Subscribe:

terça-feira, 7 de março de 2017

QUANDO O CRISTÃO FECHA ÀS BRECHAS...


                                     QUANDO O CRISTÃO FECHA ÀS BRECHAS...
E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei. (Ezequiel 22.30)
Este texto profético muitas vezes tem se tornado atual. E as brechas nos trazem sempre lembranças ruins. Pois se alguém está pecando e dando lugar ao diabo, logo se diz: "Fulano está dando BRECHA!"
1 - O que são as Brechas?
Imagine que você está construindo um muro, e quando você o faz, fecha ele todo, e separa apenas um lugar para colocar o portão. Porque? Para que ninguém entre em sua propriedade sem sua autorização. Um outro exemplo que podemos dar sobre brechas é a seguinte: Já tentou pegar água com as mãos? Difícil, não é mesmo? Ela escorre por entre os nossos dedos, porque existem brechas entre eles.
Na época da Bíblia todas as cidades eram muradas e tinham portões de entrada. Imagine como se sua cidade fosse toda murada e você para sair e entrar de sua cidade tivesse que passar pelo mesmo lugar. Seria estranho, não? As cidades bíblicas eram assim para se protegerem contra exércitos inimigos, e no muro não podia haver brechas, se não o inimigo entrava. O povo de Deus também é protegido por uma muralha espiritual, sustentada pela oração, para nos defender do inimigo e nessa muralha não pode haver brechas.
2 - Que tipo de pessoa Deus procura?
O texto diz que Deus estava procurando alguém que tapasse o muro. Para se fechar o muro era necessário entrar dentro das fendas entre uma pedra e outra e colocar mais pedras ali. Mas a pessoa precisava entrar na brecha. São pessoas assim que Deus está buscando hoje, pessoas que se coloquem na brecha, que entrem dentro dos problemas, das feridas, das amarguras para interceder, clamar. Pessoas que estejam dispostas a clamar pelo seu povo, sua igreja, sua família.
A Bíblia menciona a história de algumas pessoas que se dispuseram a entrar nessa brecha entre Deus e o homem, ou Deus e o mundo. Eis aqui alguns exemplos:
Abraão e Ló - (Gênesis 18.22-33)
Ló, que era sobrinho de Abraão, tinha ido morar em uma cidade chamada Sodoma. E certo dia Deus decidiu destruir essa cidade juntamente com uma outra cidade chamada Gomorra, tamanho eram os pecados desse povo. E Deus conversando com seu "amigo" Abraão (A bíblia chama Abraão de amigo de Deus em Tiago 2.23 e outros textos.) Deus revelou a Abraão a decisão que havia tomado sobre aquelas duas cidades. E começou ali uma batalha travada por Abraão intercedendo, clamando, suplicando por aquelas duas cidades. E abraão perguntava: Se tiverem 50 pessoas tementes a Ti, destruirás a cidade? Ao que Deus respondia: Não! Se tiverem 50 não destruiria a cidade por amor aos 50! E Abrão foi descendo esta contagem em 40, 30, 20 até que chegou em 10. E Deus sempre respondia que se tivessem o número de pessoas que Abraão disse, que Ele não destruiria a cidade, mas não havia nem sequer 10 pessoas que fossem temente a Deus. Mas Abraão lutou, intercedeu, clamou, pelejou com Deus por aquele povo. Lembrando sempre que Abraão em nenhum momento colocou Deus contra a parede, como alguns teólogos modernos gostam de fazer. Mas sempre se humilhou diante da grandeza e soberania de Deus suplicando pelo povo.
Moisés no episódio do bezerro de ouro - (Êxodo 32.9-14; Deuteronômio 9.18)
Quando Moisés subiu ao Sinai para receber as tábuas dos Dez Mandamentos, ele demorou a descer e o povo rebelde e idólatra, decidiu abandonar a Deus e fizeram para si um bezerro de ouro para adorarem como Deus. No exato momento em que faziam o bezerro, Deus, que estava conversando com Moisés, interrompe a conversa e avisa a Moisés que era para ele descer do monte, pois Deus iria exterminar aquele povo e iniciar uma nova geração da linhagem de Moisés. E então, Moisés se levanta e se coloca na brecha por aquele povo e diz: "Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
Êxodo 32:13". E Deus não destrói o povo.
Neemias intercede por Jerusalém - (Neemias 1.4-11)
Neemias estava servindo como copeiro do rei Artaxerxes na cidade de Susã, bem longe de sua terra natal, Jerusalém. E certo dia Neemias ouviu noticias de que Jerusalém estava assolada, seus muros derrubados, o povo passava fome. E Neemias se prostrou diante de Deus e se colocou na brecha por aquela cidade. E Deus ouviu o seu clamor. E através de Neemias restaurou a Jerusalém.
É esse o tipo de pessoa que Deus procura!
3 - Porque Deus procura pessoas que se coloquem na brecha?
Deus já tem decretado o pagamento pelo pecado. A sentença para os pecadores já está determinada. E Jesus quando veio a primeira vez veio para salvar, mas a segunda vez virá para julgar. Mas Deus procura alguém que tenha a ousadia de clamar, de buscar. Alguém que possa mudar não a sentença de Deus para o pecado, mas a vida de um pecador. Isso me lembra uma outra história bíblica.
Abigail - (1 Samuel 25.1-34)
Abigail era casada com um homem chamado Nabal, homem riquíssimo e muito imprudente. Daqueles que agem sem pensar. E certo dia Davi, antes ainda de ser rei de Israel, mandou seus soldados a casa de Nabal, pois Davi já havia feito muitas benfeitorias a Nabal e sabia que era um homem de muitas posses. E pediu para que Nabal pudesse oferecer um bocado de comida para seus soldados. Nabal se recusou com a desculpa de que não tinha nada para oferecer. Mentira! Ele não queria dar nada a ninguém, nem mesmo a Davi, pois era imprudente, rico, doido e pão duro. Quando os soldados relataram o ocorrido a Davi, ele ficou furioso e já havia decretado a sentença de Nabal e toda a sua família, a morte. E Davi saiu ao encontro de Nabal com sua sentença nas mãos. Abigail, esposa de Nabal, ao saber do ocorrido e conhecer bem o temperamento do guerreiro Davi, logo se apressou preparou bastante comida e saiu ao encontro de Davi e interrompeu sua caravana da morte. No meio do caminho Abigail, ofereceu ofertas, suplicou e implorou pela vida de seu marido, mesmo este não merecendo. Mas Davi foi misericordioso e entendeu que Abigail foi enviada do Senhor para impedi-lo de cometer uma tolice maior que a de Nabal.  Abigail se colocou na brecha por Nabal e foi ouvida.

Lembra-se de que falamos que a sentença para o pecado é a morte, e de que Jesus quando vier pela segunda vez, não virá como Salvador, mas sim como Juiz, apenas para aplicar a sentença. Imagine que este exato momento Jesus já saiu de seu trono com a sentença de alguém nas mãos, talvez alguém de nossa casa, e está sentença não é boa, pois ele está buscando quem será a Abigail que se lançara aos pés dele e o interromperá e suplicará pela vida daquela pessoa que seria sentenciada a morte. A sua súplica, sua oração, pode mudar a sentença de alguém nesta hora.
Conclusão:
Você crê no poder da oração? Você crê que a oração move a mão de Deus? Você crê que a tua súplica pode mudar o destino de uma vida? Então se coloque na brecha, interceda por esta vida, interceda por sua família, pelo seu casamento, interceda. Deixe Deus te achar! Se coloque na brecha, tape os muros, e evite a destruição.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.