Subscribe:

sábado, 24 de abril de 2021

DAVI E OS PÃES DA PROPOSIÇÃO

DAVI E OS PÃES DA PROPOSIÇÃO


Texto Bíblico: 1 Samuel 21:1-9 - Primeiro Livro de Samuel capitulo 21 do verso 1 ao 9.

Amados, essa passagem que nós acabamos de ler revela um momento muito interessante na vida de Davi, aquele que haveria de se tornar o tão amado rei de Israel.

Nós encontramos Davi, com uma postura bem diferente da que tem sido desde o início da sua história.

Davi tem sido até aqui, apresentado como um homem segundo o coração de Deus, com as suas vitórias, com o seu bom caráter. Até aqui a Bíblia o apresenta como aquele jovem, corajoso, confiante no seu Deus, disposto a lutar com leões e ursos até mesmo com as suas próprias mãos afim de defender as ovelhas de seu pai. Disposto enfrentar o gigante Golias que afrontava toda a nação de Israel, usando apenas um funda e algumas pedrinhas tiradas do ribeiro. Até agora ele tem sido apresentado como um homem ungido de tal forma que quando tocava o seu instrumento musical, até os espíritos malignos tinham que se retirar.

Mas quando nós encontramos esse mesmo Davi no capítulo 21 de 1Samuel, ele está diferente. É a mesma pessoa, é o mesmo homem, mas a sua atitude mudou. Davi está mentindo! Davi está faminto. Davi se sente desarmado e despreparado. O que aconteceu com Davi? Por que uma mudança tão drástica?

Quando ele chega em Nobe, aonde estavam os sacerdotes, Aimeleque o sacerdote atende Davi já tremendo e assustado. O que estaria o chefe do exército do rei Saul, fazendo ali sozinho, com apenas alguns jovens? Alguma coisa estava errada. Mas quando ele o questiona, Davi mente para o sacerdote. Ele diz que estava a serviço do rei. Uma missão secreta e urgente. Davi não somente mentiu, mas ainda convenceu o sacerdote a lhe dar de comer, a ele e aos seus jovens, do pão da proposição que era permitido somente aos sacerdotes. Depois disso Davi ainda mentindo uma vez mais, pede ao sacerdote por uma espada ou uma lança, e Aimeleque oferece a ele a espada de Golias, o gigante.

Lendo alguns comentaristas, sobre essa passagem, não encontrei muita misericórdia dos teólogos de hoje para com Davi.

A maioria comenta em tom de acusação: “O que Davi está pensando Mentindo? Quebrando a lei de Deus ao comer o pão da proposição, destinado somente aos sacerdotes e ainda por cima querendo usar as armas do inimigo: A espada de Golias! O que você está pensando Davi?”

Mas me agradou muito um comentário em especial. O comentarista por excelência da Palavra de Deus, o nosso Senhor Jesus. Em Mateus 12 mais uma vez o Senhor nos faz lembrar que nós precisamos aprender o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, afim de não condenarmos os inocentes.

E Jesus inocenta Davi, diante dos fariseus. Os fariseus estavam acusando os discípulos de Jesus, que quando tiveram fome colheram num dia de Sábado, algumas espigas e começaram a comer.

A acusação dos fariseus: “Não é lícito fazer isso no Sábado!” Para inocentar os discípulos Jesus cita a passagem de 1 Samuel 21. Ele diz no verso 3 e 4 :

“Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes?”

Com essas palavras Jesus faz um comentário positivo. Os fariseus estavam acusando de quebrarem a lei do Sábado, mas Jesus era maior do que o Sábado. O homem não foi feito por causa do Sábado, mas o Sábado por causa do homem.

Da mesma forma Jesus pôde julgar a situação de Davi, com os seus olhos de misericórdia. A realidade é que Davi mentiu e quebrou a lei comendo os pães da proposição. Davi pecou. E a Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Aimeleque - o Sacerdote - sabia que aqueles pães eram sagrados, e eu imagino que ele ficou pensando: “O que vai desagradar mais a Deus, jogar for a esse pão sagrado por causa da lei, ou despedir com fome esses homens necessitados?”

Quando eu olho essa passagem, eu não vejo somente as mentiras de Davi, mas eu consigo ver alguns pontos positivos, tanto em Davi como em Aimeleque.

Deus olha para Davi com misericórdia, afinal Davi está em grande desespero. A sua situação era terrível. Tudo que ele possuía estava perdido. A sua casa, os seus planos para o futuro, as pessoas que ele amava, tudo lhe foi tirado! Pelo menos assim lhe parecia.

Davi tinha sido ungido rei de Israel pelo profeta a tempos atrás. Depois que matou o gigante Golias foi trazido para morar dentro do palácio com o rei. Havia se tornado o comandante dos exércitos de Saul. Estava casado com a filha do rei. Nas suas contas, bastava esperar o tempo passar e em breve a palavra de Deus iria se cumprir, o rei iria morrer no devido tempo e ele seria coroado rei em lugar de Saul.

Só que de uma hora para outra, o seu chão tremeu, as suas esperanças foram abaladas. O rei Saul movido de inveja começa uma perseguição, buscando a morte de Davi, e ele tem que fugir, correndo pela sua própria vida.

Amado, imagine o desespero: Davi perde a sua casa no palácio, a sua esposa fica para trás, os seus amigos mais chegados, os seus planos do futuro e agora ele não sabe nem para onde vai. O que passava na mente de Davi?

Quem sabe ele perguntava a si mesmo: “Será que Deus se esqueceu da promessa? Será que Deus mudou de ideia? Será que Deus me abandonou?”

Davi estava fugindo, com medo. Estava faminto e desarmado. Não sabia em quem confiar. E foi por isso que Davi mentiu. Foi por isso que Davi comeu do pão da proposição. Tudo por que ele estava com medo.

Você já se sentiu assim? Um momento na sua vida em que o chão tremeu e o seu coração ficou abalado. As circunstâncias ficaram de tal forma que você não tinha a menor ideia de qual seria o seu próximo passo.

Cuidado! Quando o medo chega, é porque a fé já foi embora... E quando a fé vai embora, o homem perde a confiança, entra em desespero e o seu comportamento muda! Ele é capaz de fazer coisas que normalmente ele não faria. E foi isso que aconteceu com Davi.

Mas eu louvo a Deus porque Davi fez algumas coisas certas.

Primeiro, ele foi ao lugar certo...

No momento de dificuldades, ele foi procurar o homem de Deus. Ele foi a casa do sacerdotes. Mesmo ele mentindo, Deus conhecia a verdade. E Deus sabia o que Davi precisava. Davi achava que a sua fome era física, mas quando ele come o pão da proposição, que significa a presença de Deus, isso nos dá a entender que ele estava faminto mesmo era da presença do Senhor!

A presença de Deus que lhe trás fé e paz, uma paz que excede todo o entendimento. Essa paz que só Jesus pode dar. Jesus disse “eu sou o pão vivo que desceu do céu” e ele disse “eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Jesus é o pão da proposição.

Segundo, é interessante ainda que quando Aimeleque passa para Davi a espada de Golias ele não está simplesmente lhe dando a arma do inimigo. Não é isso que significa. Aquela espada era um troféu!

Veja o que aimeleque diz no verso 9
“A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale de Elá, está aqui envolta num pano, detrás do éfode”

Aquela espada era uma lembrança de uma vitória que Deus já tinha dado a Davi. Aquela espada era uma prova concreta de que Deus podia fazer coisas maravilhosas na vida e através da vida de Davi. Ao olhar aquela espada Davi podia dizer: O mesmo Deus que me deu vitória no passado pode me dar vitória hoje! As circunstâncias podem estar difíceis, mas Deus é poderoso para fazer o impossível!

Amado, em um momento terrível na sua vida, Davi procurou a casa de Deus e ele encontrou ali pão e espada. Alimento e equipamento. A presença de Deus e as lembranças das Vitória passadas para ser encorajado nelas.

Eu queria dizer para você, que com você não é diferente. O mesmo Deus de Davi é o Deus que nós servimos. E se você passa por um momento difícil na sua vida, eu quero te dizer: AINDA TEM PÃO E AINDA TEM ESPADA PARA VOCÊ NA CASA DE DEUS!

O pão da proposição, a presença de Deus está a sua disposição. A espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, também está a sua disposição. Venha para Jesus! Ele é a sua solução, sua segurança, a sua salvação, e a sua provisão.

Ele disse: “todo aquele que vem a mim, de maneira nenhuma eu lançarei fora.” Ele é o mesmo, ele não mudou, e ele quer te abençoar.

Hoje, Deus quer te abençoar!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.