Subscribe:

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

INSÔNIA.

 

INSÔNIA.

Você tem dormido mal ultimamente? Tem encontrado dificuldade para deitar-se tranquilamente porque algo, ou alguém, tem consumido seus pensamentos?

Eu queria poder lhe escrever essa semana, dizendo que meu coração está inteiramente em paz. Mas ele não está.

Eu queria afirmar que eu descanso plenamente no cuidado de Deus e confio no plano dEle. Mas não posso.

Tenho menos dificuldades para descansar em Deus do que antes? Sim, pela graça de Deus, meu descanso é mais consistente, e meu coração goza de maior paz do que nos anos da minha infância na fé. Mas ainda lido com as minhas dúvidas e momentos de ansiedade. Eu sei que não estou sozinho.

Então, se você é, de alguma forma como eu, alguns versículos na Bíblia poderão te confundir, ou até mesmo te desencorajar. Como Salmos 4.8: “Em paz me deitarei e dormirei, pois somente tu, SENHOR, me guardas em segurança.” ou Salmos 27.3: “Ainda que um exército me cerque, meu coração não temerá.”

Como um cristão, enfrentando as realidades imprevisíveis e severas da vida em um mundo caído, consegue chegar ao ponto de dormir com um coração em paz? Estaria este salmista fingindo sua espiritualidade? Ou será que ele tem encontrado algum ingrediente secreto para a fé?

Estou profundamente convencido de que o segredo para se ter um coração confiante, e uma noite de sono tranquila, não se trata exatamente de um segredo. Pelo contrário, se trata de teologia pura e simples. Deste modo, o que quero lhe dizer, é que tudo isso diz respeito aos princípios fundamentais da confiança que Deus estabelece na Sua Palavra. Aqui temos cinco deles:

1. Aceite o caos: Temos o mínimo de controle em um universo gigantesco. Cada dia providenciará o seu próprio mal (Mateus 6.34). Quanto mais tentarmos manipular situações, locais e relacionamentos em nossas vidas, mais ficaremos exaustos e desanimados. Viva de forma responsável e sábia, e, reconheça que você não foi criado para governar este mundo.

2. Conheça os fatos: Mesmo que eu tenha lhe dito para aceitar o caos, a Bíblia declara que tudo no universo é gerenciado com autoridade completa e específica (Atos 17.26). Nada é caótico aos olhos de Deus, Ele nunca está confuso ou é surpreendido. Quando nos enganamos nesse ponto, ficamos estressados e ansiosos.

3. Confie no Pai: Deus é mais do que uma divindade regente que exerce seu poder soberano sobre pessoas e lugares. A Bíblia nos diz que Ele também é bom e dará aos seus filhos tudo o que precisam e ainda mais do que isso (veja Mateus 6.26-32 e 7.9-11). Sua vida está segura nas mãos de um Pai poderoso e amável.

4. Busque disciplinas espirituais: No meio das provações, é muito tentador, abandonar as disciplinas espirituais de sua fé e tentar fazer tudo do seu jeito ou por conta própria. Ore, jejue, medite e memorize as Escrituras; frequente os cultos de adoração e pequenos grupos. Mergulhe em Deus,em Seu Espírito, em Sua Palavra e em Seu corpo (a Igreja de Cristo).

5. Conheça seus Limites: Muitos cristãos se preocupam em tentar descobrir a vontade secreta de Deus para suas vidas. Mas ela é secreta no fim das contas! Ao invés disso, devemos descansar dentro dos limites que Deus nos fez conhecidos. Deixe Deus ser Deus, e deixe-O dirigir seus passos (Provérbios 16.9).

Nós podemos dormir porque Deus é sábio, amoroso e poderoso. Ele tem controle sobre cada detalhe das nossas vidas, momento após momento.

Deus abençoe!

· Existem evidências na forma como você vive, que demonstrem que seu coração não está descansando? Seja claro.
· Quando as dificuldades vêm, o que você faz com suas disciplinas espirituais?
· O que você está tentando entender, ao invés de descansar no plano de Deus?
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.