Subscribe:

terça-feira, 22 de setembro de 2020

CONTENDAS NAS IGREJAS

 


CONTENDAS NAS IGREJAS

“Se, pelo contrário, TENDES EM VOSSOS CORAÇÕES inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta NÃO É A SABEDORIA QUE DESCE LÁ DO ALTO; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, AÍ HÁ CONFUSÃO E TODA ESPÉCIE DE COISAS RUINS. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem”. (Tiago 3:14-18)

“porque DEUS NÃO É DE CONFUSÃO, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos…” 1 Coríntios 14:33

Nesses últimos dias eu tenho percebido muita confusão no corpo de Cristo. Por onde ando tenho ouvido e visto coisas de arrepiar os cabelos e que está trazendo muitos danos ao corpo de Cristo. Eu sei que confusão dentro da igreja não é algo de agora. De fato, isso tem sido uma das armas mais usadas por satanás para distrair os cristãos tirando-os do foco do alvo principal, que é Cristo, bem como tem tirado de muitos a alegria de servir em sua obra.

Como líder local e também professor itinerante, tenho observado que problemas de relacionamentos, principalmente pela ausência de uma boa comunicação, tem sido um dos fatores principais para esses “incêndios” que surgem no meio do corpo de Cristo para destruição.

Essas confusões atrasam demais o plano de Deus na vida de um cristão, como também de uma congregação e também dos seus líderes. Enfim, muita coisa boa é prejudicada no trabalho de viver apagando grandes “incêndios” e também pequenos “focos de incêndio”.

Isso tem cansado as pessoas, principalmente quando a confusão se torna corriqueira dentro da igreja. E, além do desgaste, isso vai destruindo aos poucos, o que com tanto amor foi construído ao longo dos meses e até mesmo anos.

O que fazer então? A maneira bíblica para se resolver isso é procurar sentar, conversar, resolver o problema em amor, olhar olho no olho, falar a verdade, denunciar o pecado com provas (Se for o caso), etc. Temos que agir com sabedoria movidos pelo amor de Deus para lidar com pessoas e as confusões que surgem. Pois, cada indivíduo, é um universo de informações, e só saberemos o que ele está pensando sobre uma certa situação se ele falar o que realmente aconteceu ou está acontecendo.

Como pastor de uma igreja local, eu soube, em meus anos de ministério, de pessoas que diziam: “Vamos ver o que o pastor vai fazer em relação a essas fofocas que falaram contra (ou algo que fizeram contra) mim!”. Então, essas pessoas ficavam aguardando uma posição minha ou da minha liderança para resolver um problema, uma confusão, que eu e nem meus líderes sabíamos que estava acontecendo. E até mesmo algumas dessas pessoas foram embora da igreja e até hoje continuo sem saber o que de fato aconteceu.

Será que não seria mais fácil, ou menos desgastante, ligar para o líder ou o pastor, e comunicá-los ou, marcar um horário para conversar sobre a confusão, e depois ir até o irmão (ou irmã) para, em amor, resolver as coisas? Isso seria ousadia e maturidade.

Eu sei que para haver uma reconciliação entre duas partes ou um grupo, por exemplo, não depende somente de uma parte, e sim das duas. Mas independente do que a outra parte vai fazer ou falar, você está disposto a fazer a sua parte certa? O seu líder ou pastor está sabendo pela sua boca dos problemas que ocorreram contigo? Ou será que você está proliferando esse “vírus” de rancor, mágoa, ou qualquer outro tipo de sentimento faccioso no meio da congregação sem que seu líder ou pastor saiba?

Na verdade, todas as contendas, confusões e guerras começam na carne. Veja o que o Ap Tiago diz:

“De onde procedem guerras e contendas QUE HÁ ENTRE VÓS? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”. Tiago 4:1

Isso também serve para ser aplicado na sua casa, na sua família! Pois o “veículo” da confusão traz consigo toda espécie de coisas ruins não somente para uma igreja, mas também para dentro da sua casa, contra seu casamento e seus filhos (se você deixa-lo entrar).

Sabe como resolvemos isso? Andando no espírito amado. Andando em amor. Temos que amadurecer, sermos sábios através da sabedoria de Deus. Não vamos deixar satanás ter vantagem sobre nós, mas vamos manifestar a bondade de Deus, a graça, a compaixão, o zelo pelas coisas do Senhor, o amor e a fé sem fingimento. E alguns, na tentativa de resolver a confusão, acha que mudar de igreja é a solução.

O que adianta mudar de igreja sem transformar o caráter? Só vai levar o problema para outra igreja. Não seja um covarde, um frouxo, Deus não te deu espírito de covardia. Encare os seus problemas e resolva na fé e no amor do Senhor, da forma bíblica. Se torne o padrão dos céus. No procedimento, no amor, na fé, na pureza e na palavra. Se torne a cada dia uma pessoa mais confiável, que não se associa, com pecados, nem fofocas, nem erro de comportamento dos outros, seja ouvindo ou falando, que trazem danos ao Corpo de Cristo. Mas, se torne um guardião um dos outros em amor, protegendo sua vida, sua família, como também toda a igreja. Mantendo o vínculo da paz, porque Deus não é de confusão.

“Pois a vosso respeito, meus irmãos, FUI INFORMADO, PELOS DA CASA DE CLOE, de que há contendas entre vós”. 1 Coríntios 1:11

Que Deus levante mais pessoas como “CLOE”.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.