Subscribe:

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

VERDADES SOBRE DEUS


                                                        VERDADES SOBRE DEUS
A Bíblia é Inspirada (2 Timóteo 3:16). O termo grego é theopneustos, significa soprada por Deus. Ou seja, Ele “soprou”, sussurrou os escritos da Bíblia aos ouvidos de seus autores.
A maior evidência de que isso é fato e verdade, não está na ciência nem na arqueologia. Está nas pessoas. A Bíblia não um livro informativo, como por exemplo, um jornal, cuja notícias informam e instruem em determinado momento e contexto. Tendo um prazo de validade.
O propósito da Bíblia é ser útil. O termo no grego é ophelimos, que significa benéfico, vantajoso, útil. A Bíblia não procura satisfazer a curiosidade, ou ser mais uma fonte para debates sobre as questões da vida. Ela procura ser útil a cada ser humano para questões de seu relacionamento com o Senhor e com a vida, isso diariamente.
Embora o apóstolo Paulo tenha feito essa declaração (2 Timóteo 3:16), provavelmente com relação ao Antigo Testamento, visto que ele não sabia que as suas, e outras cartas se tornariam parte do Novo Testamento, as palavras do apóstolo Pedro, ditas em 2 Pedro 1:17-21, confirmam sua veracidade.
O que isso significa?Significa que o Testemunho dado pelos apóstolos através dos Evangelhos e das cartas a cerca de Jesus Cristo são parte dessa profecia.As Utilidades da Bíblia Ensino: O termo grego é didaskalia, refere-se a doutrina. Não um ensinamentosimples, momentâneo, que pode ser esquecido. Esse termo faz referência a ensinos eternamente importantes, que não podem ser esquecidos nem ignorados. Repreensão: O termo grego é elegmos, tem o sentido de prova (teste), evidência. Indica convicção, condenação de um criminoso, ou chamar atenção por um erro. Ou seja, o ensino dela nos purifica. Molda nosso caráter. Deixando-o parecido com caráter do Senhor.
Correção: O termo grego é epanorthosis, significa aprimoramento. A Bíblia não nos mostra onde estamos errados, apenas, ela mesma nos aperfeiçoa. O seu caráter vivo e eficaz (Hebreus 4.12), produz no ser humano um aperfeiçoamento “natural” à medida que este põe em prática suas instruções.
Instrução na justiça: O termo grego para instrução é paideia, que significa educação de crianças, criação, treinamento, disciplina, instrução. Já a palavra justiça é dikaiosune, significando: treinamento naquilo que é reto.
Ou seja, o convívio, o contato do ser humano com a Bíblia o levará a praticar o que é justo diante do Senhor. Algo como o caráter moral de Jesus (Para saber mais leia o Estudo: as Bem-aventuranças – Como Ser Bem-Aventurado em 8 Passos).

Deus Existe?

A Bíblia não se propõe a provar que Deus existe. Ela diz que Ele existe. Portanto, você precisa crer na sua inspiração (Hebreus 11.3), ou pelo menos buscar saber se ela é confiável, para entender melhor o assunto.
Essa existência começa a ser entendida pela fé. Por quê?
Porque Deus é espirito. A  nos capacita a entender a sua existência conforme é descrita e ensinada na Bíblia.
E qual a minha resposta para as perguntas: “Qual a origem de Deus?”, “Quem o criou?”
É o que está escrito em Isaías 43.13, o Senhor não foi criado. Ele é antes da própria noção de existência. Ou seja, algo que não conseguimos explicar (Êxodo 3.14).
Ele está em uma esfera de conhecimento infinitamente maior do que a nossa. As respostas a essas perguntas fogem a nossa noção de realidade. Por quê?
Porque nós estamos sujeitos a tempo e espaço. Para nós a vida começou com a existência da humanidade. Para o Senhor não. Ele não possui começo nem fim (Apocalipse 22:13).
Ou seja, Deus não possui origem. Ele é a origem.

Quem é Deus? 

Essa é uma resposta bastante complexa. Você pode saber tudo que importa sobre mim em algumas linhas. Agora, responder quem é Deus?, fica bem mais complexo, por causa de quem Ele é.
Por isso eu pretendo desenvolver a resposta da seguinte forma:
  • A Revelação progressiva;
  • Os Atributos de Deus;

A Revelação Progressiva 

O escritor aos hebreus afirma que o Senhor falou, no passado de muitas maneiras por meio dos profetas e continua falando hoje por meio do testemunho e ensinamentos de Jesus Cristo, seu filho (Hebreus 1:1,2). Ou seja, falou de uma maneira no passado e fala de outra hoje.
A Bíblia começa dizendo que no início, Ele criou todas as coisas (Gênesis 1.1). A partir daí, ao longo dos 66 livros, os trechos bíblicos vão revelando traços da sua “pessoa”.
Já com a Terra pronta e com seus habitantes Adão e Eva morando no jardim do Éden, o Senhor tinha o costume de visitá-los ao entardecer (Gênesis 3.8). Foi em um desses encontros que Ele deu as instruções de como o casal deveria viver, mostrando o seu interesse em revelar-se a humanidade.
Nos nossos dias essa comunicação se dá de pelo menos duas maneiras:
  • A revelação especial: Através da Bíblia Sagrada, que revela os atributos e o propósito do Senhor para a humanidade.
  • A revelação geral: Essa comunicação se dá por meio da Criação, sua intervenção na História e na constituição da humanidade.
Deus embora Alto e Sublime, procura relacionar-se com o ser humano de forma harmoniosa, no entanto Ele estabelece um pré-requisito: contrito e humilde de espírito (Isaías 57.15). Para chegar ao final da jornada do conhecimento do Senhor, é necessário ter humildade.

Por quê?

Há muitas coisas sobre Ele que não compreenderemos. Mas precisamos aceitar. É nesse ponto que muitas pessoas param. O ser humano do século XXI é colocado no centro, como deus. Ou seja, quer ter domínio sobre tudo e ter todas as respostas.
O Senhor não nos dá todas as respostas. Embora se revele a humanidade, o conhecimento que temos sobre Ele não é pleno. É parcial (I Coríntios 13.12), mas depois, quando o Senhor se revelar plenamente conheceremos a Sua Majestade.

A Teofania 

A teofania é uma das formas utilizadas por Deus, após o pecado de Adão e Eva, para se revelar no Antigo Testamento. Ela se dava quando o Senhor aparecia sob a forma de: anjo, homem de fogo, nuvem, voz audível, etc.
Exemplos:
  • Deus apareceu a Jó num redemoinho (Jó 38.1)
  • Apareceu a Abraão em forma de homem (Gênesis 18.1-8; 17.1)
  • Apareceu a Isaque (Gênesis 26.2,24)
  • Apareceu a Jacó (Êxodo 6.3; Gênesis 28.13-17)
  • Na sarça ardente (Êxodo 3.2-6)
  • Na coluna de nuvem e fogo (Êxodo 14.24)
  • Na nuvem escura sobre o Monte Sinai apareceu a todo o povo (Êxodo 19.9,11,16-19; 20.18-21)
  • E também aos anciãos (Êxodo 24.9-11.15-18)
  • E ainda na tenda da congregação (Êxodo 33.7-11)

As Profecias 

A partir de Moisés, Ele começou a falar com a humanidade por meio da profecia, palavras inspiradas. O profeta recebia a revelação por meio de sonhos, visões ou da voz audível do Senhor e tinha a responsabilidade de entregar a mensagem ao destinatário.
Essa forma de comunicação se deu de Moisés a João Batista (Lucas 16.16). O que permanece hoje é a profecia como dom espiritual.

Seu Filho Jesus

Vimos que o Senhor, nos últimos dias – isto é a nossa era – nos fala por meio de seu Filho Jesus Cristo. E esta comunicação é com certeza a maior e mais completa que as duas anteriores. A revelação por meio da teofania e da profecia se dava de forma simbólica e temporária.
A revelação do Senhor por meio de Cristo é mais completa que as anteriores porque desde o princípio Ele estava com Deus, e era Deus (João 1.1). Outro fator fundamental, é que ninguém jamais viu a Deus, mas Jesus, o tornou conhecido (João 1.18).
Ou seja, a revelação que Jesus traz é a mais completa e com maior autoridade.

Alguns dos Atributos

No decorrer da Bíblia, o Senhor vai revelando partes de seus atributos. Esses atributos são divididos em dois grupos: atributos incomunicáveis e os atributos comunicáveis.
Atributos incomunicáveis: são exclusivos da divindade. Apenas o Senhor os têm. São eles:
  • Perfeição (Jó 11.7)
  • Espiritualidade (João 4.24)
  • Infinitude (João 17.5,24)
  • Eternidade (Salmos 93.2)
  • Imutabilidade (Hebreus 1:10-12)
  • Onipresença e Imensidade (Jeremias 23:23,24)
  • Onipotência (Lucas 1.37)
Atributos comunicáveis: são aqueles que podem ser espelhados pelo ser humano, embora numa escala infinitamente menor. São eles:

Podemos Encontrá-lo?

Como vimos o Senhor não criou a Terra e abandonou a humanidade a sua própria sorte. Desde o gênesis Ele procura desenvolver intimidade conosco.
Somente Deus sabe o que é melhor para nós. Ele tem bons planos a nosso respeito, propósitos de nos fazer crescer, prosperar (Jeremias 29:11-13).
Para o encontrar, é preciso que vivamos o primeiro e grande mandamento e amá-lo com todo o nosso ser (Lucas 10:27).
Se o amarmos, seremos ouvidos todas as vezes que clamarmos (Salmos 18.1,6). A distância entre nós e ele foi quebrada por Jesus e a sua morte na Cruz, a nossa comunhão com Ele foi restaurada.

Como Desenvolver Uma Vida Com o Eterno?

“O amor da criatura para com o Criador requer necessariamente obediência; caso contrário, não tem qualquer sentido”. 
É preciso querer. O Senhor Jesus convida (Mateus 11:28,29). É um convite aberto e irrestrito. Obviamente que há muitas escolhas e renúncias no caminho (Mateus 16.24). Mas agora só depende de você (Hebreus 3.7,8).
Se você quer ampliar seu conhecimento sobre este assunto, eu recomendo que você leia o estudo sobre intimidade com o Senhor em 7 passos. Acredito que será útil a sua vida.

Ele Fala Conosco?

Como dito anteriormente, a forma de comunicação do Senhor com a humanidade foi mudando com o passar do tempo: Teofania, Profecia e o testemunho de Jesus.
Atualmente a forma de comunicação geral, do Senhor com a humanidade é a Bíblia Sagrada. É através dela que Ele se revela e se comunica conosco (Jó 33:14).
Deus fala comigo ou com você, também através do dom da profecia, como falou por exemplo, com o apóstolo Paulo (Atos 21.10,11). No entanto, nenhuma profecia pessoal deve contradizer o que a Bíblia diz. Ou seja, quando receber uma profecia submeta ela ao julgamento das Escrituras.

Uma Palavra Pode Mudar Sua Vida

As determinações divinas são como já vimos soberanas, para o Senhor não há nada impossível (Lucas 1.37). E com o poder de sua palavra Ele criou todas as coisas (Gênesis 1:1-3).
Sendo assim, uma Palavra dele pode mudar todo o rumo da sua história. A Terra era um caos, e com uma palavra Ele a reordenou. Pode ser assim na nossa vida. Com apenas uma ordem tudo é reorganizado.

Sem Fé é Impossível Agradar a Deus

Ao aproximar-se do Senhor você precisa sobre tudo, de um elemento: fé. Deus deseja ser crido. Ele não suporta a desconfiança, a incredulidade (Hebreus 11:6).
A grande maioria dos hebreus que saíram do Egito no Êxodo, não puderam entrar no descanso do Senhor por causa da incredulidade (Hebreus 3.18,19). Sendo assim, alimente a sua fé com pregações e estudos edificantes, mensagem que o inspire a confiar no Senhor.

A Oração

A oração é a linguagem do céu, Deus não fica indiferente ao clamor dos seus filhos (Mateus 7.9-11). Não é sem razão que o Senhor Jesus nos exorta a perseverar em oração (Mateus 7:7,8)
O Salmista testemunha, que em sua grande aflição ele gritou por socorro e foi ouvido. o Senhor o livrou de suas angústias (Salmos 18.6).

Os Milagres 

Deus é bom e na manifestação de sua bondade Ele opera milagres em favor dos que o buscam (Jó 5.9). Talvez você pergunte: “Qual o critério?”
Como já foi dito antes o critério é a fé. Se acreditarmos o suficiente, a glória do Senhor se manifestará em nossas vidas (João 11.40).

Quem Entrará no Reino de Deus?

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível. ” (Lucas 17:20)
Só há um caminho e ele foi aberto por Jesus (João 14.6). Sendo assim, apenas aqueles que o receberem como Senhor e Salvador de suas vidas, herdarão o reino dos céus (1 Timóteo 2:3-5).
Então qual a sua escolha?

Conclusão

Não há como provar cientificamente a existência de Deus. Ele é espirito, não há como submetê-lo a testes de laboratório.
O elemento indispensável nesse relacionamento é a fé. É necessário crer que o Senhor existe e que a Bíblia é a sua Palavra, a forma como Ele se comunica conosco e se revela.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.