Subscribe:

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

RESGATANDO ALMAS PARA CRISTO


                                                RESGATANDO ALMAS PARA CRISTO
 ( Mt 4.19; Jo 4.1-42).

Durante Seu ministério terreno, nosso Senhor Jesus Cristo era a personificação de todos os Seus ensinamentos. Por exemplo, ordenou a Seus discípulos a serem ganhadores de almas (Mt 28.19), mas Ele foi o ganhador de almas mestre (Lucas 19.10).

Quando nosso Senhor disse: "Segue-me" (Mt 4.19), Ele certamente significava que estávamos a seguir o seu exemplo. Na verdade Ele estava dizendo: "Olhe-me como um ganhador de almas, e siga-me." Este é exatamente o que estamos a fazer por Ele é o nosso grande exemplo, não só como o sofredor, mas também como o vencedor da alma (I Pe 2:21). Ele veio do Céu à Terra, morreu e ressuscitou e vive para salvar os perdidos. Este foi o negócio do pai (Lc 2.49), e nos quatro Evangelhos, temos um registro claro dos métodos Ele adotou em fazer o trabalho pessoal.

Vamos considerar um único incidente - a história de sua entrevista com a mulher no poço, como registrado em (Jo 4:1-42). Nosso método de abordagem para as almas devem sempre variar de acordo com a pessoa, o tempo, o lugar e as circunstâncias, mas os pontos seguintes, que são sugeridos por este incidente vão nos ajudar:

1. Ele mostrou um interesse muito grande e a preocupação com uma pessoa -

A história registrada em (Jo 4:1-42) mostra que o nosso Senhor começou a ganhar uma mulher pecadora, e muitas vezes Ele tinha uma audiência de uma única pessoa. No Evangelho de Mateus tem dezesseis entrevistas particulares são gravadas e no Evangelho de João há dezessete tais entrevistas.

Como uma alma tremendamente importante é! Em Lucas 15 lemos de uma ovelha perdida, perdida moeda de prata e um filho perdido, e (Mc 8.36-37) enfatiza o valor de apenas uma alma. Lembremo-nos que o que estamos procurando conquistar pode ser um Paulo, Wesley, um Moody (vs. 28-30).

2. Ele saiu de sua maneira de ganhar uma alma - Versículo 4 nos diz que Ele passou por Samaria. Ele estava disposto a colocar-se a alguns inconvenientes, a fim de ganhar uma mulher, pobre pecador a si mesmo. Muitas vezes estamos preocupados com nossas coisas e passamos por aqueles a quem Deus está nos dando uma oportunidade gloriosa do ministério (Lc 10.31-32).

3 Ele trabalhou sob um forte senso de urgência e de restrição -

Versículo 4 nos diz que "Ele necessário passar por Samaria." Não havia necessidade de a Ele para fazê-lo. Havia uma alma vencedora , um imperativo tremendo na sua vida (compare Jo 3:14 com Jo 4, 4; 9.4 ; 12.32-33..). Sua carne muito era fazer a vontade de Seu Pai (Jo 4:3134) e esta era a vontade de Seu Pai. Existe uma restrição em nossa vida (Rm 9:1-3)

4. Ele foi amigável, agradável e simpático na sua abordagem -

Ele não era reservado, distante, frio ou auto-importante, porém deve ter havido uma propriedade devida e, certamente, uma dignidade admirável sobre a Sua pessoa e Seu rolamento. O apóstolo Paulo desejava para "ganhar algum" (I Co 9.22) e se faria a mesma coisa que deve ser "cativante" e não podemos encontrar uma melhor ilustração disso do que a registrada em Lc. 10: 33-37.

5. Ele permitiu que os acontecimentos ordinários e circunstâncias da vida para oferecer oportunidades para ganhar alma pessoal -

Versículo 6 nos diz que Ele estava cansado e sentou-se e, provavelmente, teríamos feito que uma desculpa para relaxar e estar "de folga". Em vez de ver o seu cansaço como uma desvantagem Ele virou-se para uma vantagem.

Como raramente vemos os acontecimentos diários de nossas vidas da mesma maneira! "Eu gostaria de não ter que ir nessa viagem!” dizemos, sem perceber que a viagem em si pode nos proporcionar um contato com uma alma maravilhosa a quem o Senhor quer nos fazer testemunhas.

6. Ele pediu um favor daquele a quem Ele poderia ganhar - Versículo 7 nos diz que era desta forma o nosso Senhor estabeleceu um ponto definido de contato. As pessoas gostam de ser convidado a fazer as coisas. Peça a alguém de uma forma amigável, para direcioná-lo para um determinado lugar e ver como, em nove de cada dez casos, a pessoa que você tem o prazer de pedir ajuda.

Tudo isso é verdade em relação à conquista de almas. Pense em algumas solicitações sincera que você pode fazer da pessoa que você deseja ganhar, e vá para ele e pedir sua ajuda, e, desta forma você terá feito um contato valioso.

7 Ele falou com ela por si só -

Versículo 8 nos diz isso. Há momentos em que não é prudente fazer isso. Por exemplo, em geral um jovem que precisa ter cuidado para não falar em privado com um membro do sexo oposto, mas o ponto que queremos fazer é que não devemos constranger ninguém por falar-lhes de coisas espirituais em frente os outros. Pode haver exceções a esta regra, mas geralmente a regra é válida.

8. Ele venceu as barreiras que ela colocou para cima e que já existia -

Pense nestas. Primeiro, havia a barreira do pecado (vs. 16). Esta mulher era um pária por causa de sua vida pecaminosa e notório. Ela veio tirar água num momento em que ela sabia que outras mulheres não estariam presentes (V. 16-18) Segundo, havia a barreira da raça (vs. 9). Nosso Senhor era judeu e esta mulher era um gentio. Em terceiro lugar, havia a barreira do sexo. "Não era feito" para falar com uma mulher em um lugar público. Finalmente, havia uma barreira da religião (vs. 20).

9. Ele provocar inquérito e fome da alma criada -

Os V. 10-13 contam como Ele capturou a sua curiosidade e interesse. Nós também podemos empregar este método como dizemos ao sobrecarregado (Mt 11.28). Como nós dizemos o limite sobre o Emancipador (Jo 8.36). Como dizemos os enlutados sobre Aquele que é a Vida (Jo 11,23-25).

10. Ele não censura ou repreendê-la, mas Ele a fez enfrentar seu pecado -

Até que as pessoas são condenadas por seus pecados e, portanto, de sua necessidade de Cristo não virá para ele. ( V. 16-19 nos dizer como concurso e como firme e persistente nosso Senhor. não podemos condenar as pessoas do pecado, mas o Espírito Santo pode e irá se use "a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus." (Ef 6.17)

Podemos dizer às pessoas que por terem quebrado o maior mandamento, portanto, eles têm cometido o maior pecado. (Mt 22.37-38)

11. Ele falou do que sozinha, poderia atender a sua necessidade -

Ela precisava de vida eterna, como (V. I4) nos diz; salvação, como (V. 22) nos diz, em outras palavras, ela precisava dele.

12. Ele concluiu apenas quando Ele revelou-se plenamente como Salvador e Senhor -

Olhar (V. 25 e 26). Que momento maravilhoso que deve ter sido para ela, e para o povo de Samaria (V. 40-42).

13. Com amor:

Deus amou o mundo de tal maneira, que decidiu entregar seu único filho para que toda a humanidade fosse salva por meio dele (Jo 3.16). Jesus, “vendo a multidão, teve compaixão deles” (Mt. 9.36).

Paulo não se cansava, constrangido pelo amor de Cristo (Rm. 8.39). Se compararmos a atitude dos judeus e a de Jesus diante da mulher adúltera, notaremos a grande diferença que faz o amor: “Nem eu tão pouco te condeno” (Jo. 8.11).

Além de não condená-la por seus pecados, Jesus a libertou e a advertiu para que abandonasse sua vida de pecado. Não será por falta de bons exemplos que deixaremos de agir com amor.

14. Com um ambiente acolhedor:

Em muitas ocasiões, quando alvoroçado pelas multidões e curiosos que havia no meio do povo, Jesus se retirava ou pedia para ficar a sós com quem desejava conversar ou realizar milagre. Um ambiente acolhedor, onde a pessoa com quem desejo falar se sinta livre para abrir-se e dar atenção ao que está sendo dito é uma escolha estratégica.

Quando estiver em um local público, que não forneça privacidade anuncie o evangelho de forma dirigida, sem alardes, para não gerar constrangimentos desnecessários. Lembre-se, o Espírito Santo de Deus é o responsável por convencer todo ser humano, do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:8).

15. Com atenção à idade, ao sexo e à cultura: Jesus escolheu e chamou seus discípulos de uma forma específica. Durante seu ministério também atraía as crianças. Jesus foi recebido na casa de Maria, que ficou atenta às suas palavras (Lc. 10.39). Jesus se aproximou dos fariseus.

Aos doze anos de idade, foi encontrado assentado entre os mestres, ouvindo e perguntando, e os que o ouviam ficavam perplexos (Lc. 2: 46 e 47). Inicialmente você pode procurar pessoas de sua idade e sexo, isso pode facilitar o relacionamento e comunicação do Evangelho.

Se você possui mais prática e maturidade, não se esqueça de adequar seu vocabulário, estratégia e ambiente quando falar com pessoas de idades, sexo e culturas diferentes. Observe mais antes de sair falando tudo o que vem à cabeça.

Que Deus nos dê bastante sabedoria para atrair a almas para o Senhor Jesus. Amém!

Apóstolo. Capelão Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.