Subscribe:

sexta-feira, 9 de julho de 2021

REBELDIA E FEITIÇARIA

 

REBELDIA E FEITIÇARIA

'' Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se tiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré. '' (Jd v. 11)

A intolerância é o início da rebelião, seja dentro de casa, no trabalho, na igreja ou até mesmo contra o próprio Deus.
A intolerância nasce quando penso que eu estou sempre certo, que só eu tenho a razão, que só as minhas ideias, tem de prevalecer, os intolerantes têm a tendência de gerar morte. Ferem as pessoas ( emocional e fisicamente ) e não se arrepende disto como Caim não se arrependeu.

I- O erro de Balaão

Balaão era tido como profeta ( Nm 23:11 ), mas tornou- se um mercenário. Queria '' vender '' os seus serviços como profeta de Deus. Sua conduta era de um homem que apesar de conhecer a verdade de Deus procurou andar por outros caminhos, distorcendo a verdade de Deus e usando- a em benefício pessoal. Nele não havia ética. Não importava para quem trabalhava, ou como usava o dom que possuía. Assim são pessoas sem ética, usam de todos os artifícios para alcançarem seus objetivos. Passam por cima das pessoas, de autoridades e da própria Palavra de Deus. Não existe nada pior que, quando você tem uma pessoa que trabalha no mesmo ramo ou que convive com você e não tem ética.
Sem ética; mente, promete coisas que não consegue cumprir, cargos, títulos e posições de forma facilitada, ele fala mal e tenta colocar defeito, ele age igual ao diabo, manipula, joga um contra o outro. A falta de ética está em todos os lugares, inclusive nas igrejas onde algumas lideranças, em nome do amor, '' pescam no aquário do outro '', ou seja, ao invés de ganhar pessoas perdidas eles procuram evangelizar, quem já está evangelizado, o nome disto é falta de ética. A falta de ética leva a invasões dos espaços do outro, o desrespeito e nesta vida é fundamental respeitar a individualidade do outro, bem como nos respeitar. O exemplo de respeito vem do próprio Deus que sendo o Todo Poderoso respeita nossas escolhas.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20

II- Caminho de Coré- orgulho e desobediência

Coré pertencia a trigo de Levi e era um homem honrado. Além disso, era um líder respeitado ( Nm 16 ). A atitude de Coré foi a de produzir divisão, contenda. Não respeitou a autoridade que Deus constituiu. (Nm 16:3) Coré e os que com ele estavam levantaram- se contra Moisés. Não possuíam nenhuma fundamentação, provocaram tumulto por nada. Não havia consistência em suas palavras. É lamentável quando temos de conviver como pessoas assim que levantam grande contendas e divisões por nada. Estes são conhecidos no mundo atual por fazer tempestade em copo d'água. Nas palavras de Coré, ele demonstrou falta de humildade e de reconhecimento de autoridade sobre si e uma das características dessa rebeldia é o orgulho ( achar que é melhor do que os outros). Ao se levantar contra Moisés, provocou divisão no meio do povo de Deus. Coré manipulou Datã e Abirão, quando eles foram falar com Moisés, eles tinham se reunido e planejado tudo em reuniões ocultas, da mesma forma agiu Judas ao trair Jesus, reuniões foram feitas às escondidas para planejar como matar o mestre. Em reuniões assim é tentado levantar alguma coisa contra você, pegar alguma falha, algum erro seu, mas não com intuito de lhe ajudar, mas o intuito de usar isto como argumento que justifique a atitude deles. Deus odeia a rebelião em qualquer lugar; seja ela no lar, na igreja, no trabalho porque Ele sofreu isto, quando lúcifer se rebelou no céu.
Deus sabe o peso da rebelião pois lúcifer manipulou o tempo todo os anjos contra Deus.

CONCLUSÃO

Quando a intolerância, a falta de ética e a manipulação se misturam o nome disto é rebelião.
A rebelião é como feitiçaria. '' Porque a rebelião é como pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria ''. (1 Samuel 15:23)
Jonas enquanto estava em rebelião só desceu na vida; desceu ao porto, desceu ao porão do navio e por fim desceu ao fundo do mar. Se associar a pessoas rebeldes você sofrerá os mesmo danos porque elas estão no seu barco. Aqueles marinheiros só passaram por aquela tempestade porque dentro do barco deles havia um rebelde. Jogue tudo aquilo que é símbolo de rebelião em sua vida contra alguém fora, tire este peso de sua vida, e sua vida será bem mais leve.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.