QUANDO DEUS CHAMA O HOMEM,
PROFETA EZEQUIEL...
Ezequiel 2:1-10
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E JERUSALÉM (1.1-24.27).
A. A primeira série de visões, a vocação, os atos simbólicos e
os discursos relacionados de Ezequiel (1.1-7.27).
1. Visão e vocação (1.1-3.27) – estamos vendo agora;
2. Os atos simbólicos (4.1-5.4);
3. Discursos relacionados (5.5-7.27).
1. Visão e vocação (1.1-3.27) - continuação.
Como já dissemos, até 3.27, estaremos vendo a visão
impressionante de Ezequiel e sua vocação. O livro inicia com o registro de
Ezequiel a respeito de sua visão da impressionante carruagem de Deus (1.1-28) e
a vocação recebida de Deus (2.1-3.27). Também aqui dividiremos em duas partes:
a. A visão da carruagem de Deus (1.1-28) – já vista; b. A vocação de Ezequiel
(2.1-3.27) – iniciaremos agora.
b. A vocação de Ezequiel (2.1-3.27).
Estaremos, neste capítulo, vendo o chamado de Ezequiel e como se
deu a sua vocação.
Deus chamou Ezequiel para proclamar sua palavra aos israelitas
no exílio, bem como aos que permaneceram em Judá. Ele instruiu o profeta a
proclamar provações e destruição ao povo como evidência desse julgamento contra
eles.
Em outras narrativas de chamado, depois que o juiz ou profeta
tivesse sido iniciado na presença divina, Deus anunciava a sua vocação, a qual,
normalmente incluía a afirmação de que Deus o estava enviando (2.3; Ex 3.10; Jz
6.14; Is 6.8; Jr 1.7).
Embora a vocação de Moises e de Jeremias estivesse centralizada
ao redor do anúncio do julgamento divino às nações gentílicas (Ex 3.10; Jr
1.10), Ezequiel foi enviado para anunciar julgamento contra Israel.
A primeira frase que Deus diz para ele, depois dessa visão, ou
melhor, no meio dela, por causa da voz que ele ouvia, a segunda voz, sendo a
primeira em 1:25, de forma expressa, dizia a ele “Filho do homem”.
Deus fala a Ezequiel usando essa fórmula de tratamento mais de
noventa vezes. A expressão significa "pessoa, ser humano", e
enfatizava a humanidade e fragilidade de Ezequiel, ainda mais pronunciada
diante dessa proximidade de sua visão da glória de Deus em seu trono.
Esse emprego da expressão "filho do homem" difere de
sua utilização por mais de setenta e cinco vezes nos Evangelhos como a
autodesignação preferida de Jesus (p. ex., Mt 8.20; 9.6; 10.23; 11.19;
12.8,32,40; 13.37,41 – são 69 delas nos evangelhos sinóticos , sendo 12 somente
no evangelho de João).
O emprego dessa expressão por Jesus está relacionado a Dn
7.13-14, como sendo um ser sobrenatural trazendo o poder dos céus para a terra.
Ele disse a ele para pôr-se de pé que ele falaria a ele, no
entanto, foi o Espírito que entrou nele que o pôs de pé e assim pode ouvir
aquele que a ele se dirigia em palavras. Deus deu a ordem para ele ficar de pé,
mas sem o Espírito não pode fazê-lo, do mesmo modo, Deus nos deu a ordem de
evangelizar, mas sem o Espírito não podemos evangelizar.
No Antigo Testamento, o Espírito de Deus era preeminentemente o
Espírito de profecia, o Espírito que capacitava o profeta a tomar-se um canal
da revelação (Nm 11.25-26,29; 1Sm 10.6; 19.20; 1 Rs 22.23-24; 2Rs 2.15; JI
2.28; Zc 7.12).
Deus estava comissionando Ezequiel e o enviando aos filhos de
Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra ele, aos seus próprios pais
que tinham transgredido contra ele até aquele dia.
Deus o estava enviando a um povo rebelde, obstinado e de coração
endurecido para a eles pregar a palavra de Deus. Seria para Ezequiel dizer a
eles a sua palavra legítima, quer ouvissem, quer não ouvissem por que eram casa
rebelde, no entanto, independentemente do efeito da pregação, haveriam de saber
que ali estivera diante deles um profeta chamado e comissionado por Deus.
A tarefa de Ezequiel era duríssima, mas não deveria temê-los,
nem a eles, nem as suas palavras, ou ameaças. Ainda que contra o profeta
estivessem sarças, espinhos e escorpiões - figuras representando os
perseguidores daqueles que comunicavam a palavra santa de Deus contra os
desejos populares (cf. 1 Rs 18.4; Jr 20.7-18; Mt 23.29-31,34,37) – Ezequiel
deveria permanecer firme.
A função de Ezequiel era transmitir-lhes a sua palavra, quer
ouvissem, quer deixassem de ouvi-las – vs. 7. A mesma função temos hoje,
hodiernamente, com a missão de anunciar o evangelho a toda criatura – Mc 16:15.
No verso 8, Deus aconselha o profeta, o filho do homem, a não se
tornar também casa rebelde e ai lhe oferece um rolo para comer.
Dos versos 9 ao 3.3, a instrução era para comer esse rolo. Uma
vez que o profeta havia recebido o seu chamado, Deus, com frequência, dava um
sinal para confirmá-la (Êx 3.12; Jz 6.17-22; Jr 1.11-14). Moisés havia afirmado
que Deus poria a sua palavra na boca dos profetas (Dt 18.18), e aqui isso é
vividamente retratado. O que o alimento representava para o corpo, a Palavra de
Deus representaria para o ministério de Ezequiel.
Comumente os rolos eram escritos apenas de um lado, mas compare
também com Zc 5.3 e Ap 5.1.
Nesse rolo se achavam lamentações, suspiros e ais. A primeira
parte de Ezequiel contém, quase exclusivamente, oráculos de julgamento contra
Judá (caps. 1-24) e contra nações estrangeiras (caps. 25-32).
Ez 2:1 E disse-me:
Filho do homem,
põe-te em pé,
e falarei contigo.
Ez 2:2 Então, quando ele falava comigo
entrou em mim o Espírito,
e me pôs em pé,
e ouvi aquele que me falava.
Ez 2:3 E disse-me ele:
Filho do homem,
eu te envio aos filhos de Israel,
às nações rebeldes que se rebelaram contra mim;
eles e seus pais têm transgredido contra mim
até o dia de hoje.
Ez 2:4 E os filhos são de semblante duro e obstinados de
coração.
Eu te envio a eles, e lhes dirás:
Assim diz o Senhor Deus.
Ez 2:5 E eles,
quer ouçam quer deixem de ouvir
(porque eles são casa rebelde),
hão de saber que esteve no meio deles
um profeta.
Ez 2:6 E tu, ó filho do homem,
não os temas,
nem temas as suas palavras;
ainda que estejam contigo sarças e espinhos,
e tu habites entre escorpiões;
não temas as suas palavras,
nem te assustes com os seus semblantes,
ainda que são casa rebelde.
Ez 2:7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras,
quer ouçam quer deixem de ouvir,
pois são rebeldes.
Ez 2:8 Mas tu, ó filho do homem,
ouve o que te digo;
não sejas rebelde como a casa rebelde;
abre a tua boca,
e come o que eu te dou.
Ez 2:9 E quando olhei,
eis que tua mão se estendia para mim,
e eis que nela estava um rolo de livro.
Ez 2:10 E abriu-o diante de mim;
e o rolo estava escrito por dentro e por fora;
e nele se achavam escritas
lamentações,
e suspiros
e ais.
Não fomos chamados para convencer ninguém. Não fomos chamados
para converter ninguém. Não fomos chamados para fazer os outros mudarem de
opinião e serem conforme nós. Não fomos chamados para pressionar quem quer que
seja a mudar de comportamento. Não fomos chamados para a tarefa de
convencimento.
Nós fomos chamados para pregar a palavra legítima e pura de Deus
que os convencerá, que os converterá, que os fará mudar de opinião, de
comportamento, que os convencerão, pelo Santo Espírito Santo de Deus que fez
com que Ezequiel se colocasse de pé, depois de Deus ter-lhe dado ordens
explicitas de ficar de pé.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião
Dr. Edson Cavalcante
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