Subscribe:

sábado, 18 de março de 2017

BUSCANDO A SABEDORIA EM PROVÉRBIOS DE SALOMÃO...


                  BUSCANDO A SABEDORIA EM PROVÉRBIOS DE SALOMÃO...

EXCELÊNCIA DA SABEDORIA
CAPITULO 2
1. Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,
2. Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento,
3. E se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,
4. Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
5. Então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.
6. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
7. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade,
8. Para que guarde as veredas do juízo e conserve o caminho dos seus santos.
9. Então, entenderás justiça, e juízo e equidade , e todas as boas veredas.
10. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma.
11. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará;
12. Para te livrar do mau caminho e do homem que diz coisas perversas;
13. Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas;
14. Que se alegram de mal fazer e folgam com as perversidades dos maus,
15. Cujas veredas são tortuosas e desviadas nas suas carreiras;
16. Para te livrar da mulher estranha e da estrangeira, que lisonjeia com suas palavras,
17. A qual deixa o guia da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus;
18. Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos;
19. Todos os que se dirigem a elas não voltarão e não atinarão com as veredas da vida.
20. Para que Andes pelo caminho dos bons e guardes as veredas dos justos.
21. Porque os retos habitarão a terra, e os sinceros permanecerão nela.
22. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.
No versículo 6 deste capítulo expressa que a aquisição da sabedoria, do conhecimento e do entendimento é alcançado somente em DEUS, "porque o Senhor DÁ a sabedoria, e da SUA BOCA vem o conhecimento e o entendimento.
Nos versículos que antecedem a este nos mostra como alcançar esta dádiva (doação) de Deus. Devemos observar (e nesta ordem) o seguinte:
1. Aceitar a palavra do SENHOR;
2. Esconder (guardar) os mandamentos;
3. Ficar atento ao que ELE falar;
4. Inclinarmos o nosso coração;
5. Clamarmos por entendimento e inteligência;
6. Buscarmos;
7. Procurarmos;
E no versículo 5 expressa que, fazendo estas coisas "entenderemos o temor do SENHOR e acharemos o conhecimento de Deus."
Amados, não basta, de maneira descomprometida pedir a Deus sabedoria e tão logo pensarmos que ELE tem a obrigação de nos conceder. Não! Na palavra do Senhor os verbos estão nítidos e exprimem o tempo presente, estabelece uma "ação", "condição" para sermos merecedores de obter esta dádiva: sabedoria.
Devemos, portanto, se quisermos alcançar o entendimento, o conhecimento, a sabedoria, sermos conhecidos como "pessoas sábias", devemos ACEITAR, BUSCAR, PROCURAR, com todo afinco este alvo. Isso exige de nós comprometimento com o que queremos. Há aqui encargos, afinal, "O SENHOR RESERVA A VERDADEIRA SABEDORIA PARA OS RETOS, SINCEROS." (v. 7).
Após isso, entenderemos o que é JUSTIÇA, EQUIDADE, E SABEREMOS QUAL É O CAMINHO BOM, "PORQUE A SABEDORIA NO NOSSO CORAÇÃO E O BOM CONHECIMENTO SERÁ SUAVE A NOSSA ALMA." (v. 10).
E mais, seremos LIVRES DO CAMINHO MAU e do HOMEM imprudente, DA MULHER estranha e estrangeira que lisonjeia com suas palavras.
Amados (as) imaginem como será bom caminhar no caminho reto e ser bendito por onde passarmos. Sermos livres de pessoas enganadoras, de homens e mulheres sedutores e cheios de engano, infiéis, promíscuos, que só querem sugar o que temos, não só nossos bens materiais, como também nossa tranquilidade, nossa paz, nosso sossego. Homens e mulheres que nos impedem de prosseguir, de prosperar, que não somam na nossa vida, que nos colocam sempre em situações vexatórias e nosso coração fica sempre "detonado", guiando-nos durante toda a nossa mocidade para lugares distantes, nos tirando a alegria e fazendo-nos esquecermos do nosso concerto com Deus.
Amados, os anos se passam e sempre estamos nos queixando das situações que estamos vivendo, seja no lado profissional, afetivo ou espiritual, mas será que estamos seguindo a palavra de Deus, estamos buscando a verdadeira sabedoria?
Quem recebe do Senhor, sabedoria, conhecimento e inteligência andam por caminhos bons e é guardado e guiado pelo SENHOR e habitarão na terra e permanecerão nela. É a bíblia quem diz isso, não eu.
Esta é a palavra do SENHOR e a palavra de Deus não é engano, não volta vazia. Ele não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa e não venha a cumprir o prometido.
CLAME ao SENHOR, Busque e o encontrará.
"Querido DEUS, amado JESUS, ESPÍRITO SANTO, A dentro a tua presença nesta hora, para agradecer-lhe ó Pai, por todas as dádivas que o SENHOR tem me concedido, tem me proporcionado, pelas bênçãos e pelas adversidades eu LOUVO A TI. Somente tu, ó SENHOR, és a alegria de todo o meu ser, és a motivação maior de todos os meus sonhos e planos. Venho rogar-lhe: dá-nos sabedoria. A tua palavra diz que se ACEITARMOS a tua palavra, ESCONDERMOS os teus mandamentos, estarmos ATENTOS E INCLINADOS OS NOSSOS CORAÇÕES, SE CLAMARMOS, BUSCARMOS, PROCURARMOS, o SENHOR DARÁ a sabedoria, o conhecimento e a inteligência e "então entenderemos o TEMOR DO SENHOR e acharemos o conhecimento de DEUS." Assim ó Deus, peço-lhe que nos direcione, nos dê estratégias, venha nos fortalecer para que possamos estar atentos e buscando no SENHOR  o que tanto almejamos. Fortaleça a nossa fé para que possamos crer que nossa busca, nossa procura não será em vão. Meu Senhor e meu Deus, analisando que a oração de Salomão agradou o Teu coração, a nossa oração nesta hora é: dá-nos a graça da sabedoria, entendimento e inteligência, memória e vontade. Dê também a nós Senhor  a graça no trabalho, no estudo, na vida social e humana. Devolva-nos a motivação de vivermos uma vida em comunhão contigo, dá-nos sede de vida e uma vida na tua presença, obedecendo aos teus preceitos. Esta é nossa oração. Sê conosco hoje e para sempre, AMÉM!

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.