a Palavra de Deus. Crianças que crescem dentro de um ambiente de servidão a Deus, tendem a repetir esse cenário em seus futuros lares. E este ensino não deve ser apenas da “letra” ou do conhecimento das coisas do Senhor. Mas sim sobre amar a Deus, honrá-Lo, servi-Lo alegremente, adorá-Lo de todo coração e estar constante interligado a Deus em oração. É um ensino para corpo, mente e espírito. Disciplinemos nossas crianças com palavra e obra, com nossas vidas e lábios, com educação e exemplo – constantemente (Dt 6: 6,7)
Maneiras pelas quais podemos ensinar aos nossos filhos sobre caminhos do Senhor:
Pelo exemplo

Aprendemos este método com os exemplos do mestre Jesus. Quão grandes exemplos de amor, inteligência, sabedoria, amizade e obediência Ele nos deixou. Nada que Cristo falou ficou desacompanhado de seus atos.
Todas as nossas instruções devem ser acompanhadas de bons exemplos. Lembre-se que seus trabalhos irão trabalhar mais sobre seus filhos do que suas palavras; seus padrões farão mais do que seus preceitos; sua imitação mais do que seus conselhos. Nossos filhos são capazes de verificar nossa hipocrisia. Nós precisamos estar em constante observação para que nossas palavras e ensinos não sejam diferentes do que fazemos perante nossos filhos, a fim de que não percamos o respeito dos mesmos. “Sê o exemplo na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza”.

Que sua vida seja tão reta que você possa dizer a eles “Filhos, sejam meus imitadores, assim como sou de Cristo”
Pela Instrução

Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6.6-7).

O dever de ensinar os filhos é de tamanha importância que não deve ser repassado a outros. Deus exige dos pais, a responsabilidade de educarem seus filhos. É dever dos pais cria-los “na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.4). Devemos ensina-los nos caminhos do Senhor, para que quando crescerem, não se desviem dele.
Utilizando um Método de Perguntas e Respostas

Essa instrução deve ser ministrada através da leitura da Bíblia e de explicar aos filhos as coisas adequadas à sua idade. Este método pode ser acompanhado por catecismo. Apenas algumas conversas ou interações com seus filhos, nem sempre serão suficiente para “incucar-lhes” todas as verdade bíblicas. Esta também é maneira de a memória reter mais os ensinos, pois o responder perguntas definidas, fixa ideias específicas em nossas mentes.

Não ligue se for taxado de antiquado e retrógrado, ao utilizar este método, historicamente os catecismo são uma forma útil, simples e pratica de ensinar nossas crianças. Hoje, boa parte dos pedagogos utilizam e defendem o construtivismo e são críticos dessa forma mais mecanicista dos catecismos, porém, basta um olhar para o atual estado de nossa educação e ao grau de instrução da sociedade para saber que o construtivismo tem falhado vergonhosamente.
Podemos também observar que em Dt 6 temos uma padrão de ensino (um exemplo) de perguntas e respostas: “20 Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou?”

O próprio Cristo utilizou várias vezes de perguntas ensinar aos que o seguiam. Sigamos este exemplo bíblico.

Pela Memorização

A memorização das escrituras é uma ferramenta fundamental no ensino “De qualquer maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” Sl 119: 9,11

Este método é uma consequência do anterior (perguntas e respostas). Crianças tem capacidade de memorização muito maior que adultos, incorpore memorizações simples de textos bíblicos, Oração do Pai Nosso, dos Dez Mandamentos, do Credo Apostólico, de Catecismo…
Pela Leitura da Palavra

a fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo.” Rm 12:17

Leia a palavra para seus filhos e com seus filhos. Não os deixe vendo tv antes de dormir, não leia “historinhas” antes da soneca, leia a palavra de Deus. Ele entrará em seus corações e fará morada em suas mentes.
Pelo Culto Doméstico

Sim, faça cultos domésticos em seu lar.
Quando eu era criança, toda semana, no mínimo, havia um culto doméstico em minha casa (pode ser pela manha, pela tarde ou noite, na hora que todos estiverem em casa), onde a cada vez um de nós (eu, meu pai, minha mãe ou meu irmão) tínhamos que preparar a palavra. Mesmo ainda sendo pequeno e com pouca capacidade para elaborar uma “pregação” por muitas vezes fiz uma pequena meditação e levei a todos. Se seu filho for muito pequeno, auxilie ele na elaboração e, após feita, não esqueça de parabeniza-lo pelo bom trabalho.

Mas mais importante que estes métodos é a constância que a palavra de Deus é dita dentro do seu lar. O lar do cristão deve “respirar” a palavra de Deus. Pela manha ao acordar, no café, junto com a família, no almoço, no jantar e antes de dormir. Você, pai ou mãe, terá que achar tempo para ensinar e educar seu filho na palavra de Deus. A Palavra de Deus deve ser parte integrante de nossas vidas. Qualquer pessoa que olhar para o seu lar deveria enxergar a diferença que Deus faz em sua família. Nossos lares devem ser centrados nas escrituras.
Tudo isso leva tempo e exige dedicação, sensibilidade e paciência. Nossos filhos irão crescer e amadurecer e a medida que este processo se desenvolve, você, pai, deverá julgar o quê ensina-los, o método que utilizará e a exigência que você fará sobre eles. Mas não desista jamais de ensiná-los.
“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração. Tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” Cl 3: 16,17
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.