Subscribe:

domingo, 21 de maio de 2017

MEUS FILHOS, MEUS AMIGOS...


                                               MEUS FILHOS, MEUS AMIGOS...
Provérbios 17:17
“Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão. O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que irmão”. Provérbios 17:17; 18:24.
Vivemos em um momento complicado em relação as nossas amizades. O melhor amigo lá fora, tende a virar as costas para você, nos momentos de turbulências. Mas, a Bíblia diz que há amigo, mais chegado que um irmão. O amigo fiel é aquele que não te abandona em tempos difíceis, que participa da sua vida e se alegra quando você é promovido.
Precisamos ser cuidadosos, dia a dia, em nosso proceder, dando sempre um bom testemunho d’Aquele que é o nosso melhor amigo, Jesus Cristo. Ele disse: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado AMIGOS, porque tudo quanto Ouvi de Meu Pai vos Tenho dado a conhecer”, João 15:15. O verdadeiro amigo não mente para você, não fala meia verdade, não se esconde quando você está mal. Jesus nos chamou de amigo, Ele revelou tudo que o Pai Lhe disse, Ele não escondeu nada dos seus discípulos, Ele era, e é, a Própria Verdade. Por essa razão Jesus disse para os fariseus: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”, João 8:32.
“O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos”, Provérbios 16:28. Infelizmente, existem pessoas que se dizem irmãos, mas vivem a contender, falando mal uns dos outros e futricando sobre a vida dos outros. O resultado disso, é separação, divisão e destruição de relacionamentos e amizades. Os que vivem assim, são seduzidos pelo diabo para manchar o ministério de homens e mulheres que vivem por toda a Palavra de Deus.
Jó sofreu por causa do seu bom e reto testemunho, em temer a Deus. Ele perdeu tudo o que tinha, os seus amigos vieram de longe para se condoerem dele e consolá-lo. “Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreveio, combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolar”, Jó 2:11. A princípio era louvável o que eles estavam fazendo, mas logo depois, começaram a acusar Jó por tudo o que estava passando. Jó disse: “Os meus amigos zombam de mim, mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus”, Jó 16:20. Aqueles amigos viraram as costas para Jó. Você pode imaginar isso, não bastasse todo sofrimento, e Jó ainda precisou enfrentar a rejeição dos seus amigos. “Todos os meus amigos íntimos me abominam, até os que eu amava se tornaram contra mim”, Jó 19:19. Os três amigos condenaram Jó, eles não discerniram o que Deus estava permitindo acontecer na vida de Jó. Eles julgaram e condenaram a Jó. “Também a sua ira se ascendeu contra os três amigos, porque, mesmo não achando eles o que responder, condenava a Jó” Jó 32:3.
Deus ficou irado com os amigos de Jó, chamando-os de loucos, e disse que só aceitaria a intercessão de Jó por eles. “…a Minha ira se ascendeu contra ti e os seus dois amigos; porque não dissestes de Mim o que era reto, como o meu servo Jó…. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que Eu nos vos trate segundo a vossa loucura;” Jó 42:7,8.
Interessante é que, Deus mudou a sorte de Jó, enquanto ele orava por seus três amigos: “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra” Jó 42:10. É na angústia que se faz o irmão (Pv 17:17). Nunca devemos tomar o lugar de Deus na vida de ninguém, não cabe a nós julgar ou condenar as pessoas. Devemos sim, orar uns pelos outros, em todo tempo. Nunca abandone o seu amigo, seja fiel e verdadeiro no seu proceder. Jó era um homem de convicção, ele sabia que, se Deus resolveu alguma coisa contra ele, quem poderia dissuadir? Jó 23:13,14. Pois estava certo que Deus iria cumprir o que estava ordenado ao seu respeito “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos seus planos pode ser frustrado”, Jó 42:2.
Jonatas era um amigo fiel e verdadeiro de Davi, e o amou em todo o tempo. Ele protegeu a Davi, quando ele corria sério risco de vida. Jonatas intercedeu por Davi, e ficou triste quando o seu pai, Saul, que era o rei, ultrajou David. “Falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os servos sobre matar Davi. Jônatas, filho de Saul, amava muito a Davi, e fez saber a este, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te; acautela-te, pois, pela manhã, fica num lugar oculto e esconde-te. Eu sairei e estarei ao lado de meu pai no campo onde estás; falarei a teu respeito a meu pai, e verei o que houver, e te farei saber. (…), Saul atendeu à vós de Jônatas e jurou: Tão certo como vive o Senhor, ele não morrerá”. I Samuel 19:1-3,6.
Porém, Saul mudou de ideia e, novamente decidiu matar a Davi. “Então, respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de ele morrer? Que fez ele? Então, Saul atirou-lhe com a lança para o ferir; com isso entendeu Jônatas que, de fato, seu pai já determinara matar a Davi. Pelo que Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa e, neste segundo dia de festa da Lua Nova, não comeu pão, POIS FICARA MUITO SENTIDO por causa de Davi, a quem o seu pai havia ultrajado”, I Samuel 20:32-34. O verdadeiro amigo de Davi sentiu pela separação. “Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua”.  I Samuel 20:42. Saul separou os dois amigos, assim lembramos de Provérbios 16:28 “o homem perverso separa os maiores amigos”. Quando Jônatas morreu, Davi chorou por ter perdido um irmão. “Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo!”, II Samuel 1:26. Na angústia se fez um irmão.
Talvez você tenha um verdadeiro amigo que, infelizmente não tenha visto nestes últimos dias, meses ou até mesmo anos, mas ainda assim, você consegue se comunicar com ele, pelo telefone, email, etc. Você sabe que ele está ali, nos momentos bons ou ruins, e que pode contar com ele. Dessa mesma forma é o nosso grande e verdadeiro Amigo, Jesus Cristo. Não podemos vê-lo nem tocar, mas sabemos que Ele está ali o tempo todo, em qualquer hora e em qualquer lugar. O Senhor Jesus é um amigo sempre presente. Ele jamais nos abandonará e nunca nos deixará sozinhos, pois Ele disse: “Todo aquele que o Meu Pai me dá, esse virá a Mim; e o que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora”. João 6:37.
“O mundo inteiro jaz no maligno” I João 5:19, por essa razão, “amizade com o mundo é inimizade com Deus”,  Tiago 4:4. Precisamos nos proteger das amizades que temos no mundo, o nosso desejo deve ser para testemunhar sobre Aquele que habita em nós, Jesus Cristo. Nós devemos influenciar as pessoas com o nosso testemunho, e não permitir que elas nos influenciem. “ Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” Tiago 4:4b. O verdadeiro amigo fala a verdade, mesmo quando esta doe. “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos. (…) Não abandoneis o teu amigo, nem o amigo do teu pai…”, Provérbios 27:6,10.
Jesus Cristo nos chamou de amigos e por isso devemos fazer o que Ele nos ordenou a fazer, ir por todo mundo e compartilhar o evangelho, Mateus 28:20. Amar uns aos outros como Ele nos amou. “Novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também, vos ameis uns aos outros” João 13:34. E como foi que Jesus nos amou? “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos SEUS AMIGOS. Vós sois meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”, João 15:13,14.
Precisamos crer na Palavra de Deus, e assim desfrutando de amizades solidas e seguras. Uma amizade que não exige nada em troca, amizade que não abandona nem condena. Cremos em Jesus Cristo, e na Obra Consumada, a Justiça de Deus foi imputada em nós, pois foi satisfeita pelo preço pago na cruz, através do Sangue de Jesus. Abraão creu em Deus e foi chamado de Seu amigo. “e se cumpriu a Escritura. A qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para a justiça, e: foi chamado AMIGO DE DEUS”, Tiago 2:23.
Nunca desista do seu amigo ou amiga, ame-o em todo tempo, seja verdadeiro, honesto, fiel e transparente, para que, na angustia, se faça seu irmão.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.