Subscribe:

quarta-feira, 3 de março de 2021

APRENDENDO COM JOANA.

APRENDENDO COM JOANA.

MUITAS pessoas sabem que Jesus tinha 12 apóstolos. Mas elas talvez não saibam que entre os discípulos havia mulheres que o acompanhavam. Joana era uma delas. — Mat. 27:55; Luc. 8:3.

Que participação Joana teve no ministério de Jesus, e o que podemos aprender do exemplo dela?

QUEM FOI JOANA?
Joana era “esposa de Cuza, encarregado da casa de Herodes”. Pode ser que Cuza tenha sido o administrador dos assuntos domésticos de Herodes Antipas. Joana era uma das várias mulheres que Jesus curou. Junto com outras mulheres, Joana viajava com Jesus e seus apóstolos. — Luc. 8:1-3.

Os rabinos judeus ensinavam que as mulheres não deviam ter contato social com homens que não eram seus parentes, muito menos viajar com eles. Na verdade, os homens judeus deviam falar pouco com as mulheres. Jesus não seguia essas tradições e permitia que Joana e outras mulheres crentes acompanhassem seu grupo.

Joana arriscou sua posição social por acompanhar Jesus e os apóstolos, e teve de fazer mudanças em sua vida diária. De fato, todos que seguiam Jesus precisavam estar preparados para fazer isso. Mas ele disse o seguinte sobre essas pessoas: “Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a praticam.” (Luc. 8:19-21; 18:28-30) Não é animador saber que Jesus tem um vínculo tão forte com aqueles que fazem sacrifícios para segui-lo?

ELA AJUDOU COM SEUS BENS
Joana e muitas outras mulheres ajudavam Jesus e os Doze “com os seus próprios bens”. (Luc. 8:3) “Lucas não está dizendo aos seus leitores que as mulheres preparavam as refeições, lavavam a louça e consertavam as roupas”, observa certo escritor. “Talvez elas fizessem isso . . . , mas não é disso que Lucas está falando.” Pelo visto, as mulheres usavam seu dinheiro, seus bens e suas propriedades para ajudar no sustento dos seus amigos.

Em suas viagens de pregação, nem Jesus nem seus apóstolos faziam algum tipo de serviço para se sustentar. Assim, eles provavelmente não tinham condições de comprar todo o alimento e outras coisas necessárias para aquele grupo, talvez de 20 pessoas. É verdade que eles eram tratados com hospitalidade, mas o fato de Cristo e seus apóstolos terem uma “caixa de dinheiro” indica que eles nem sempre dependiam da hospitalidade de outros. (João 12:6; 13:28, 29) Pode ser que Joana e as outras mulheres fizessem contribuições para cobrir as despesas.

Alguns argumentam que mulheres judias não tinham bens ou recursos financeiros. Mas textos daquela época indicam que, entre os judeus, uma mulher talvez tivesse adquirido recursos na forma de: (1) uma herança, caso seu pai tivesse morrido sem filhos homens; (2) uma propriedade dada a ela; (3) dinheiro recebido após o divórcio, conforme o valor estipulado num contrato matrimonial; (4) rendimentos resultantes do patrimônio do marido falecido ou (5) rendimentos pessoais.

Sem dúvida, os seguidores de Jesus contribuíam com o que podiam. Pode ser que houvesse mulheres ricas entre eles. Visto que Joana era ou havia sido esposa do administrador de Herodes, alguns concluem que ela era rica. Talvez tenha sido alguém como ela que deu a Jesus a roupa cara, sem costura, que ele usava. Certa escritora destaca que “esposas de pescadores não tinham condições de fornecer” uma roupa assim. — João 19:23, 24.

As Escrituras não dizem especificamente que Joana fazia contribuições financeiras. Mas ela fez o que pôde, e isso nos ensina uma lição. Cabe a cada um de nós decidir o que dará — ou até mesmo se dará algo — para apoiar a obra do Reino. O que importa para Deus é que façamos com alegria o que podemos. — Mat. 6:33; Mar. 14:8; 2 Cor. 9:7.

DURANTE E APÓS A MORTE DE JESUS
Pelo visto, Joana estava presente durante a execução de Jesus, junto com outras mulheres que “o acompanhavam e serviam quando ele estava na Galileia. Também estavam ali muitas outras mulheres que tinham ido com ele a Jerusalém”. (Mar. 15:41) Quando o corpo de Jesus foi tirado da estaca para ser sepultado, “as mulheres que tinham vindo com ele desde a Galileia foram também até lá e viram o túmulo e como o corpo dele havia sido colocado ali; e voltaram para preparar aromas e óleos perfumados”. Essas mulheres — que Lucas identificou como “Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago” — voltaram depois do sábado e viram anjos, que disseram a elas que Jesus havia ressuscitado. — Luc. 23:55–24:10.

Joana e outras mulheres preparando aromas para o enterro de Jesus
Joana e outras mulheres crentes fizeram o máximo por seu Senhor

É possível que Joana estivesse entre os discípulos, incluindo a mãe e os irmãos de Jesus, que se reuniram em Jerusalém no Pentecostes de 33 EC. (Atos 1:12-14) Por causa de seus contatos na corte, Joana talvez tenha sido a fonte do que alguns chamam de informações privilegiadas sobre Herodes Antipas encontradas no Evangelho de Lucas, principalmente porque Lucas é o único evangelista que a menciona por nome. — Luc. 8:3; 9:7-9; 23:8-12; 24:10.

A história de Joana nos ensina lições que dão o que pensar. Ela serviu a Jesus dando o seu melhor. Se suas contribuições ajudaram Jesus, os Doze e outros discípulos a viajar e pregar juntos, ela com certeza ficou feliz. Ela serviu a Jesus e foi leal a ele durante as provações. As mulheres cristãs farão bem em imitar seu exemplo de fé.
Apóstolo. juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.