Subscribe:

sábado, 17 de abril de 2021

A ESPOSA DE EZEQUIEL.

 

A ESPOSA DE EZEQUIEL.

Ezequiel 24:15
Ezequiel era casado, mas, sua esposa morreu durante o cativeiro (24.15-18).
Se o profeta tinha trinta anos quando começou seu ministério (1.1), e essa data corresponde ao quinto ano de exílio do rei Joaquim (1.2-3), então Ezequiel tinha por volta de vinte e seis anos quando foi levado cativo. A última data registrada no livro (26 de abril de 571 a.C., em 29.17) O exílio tinha acontecido, em parte, como resultado da culpa acumulada por gerações de israelitas que tinham se rebelado contra Deus e sua lei. Mesmo que a culpa tenha sempre uma dimensão de um todo, ou seja, toda a nação, Ezequiel enfatizou as consequências individuais da desobediência e da transgressão (18.1-32; 33 1-20).
A morte da mulher de Ezequiel
15 De novo veio a mim a palavra do Senhor: 16/17 “Homem mortal, vou tirar-te a tua mulher, que é o teu encanto. De repente, morrerá. Mas não deverás mostrar pesar algum. Não chores; não deixes que te corram as lágrimas. Poderás lamentar-te, mas só em silêncio. Não deixes que haja gemidos à beira da sepultura. Não andes de cabeça destapada nem descalço; não aceites ofertas de comida que os amigos te possam trazer em sinal de simpatia.”
18 Disse estas palavras de manhã ao povo, e pela tarde a minha mulher morreu. Na manhã seguinte fiz tudo como o Senhor me disse.
19 Ouvi o povo que perguntava: “Mas o que é que isto tudo significa?
O povo recebeu a instrução de Deus através do profeta Ezequiel, teve que suportar, a dor da perda do sofrimento para ser exemplo para o povo de Jerusalém (EZ. .24:21-15) aquele que está na presença de Deus tem que ser luz, tem que dar testemunho, Deus tem suas maneiras de trabalhar, e nós temos que aprender a estar na presença dele em todas as situações da nossa vida.
O profeta Ezequiel foi chamado por Deus a profetizar durante o exílio do povo judeu na Babilônia. A tradição judaica diz que ele fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Kebar que corta a cidade de Babilônia.
Ezequiel estava vivendo na mesma conjuntura política e espiritual dos filhos de Israel. Ele sabia que tudo de ruim que havia acontecido ao povo era por causa de seus próprios pecados; haviam abandonado a Jeová.
Em sua profecia no capítulo 11:22-24 ele sabe que Deus irá deixar o Templo entregando cada um ao seu bel prazer dos amantes.
Jerusalém está para cair e Deus ordena que Ezequiel profetize ao povo. Essa profecia seria dramática na existência do profeta. Na verdade, ele iria perder sua esposa como sinal da queda de Jerusalém.

SITUAÇÃO
A Bíblia diz que ela era considerada por ele como a ‘’delícia dos seus olhos’’, conjecturando, assim, o tamanho do amor que ele sentia por ela. Se Deus disse que a mulher de Ezequiel era a delícia ou o desejo dos olhos dele, é porque havia um sentimento muito forte e bonito no íntimo do profeta. A história mostra que sua esposa morreu às súbitas, repentinamente. Não houve doença e nem sofrimento, simplesmente o folego de vida foi retirado. Mas Deus havia lhe revelado antes, havia lhe dado a palavra. Quando Deus quer realizar algo em nossas vidas, Ele nos prepara de antemão. Ezequiel foi preparado por Deus para enfrentar a difícil situação.

SOFRIMENTO
Não é citado o nome da mulher de Ezequiel, mas podemos supor que era uma mulher piedosa que ajudava o sacerdote Ezequiel a servir ao Senhor numa colônia de exilados judeus em Tel-Abibe, sobre um canal do Eufrates chamados Quebar.
Essa mulher experimentou o exílio com seu marido, o sofrimento de perto, as limitações os serviços forçados, e esteve ao lado dele em todo o tempo.
Os detalhes da sua vida não são descritos; todavia, sua morte foi o símbolo de mensagens mais pungente de Ezequiel, apresentando em detalhes a destruição em Israel.
Esta mulher cumpriu a promessa do seu casamento, da tristeza na alegria, a saúde e na doença, na riqueza e na pobreza. Hoje essa promessa não é mais cumprida, mas Jesus pode te ajudar a cumpri-la.

SUA ALEGRIA
“as delícias de seus olhos. 24:16 Foi o próprio Deus quem chamou assim! Ele conhece tudo, inclusive o coração. Imagine só, para uma mulher, ser reconhecida dessa forma por um homem? Como ela deve ter sido amada! Companheira, não devia ser fácil ser esposa de um homem com tantas qualidades como ele, vê-lo sofrer por saber o que Deus estava avisando um povo rebelde que não queria nada com Deus, como ela devia ser sábia para compartilhar do sofrimento do esposo. Ela não foi como a esposa de Jó que mandou amaldiçoar a Deus, tem mulheres que não suporta o sofrimento e logo quer largar do marido e de Deus, mas ela não, ela amava tanto o marido quanto a Deus. Seu conforto de ter que enfrentar tanto sofrimento ao lado de seu amado, e que honra em ser usada como exemplo, ela foi conhecida como a mulher que Deus recolheu para seus braços Eternos, para ensinar o que é ser amada por alguém,

LIÇÃO
Tem cristão que se perde alguém, muito querido se revolta contra Deus, Ezequiel soube servir a Deus em meio a sua dor, era sua amada e Deus sabia disso, Deus amava aquele casal, mas permitiu aquela separação naquele momento e usou o profeta Ezequiel para que pessoas se espelhassem nele, naquele momento difícil.
Deus conhecia o caráter de Ezequiel, sabia que podia contar com ele para que servisse de testemunho para o povo de Israel. Os israelitas estavam imersos em pecados, idolatrias e corrupções, e Deus queria ‘avisá-los’’ sobre o que aconteceria ao Templo de Jerusalém, à própria cidade e a seus parentes. Deus também amava esse povo como Ezequiel amava sua esposa, se Ezequiel estava sofrendo Deus também estava.
Deus simboliza a morte da esposa de Ezequiel com a destruição do templo. Deus promete tirar o que eles mais amavam, que era a beleza de seus próprios olhos (o templo).
Chegou o ponto deles amarem o mundo de tal forma que chegaram até mesmo esquecer de Deus. Mas eles não sabiam que estava próximo à se cumprir; no entanto, eles já estavam vivendo no exílio

VAMOS ORAR
Pai em Nome de Jesus, sei que muitas coisas me aconteceram para que o Senhor me ensinasse os teus caminhos e vontade, se o Senhor tiver que me usar ou alguém próximo de mim para sermos exemplos, que o Senhor nos conceda a mesma força que deste a Ezequiel e sua esposa amada. Me fortaleça nos meus momentos difíceis nas provações, no crescimento em Cristo, sei que não é fácil mas contigo ao meu lado, sei conseguirei. Me faça sensível a Tua voz, Em Nome de Jesus eu te agradeço, Amém !
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.