Subscribe:

domingo, 6 de setembro de 2015

ESTUDO APRENDENDO SOBRE A INVEJA...



                                        ESTUDO APRENDENDO SOBRE A INVEJA...
A inveja é um sentimento difícil de ser tratado pelo fato de muitas vezes permanecer oculto por longo tempo; ela destrói o coração, separa amigos, quebra a unidade e causa inúmeras ações malignas.
Podemos notar muitas vezes ao nosso redor, problemas causados por este sentimento.
A inveja muitas vezes não é detectada pela própria pessoa ( Jr 17.9 ), e devemos considerar ainda que é um dos pecados mais difíceis de ser admitido. Raramente alguém ora: -“Senhor, perdoa-me por que morro de inveja do fulano!”.
DEFININDO A INVEJA.  
Segundo John Gill; inveja é: “Uma aflição inquieta que tortura a mente, entristecida ante o bem alheio, pelo fato de alguém se encontrar em igual (ou melhor) situação”.
Adam Clark define a inveja da seguinte maneira: “É a dor sentida e a malignidade concebida, à vista da excelência ou da felicidade. É a paixão mais vil e a menos possível de cura, dentre todas quantas desgraçam ou degradam a alma decaída”.
No dicionário da língua portuguesa; inveja é o desgosto ou pesar pelo bem dos outros.
No original grego;“invejas” é “phthonoi”. Deve-se notar o plural que mostra a variedade de desejos invejosos. O sentido é o mesmo do português, também podendo significar malícia.
A inveja é oposta à benignidade; uma pessoa ao sentir inveja de outra fica triste com o progresso dela e sente pesar pela sua felicidade chegando até mesmo a desejar o seu mal.
EXEMPLOS DE INVEJAS.
O que leva uma pessoa a invejar a outra? Certamente que isso ocorre em um coração contaminado e não deve ter lugar no cristão.
  1. Na vida de Caim, a inveja que teve de Abel, foi por causa da oferta do seu irmão ter sido aceita por Deus e a sua não! O resultado disso foi o assassinato de Abel e a rejeição de Caim. Gn 4.4,5.
  2. Os irmãos de José tiveram inveja dele por ele ser mais querido pelo pai; como resultado, venderam o seu irmão.Gn 37.11,28.
  3. Coré, Datã e Abirão invejaram a liderança de Moisés e foram engolidos pela terra.Nm 16.3, 31-33.
  4. Hamã teve inveja do simples Mardoqueu por estar à porta do rei. Sua inveja o levou a fazer uma forca que seria para ele próprio. Et 5.13,14.
  5. A posição de Daniel bem como a sua obediência ao Senhor, levou os príncipes e presidentes persas a lançarem Daniel na cova dos leões. A história termina com o livramento para Daniel e com os invejosos virando comida de leão. Dn 6.4,19-24.
  6. Segundo os textos de Mt 27.18 e Mc 15.10, o que levou os religiosos a entregarem o Senhor Jesus, foi a inveja.
  7. Paulo e Barnabé também enfrentaram a inveja dos judeus em At 13.45, quando na cidade de Antioquia da Pisídia pregou o Evangelho atraindo uma grande multidão.
Existem muitos exemplos na Palavra de Deus de pessoas que foram envolvidas pela inveja e podemos ver claramente o quanto é terrível este sentimento; poderia citar outras passagens, mais entendo que estas são o suficiente para o objetivo desta aula.
Meu irmão, se você observou bem, causas variadas de inveja foram citadas anteriormente, vejamos então:
1º) Adoração verdadeira
2º) A afeição do pai
3º) A liderança
4º) A posição do humilde
5º) A obediência e prosperidade do servo fiel
6º) Os sacerdotes invejavam a Jesus por vários motivos, tais como: ensinava com autoridade, quebrava as tradições dos fariseus, fazia milagres, era seguido pelas multidões, etc...
7º) O ensino verdadeiro.
Muitas outras coisas são alvos de inveja, entretanto, vale lembrar novamente que elas não deveriam estar no coração do crente, pois o seu coração deve ser transformado pela ação do Espírito Santo, porém, o que nos espanta é vermos crentes cheios de inveja dentro da igreja! “Irmãos” que invejam o outro que foi separado ao ministério; invejam a voz do irmão, invejam a prosperidade ministerial do outro, o crescimento do outro departamento, a felicidade conjugal, a liderança, etc...;e o incrível: invejam até mesmo a aparente prosperidade do ímpio. Sl 73.
    O que você tem invejado?
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O RESULTADO DA INVEJA?
Aprendemos inúmeras lições na Palavra de Deus a respeito das invejas.
A- A inveja leva a queda Sl 73.2
B- Tira a paz, corroendo o mais íntimo do ser Pv14.30
C- Leva a perturbação e maldades, além de ser uma prova da falta de sabedoria Tg 3. 14-16.
D- Pode matar o irmão Gn 4.8
E- O invejoso será rejeitado !
CONCLUSÃO E LEMBRETE:
Deus aceitou a adoração de Abel por ser do modo certo, Jacó amava José por ele ser fiel, Moisés era líder porque Deus o escolheu, Daniel decidiu separar-se para Deus, Paulo entregou-se totalmente, etc...
Meu amado, se você ainda não foi separado ou não recebeu o que você pede a deus, pare de invejar o seu irmão e passe a pensar no que você tem feito, arrependa-se da sua inveja e Deus irá te abençoar; ore pelo seu irmão e seja feliz pelo que o Senhor fez por ele; este é o verdadeiro sentimento cristão!
Todos querem ser Moisés dentro da igreja; todos querem ser Elias, mais ninguém quer ser Josué ou Eliseu. Josué assumiu a liderança deixada por Moisés porque ele foi servo de Moisés e Eliseu recebeu a porção dobrada do Espírito por servir a Elias. Seja humilde e benigno; você somente terá a ganhar no reino de Deus...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.