Subscribe:

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

TRAUMAS DO PASSADO


TRAUMAS DO PASSADO
Antes dos anos de fome, Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, deu a José dois filhos. Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”. Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.(Gênesis 41:50-52)
A maior parte dos personagens bíblicos tem histórias de grandes batalhas, problemas e tristezas. Mas dentre todos eles existe um que, para mim, tinha tudo para ser totalmente traumatizado e esse cara é José. Isso porque ele foi maltratado e torturado pela própria família. Não foram inimigos estranhos ou outros povos que maltrataram José, foram seus próprios irmãos.
Pra quem não se lembra muito bem da história a versão resumida é a seguinte:
– José era o filho preferido de Jacó (porque tinha nascido quando o pai já era velho) e era tratado como tal. O pai o mimava e dava preferência. Isso fez com que seus 11 irmãos passassem a odiá-lo. E depois de muitos desentendimentos esse ódio culminou em um plano para eles se livrarem de José. Então, eles venderam José como escravo e ele foi levado para o Egito. Depois disso os irmãos sujaram a túnica dele de sangue e levaram para o pai dizendo que José tinha sido morto por um animal selvagem.Após chegar no Egito José consegue ser “promovido” para trabalhar com Potifar. Mas a festa dura pouco e logo ele é falsamente condenado e preso por “assediar” a mulher de Potifar. Coisa que ele não fez. No fim ele acaba ficando mais de 2 anos esquecido na prisão. Até que um dia é retirado de lá pelo próprio Faraó para interpretar um sonho. –
Agora que todos sabem a história acho que vocês concordam comigo que José tinha muitos motivos para ser traumatizado. Foi odiado pelos irmão, foi vendido, levado para um país totalmente estranho, trabalhou como escravo e quando alguma coisa começou a dar certo na vida, ele acabou sendo preso erroneamente e ficou esquecido na prisão por anos. : “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”.
Deus agiu na vida de José e foi por causa disso que ele venceu, foi por Deus que ele não ficou traumatizado, ressentido, magoado, amargurado e preso a todo o sofrimento do passado. Quando entregamos nossa vida a Deus ele não nos liberta só do pecado, ele também nos liberta do passado, da dor, do sofrimento e nos dá alegria, paz, felicidade, mansidão, capacidade de perdoar e esquecer. O Deus que mudou a história de José está vivo hoje e quer mudar a sua vida também!! Mas você tem que querer, tem que estar disposto a deixar o passado para trás. Porque se você insistir em se prender ao passado e sofrer repetidas vezes Deus não vai poder te obrigar a ser feliz. Mas se você estiver disposto a vencer traumas e perdoar pessoas que parecem “imperdoáveis”, Deus vai te ajudar! E você vai conseguir!
Não existe problema grande demais, traição grande demais, sofrimento grande demais ou família difícil demais para Deus.
José foi capaz de perdoar todos os seus irmão antes mesmo que eles lhe pedissem perdão, porque Deus estava com ele. Ele foi capaz de perdoar o Faraó e a esposa (por ter sido preso injustamente) mesmo sem ouvir um pedido de desculpas porque Deus estava com ele! E José foi feliz. Muito feliz! Tanto que ele colocou em seus filhos nomes que o lembravam de como Deus cuidou dele:
Manassés = Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai.
Efraim = Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.