Subscribe:

quinta-feira, 2 de março de 2017

ESPÍRITO DE TEMOR...


                                                     ESPÍRITO DE TEMOR...
Todos NÓS queremos acertar, alcançar bons objetivos, conquistar algum desenvolvimento em áreas específicas de nossa existência. Para tanto, precisamos de sabedoria. Mas, como podemos alcançá-la? Vejamos o que nos diz Pv 1.1-5:
“Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade; para dar aos simples prudência e aos jovens conhecimento e bom siso” .
O trecho lido apresenta de forma clara e objetiva o propósito do livro de Provérbios, escrito pelo rei Salomão, filho de Davi, que é ajudar a adquirir e a aplicar a sabedoria de Deus às nossas decisões e atividades da vida cotidiana. O livro de Provérbios faz parte do que os estudiosos classificam como “literatura sapiencial” do Antigo Testamento, que inclui também os livros de Jó e de Eclesiastes. Nestes livros são abordadas as questões mais difíceis da vida, a partir da ótica divina. Neles se contemplam assuntos como a existência humana, a família, a infância, a juventude, a pureza sexual, a fidelidade conjugal, a honestidade, o trabalho diligente, a generosidade e a justiça.
As verdades fundamentais sobre Deus constituem as bases do conhecimento. A realidade de Deus é a coisa mais importante que pode-se saber e também a mais óbvia (Romanos 1:19-20). No abecedário do conhecimento, começamos com Deus. Aqueles que não crêem muitas vezes se veem como mais avançados no seu conhecimento. Mas “nenhuma arte, nenhuma filosofia, nenhuma ciência, nenhuma literatura, nada adquirido intelectualmente nem feitos de qualquer tipo compensarão a ignorância em relação a Deus; a alma que não o conhece é um homem ignorante; a época que não o conhece é uma época ignorante” .
Muitos entendem de forma errada a expressão “temor do Senhor” ou “temor a Deus”. Alguns dizem que seria ter medo de Deus. Apesar de um dos significados mais fortes da palavra temor ser “medo”, temer a Deus não é ter medo Dele, pois o medo nos faria fugir Dele e não aproximar-se Dele. Veja o que o apóstolo João diz a respeito do medo: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1Jo 4. 18). Ou seja, o temor a Deus citado na Bíblia não pode significar um medo de Deus que nos faça fugir Dele e nos traga tormento. Antes, é algo que nos aproxima ainda mais de Deus.
Então, o que significa exatamente temer a Deus?
Temer a Deus é respeitá-Lo como sendo quem é; é reverenciá-Lo e obedecê-Lo baseado em toda a revelação de Sua santidade, justiça, grandeza, misericórdia, benignidade, vontade, amor e outros milhares de atributos revelados a nós. Algumas passagens bíblicas demonstram claramente o significado do Temor do Senhor e exemplificam como devemos praticá-lo:
A verdade simples é esta: não ficaremos sábios sem buscar a Deus, e não buscaremos a Deus sem humildade, respeito e reverência. Por isso o temor do Senhor é o “princípio” da sabedoria. O orgulho sempre corrompe o processo de aprendizagem. A ilusão de que sabemos mais do que realmente sabemos (junto com a falta de vontade de aceitar verdades que podem ter consequências indesejadas) farão com que não progredimos na sabedoria. É o respeito pelo Criador que abre a porta para o crescimento intelectual.
Paulo escreveu sobre certos indivíduos que “detêm a verdade” (Romanos 1:18). Há aqueles, ele disse, que evitam os fatos e “desprezam o conhecimento de Deus” (Romanos 1:28). Estas são palavras fortes, sem dúvida, mas precisamos escutá-las. Permitimos que Deus seja o princípio da nossa sabedoria do mundo real? Honestamente aceitamos isso, a mais fundamental de todas as verdades: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1)
Em Provérbios encontram-se sérias advertências quanto às más escolhas, à influência das amizades, os problemas causados pelo mau uso da língua, a imprudência, a imoralidade, a falsidade, a preguiça, enfim, todas as consequências negativas que decorrem do pecado, da desobediência aos princípios estabelecidos por Deus para o bem viver.
Um dos pontos cruciais em relação à sabedoria divina é que ela não está vinculada primeiramente à inteligência ou a grandes conhecimentos, mas sim depende diretamente do temor ao Senhor (Pv 1.7):
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.
A verdadeira sabedoria da parte de Deus não tem nada a ver com o coeficiente intelectual ou do nível de instrução de uma pessoa, pois é uma questão de entendimento moral e espiritual. Diz respeito a viver e pensar em conformidade com a verdade de Deus, com seus caminhos e seus desígnios.
I.             VIVENDO NO TEMOR DO SENHOR, CRESCIAM.
 A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.
Atos 9.31 (nvi)
 Lucas enfatiza a fórmula “temer a Deus” tanto no seu evangelho (ver Lc. 1.50, 18.2; 23.40) como em Atos. São os tementes a Deus (os gentios que abraçaram a fé judaica) que formam a base inicial da obra missionária aos gentios no cap. 10 (10.2,22,35; 13.16,26). O temor do Senhor produz confiança e obediência, bem como o afastar-se do mal (Jó 28.28; Sl. 111.10; Pv. 1.7; isso, por sua vez, resulta na “consolação do Espírito Santo” (v.31). (bep).
II. O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA
 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!
Salmos 111.10 (nvi)
 Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece. Faz-nos lembrar que descobrimos a verdadeira relevância da vida ao nos aproximar de Deus numa atitude de humildade e de reverente temor, não com pavor e sobressalto. (bev).
III. O TEMOR DO SENHOR É ODIAR O PECADO
O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço. - Provérbios 8.13 (arc)
 O temor a Deus deve levar o crente a afastar-se do mal (16.6) e abominar o pecado, o qual desagrada a Deus e destrói, tanto a nós, como aqueles a quem amamos.
IV. NO TEMOR DO SENHOR HÁ RECOMPENSA
 A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são a riqueza, a honra e a vida.
Provérbios 22.4
 O homem humilde, que “teme o Senhor” (o lema do livro;ver prov.1. 7), será abençoado por Ele, material e espiritualmente. “A recompensa pela humildade e pelo temor do Senhor é a riqueza e a honra”. (ati). - Aqueles que permanecerem fiéis a Deus receberão essas bençãos no tempo determinado por Ele. Todo o povo de Deus estará entre aqueles que “herdarão a terra” (Mt.5.5). Já aqui, os pobres de Deus são considerados ricos nos bens e honras espirituais (Ap.2.9).
V. NO TEMOR DO SENHOR HÁ CONFIANÇA
 No temor do Senhor, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos.
Provérbios 14.26
O homem que teme ao Senhor tem forte confiança. O homem que teme ao Senhor tem confiança em seu forte amparo. “Confiantes que Ele os ama e se deleita neles; que Seus olhos estão fixos sobre eles; e que o Seu coração está voltado para eles, suprirá cada uma de suas necessidades e os protegerá e defenderá” (John Gill).
VI. O TEMOR DO SENHOR PROLONGA A VIDA
 O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada.
Provérbios 10.27
 Esse provérbio não oferece aos justos imunidade contra a hipótese de morte precoce. Nem é garantia de que os perversos sempre morrerão cedo. Aqui, estão delineados princípios gerais da vida: se levarmos vida justa, podemos evitar muitas ações tolas que causariam a nossa morte antes do tempo. Em contrapartida, se seguirmos os caminhos de Deus, em geral teremos vida mais feliz, saudável e longa.
VII. NO TEMOR DO SENHOR NADA FALTA
 Temam o Senhor, vocês que são os seus santos , pois nada falta aos que o temem. Salmos 34.9
 Note que as promessas deste salmo são condicionais, e reservadas somente a quem de fato teme ao Senhor. Deus promete nos livrar do medo (v4), nos salvar nas crises (v.6,17), pôr anjos ao nosso redor (v.7), suprir as nossas necessidades (v.9), dar-nos vida abundante (v.12), ouvir nossas orações (.15), confortar-nos com a sua presença (v.18), e livrar nossa alma (v.22) – mas somente se buscarmos ao Senhor (vv.4,10), clamarmos a Ele (v.6), guardarmos nossa língua do mal da mentira (v.13), fizermos o bem e proclamarmos a paz (v.14), tivermos um coração contrito (v.18) e formos seus servos (v.22).
VIII. NO TEMOR DO SENHOR A SANTIDADE É APERFEIÇOADA
Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
II Coríntios 7.1
 Paulo afirma com toda clareza que não podemos reivindicar as promessas maravilhosas e graciosas de Deus alistadas em 6.16 a 18, sem uma vida de separação e santidade. Este fato explica por que alguns perderam sua alegria cristã (Jo. 15.11), sua proteção divina Jo. 17.12,14,15), resposta às orações Jo. 15.7,16) e o senso da presença paternal de Deus (Jo.14.21,23). Uma vida de parceria com o mundo significa perder a presença e as promessas de Deus.
 IX. ANDAR NO TEMOR DO SENHOR
 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.
Eclesiastes 12.13
 Todo o livro de Eclesiastes deve-se interpretar segundo o contexto deste seu penúltimo versículo. Salomão começou com uma avaliação negativista da vida como vaidade, algo irrelevante, mas no fim ele conclui com um sábio conselho, a indicar onde se pode encontrar o sentido da vida. No temor de Deus, no amor a Ele e na obediência aos seus mandamentos, temos o propósito e a satisfação que não existem em nada mais.
Temer ao Senhor quer dizer considerar a vida do ponto de vista de Deus, crendo que o que Ele diz é verdade e que seus princípios apontam para a melhor forma de se viver. E o caminho para se conhecer sua vontade, suas orientações para nossa vida encontram-se em sua Palavra (Pv 3.1-3):
“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as nas tábuas do teu coração”.
Você quer saber a receita para ter uma vida abençoada, para desfrutar de paz e segurança ao longo deste novo ano, sem medo do mal? Ame sinceramente ao Senhor, leia e medite em sua Palavra e esforce-se para segui-la (Pv 1.33):
“Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal”.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.