Subscribe:

terça-feira, 21 de março de 2017

AUTORIDADE ESPIRITUAL NA VIDA DO CRISTÃO...


                             AUTORIDADE ESPIRITUAL NA VIDA DO CRISTÃO...
Lucas 10.19 NTLH
“Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo.”
1. INTRODUÇÃO
A nossa autoridade se manifesta no mundo espiritual. Paulo escreveu aos Efésios 6.12 NTLH –  “Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.”
Quando a pessoa aceita a Cristo como Senhor e Salvador, ele recebe a autoridade de filho (João 1.12,13 NTLH) – “Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.”
Porém, o papel do diabo é tentar esconder do cristão sua paternidade espiritual. Quando isso ocorre, o cristão deixa de exercer sua autoridade como filho, e passa a se comportar como um servo apenas, desconhecendo os planos do seu Senhor. Em João 15.15a (RA) Jesus disse: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor”. Quando descobrimos a nossa identidade, nós desfrutamos de uma autoridade garantida aos filhos por direito.
Quando evangelizamos, geralmente nos ocupamos em anunciar os pecados praticados pelo pecador. Na verdade deveríamos ocupar-nos em anunciar a salvação que Deus nos oferece gratuitamente por Jesus Cristo. Muitos pecadores vão para o inferno porque nós não o avisamos que seus débitos estão pagos, mediante a morte de Jesus.
A nossa mensagem aos pecadores deveria ser: Deus ama vocês e não tem nada contra vocês. Ele já cancelou seus pecados por Jesus Cristo. II Coríntios 5.19 (NTLH) “A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos.”
2. TODO CRENTE VERDADEIRO POSSUI AUTORIDADE NO MUNDO ESPIRITUAL
Autoridade significa: Poder legítimo, direito de mandar. Lucas 10.19 NTLH “Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo.”
Os escorpiões e cobras podem representar o poder do inimigo que é derrotado quando estamos revestidos de autoridade espiritual.
A autoridade espiritual do crente o capacita para defender sua fé, discernir os espíritos e vencer aqueles que agem falsamente em nome do Senhor: I João 4.4 NTLH “Meus filhinhos, vocês são de Deus e têm derrotado os falsos profetas. Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo.”
Essa autoridade também se manifesta na vida dos pais e filhos. Os jovens cristãos se tornam fortes e vencedores, I João 2.14 “Escrevo a vocês, filhinhos, porque conhecem o Pai. Escrevo a vocês, pais, porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno.”
A autoridade espiritual do crente lhe credita um poder maior do que os poderes dos principados das trevas deste mundo.
3. A NOSSA AUTORIDADE NOS DÁ PODER SOBRE OS PRINCIPADOS, POTESTADES, DOMINADORES E FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL
Jesus destronou todos os poderes das trevas, isso significa que nossa batalha contra eles já está ganha. Podemos triunfar sobre eles, se tivermos consciência de nossa autoridade, conforme Colossenses 2.13-15 (NTLH) “Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz. E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória.”
A nossa autoridade deve ser exercida sempre, agora. Algumas pessoas acham que pelo fato do mundo estar no maligno, não pode exercer sua autoridade espiritual. Mas lembre-se que embora estejamos no mundo, não somos do mundo. Satanás não tem domínio sobre a Igreja de Cristo, portanto não tem domínio sobre nós. Os crentes em Jesus tem autoridade sobre o maligno.
A autoridade do crente precisa ser alimentada constantemente. Assim como necessitamos de alimento para manter nosso corpo físico saudável, também precisamos nos alimentar espiritualmente para que sejamos capazes de vencer o maligno.
Quem reconhece sua autoridade espiritual age objetivamente. Quando Pedro foi abordado por um aleijado na Porta Formosa do Templo, ele não orou pelo aleijado, mas ordenou que ele fosse curado – Atos 3.6 (NTLH): “Então Pedro disse: – Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande.”
Em João 14.12-14 (NTLH), Jesus fala sobre nossa autoridade obtida através do relacionamento que temos com Ele – “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai.  Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.”
Em João 16.23,24 (NTLH) Jesus afirma que – “Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará.  Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.”
4. A AUTORIDADE ESPIRITUAL DEVE INICIAR EM SUA PRÓPRIA VIDA
Deus nos deu autoridade sobre o diabo. Porém, essa autoridade deve começar em nossa vida. Tiago 4.7 (NTLH) declara, “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.” A palavra aqui é explícita, o crente tem que ter autoridade sobre o diabo. Se compreendermos a verdade revelada nesse texto, então nos submeteremos a Deus e o diabo fugirá de nós.
5. A AUTORIDADE DO CRENTE É NO MUNDO ESPIRITUAL E NÃO SOBRE A VONTADE HUMANA DE OUTROS
Deus nos deu autoridade no mundo espiritual sobre todo o poder das trevas, mas não nos deu poder sobre nossos semelhantes e sua vontade. Podemos exercer a autoridade espiritual sobre os espíritos atuantes em nossa vida e de nossos familiares, mas nem sempre podemos controla-los quando a vida de outras pessoas estão envolvidas, porque nesse caso a vontade de tais pessoas está envolvida.
Para que possamos exercer autoridade espiritual sobre a vida de outra pessoa, é necessário que ela nos dê autorização para que isso ocorra. Se a outra pessoa não quiser mudar, você não poderá fazer qualquer coisa em seu favor. Ninguém o fará. Você até pode expulsar os demônios na vida de determinada pessoa, mas se ela não aceitar, esses demônios voltarão, porque a pessoa tem autoridade sobre sua própria vida para decidir o que deseja.
6. DEUS NOS DEU ARMAS PARA COMBATERMOS O INIMIGO
O adversário irá, de todos os meios, tentar impedir que você tenha conhecimento da verdade bíblica sobre autoridade espiritual. Ele irá utilizar de todas as armas sob seu domínio para impedir que o cristão avance no conhecimento de Deus.
Graças a Deus, somos revestidos de uma armadura espiritual que nos dá segurança na batalha, conforme Efésios 6.10-17 NTLH: Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. 13 Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.  14 Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça,  15 e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz.  16 E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno.  17 Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.
Cinturão da verdade – seu objetivo é manter o restante da armadura em ordem;
Couraça da justiça – Cristo é a nossa justiça, vestidos com a justiça de Deus agimos em conformidade com a sua vontade;
Sapatos do evangelho – Preparação do evangelho da paz, ‘quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas’ Rm 10.15 RA;
Escudo da fé – Proteção para o corpo, morada do Espírito Santo. De posse desse escudo o inimigo não poderá penetrar nossa vida;
Capacete da Salvação – A mente protegida pelo conhecimento da Palavra de Deus, evita o inimigo invadir nossa mente;
Espada do Espírito – A Palavra de Deus usada ofensivamente. As outras partes da armadura servem para proteção contra os ataques, mas a espada é uma arma ativa, usada para atacar o inimigo.
Muitas orações não surtem efeitos porque o crente não se reveste adequadamente com a armadura do Espírito. A oração é uma batalha espiritual, portanto, quando oramos, devemos estar revestidos com armadura espiritual para que possamos combater no campo espiritual.
Efésios 6.18 (NTLH) – “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Quando compreendemos que a nossa batalha se dá no campo do espírito, alcançamos nossos propósitos.
7. VERDADES SOBRE A AUTORIDADE ESPIRITUAL
O Espírito santo é quem reveste o crente com autoridade espiritual. Jesus nos deixou a promessa acerca do Espírito Santo, Atos 1.8 (NTLH) – “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.”
A autoridade espiritual não pode ser transferida indevidamente de uma pessoa para outra pessoa. Certa ocasião alguns judeus vendo Paulo expulsar demônios no nome de Jesus, decidiram fazer o mesmo, mas foram humilhados, porque não tinham autoridade espiritual dada pelo Espírito Santo, Atos 19.13-16 NTLH – “13 Alguns judeus que andavam de um lugar para outro, expulsando espíritos maus, quiseram usar também o nome do Senhor Jesus para expulsar os espíritos maus, dizendo a eles: – Pelo poder do nome de Jesus, o mesmo que Paulo anuncia, eu mando que vocês saiam! 14 Os homens que faziam isso eram os sete filhos de um judeu chamado Ceva, que era Grande Sacerdote. 15 Mas certa vez um espírito mau disse a eles: – Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo. Mas vocês, quem são? 16 Então o homem que estava dominado pelo espírito mau os atacou e bateu neles com tanta violência, que eles fugiram daquela casa feridos e com as roupas rasgadas.”
Não devemos confundir autoridade espiritual com popularidade perante o povo, I Samuel 13.8-14. Saul decidiu agradar seu povo que o estava abandonando e sacrificou ao Senhor indevidamente. Por essa razão o Senhor o destitui do trono, colocando David em seu lugar.
Autoridade espiritual não consiste em adquirir bens materiais, mas vitórias  no mundo espiritual, avançando contra as portas do inferno para alcançar vidas para o Reino de Cristo, Mateus 16.18-19 (RA) “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (e nem a morte poderá vencê-la, NTLH).  19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.”

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.