Subscribe:

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

OBREIRO SAFRA DE UVAS PODRES


                                             OBREIROS SAFRA DE UVAS PODRES

Isaías 5, dos versículos 1 a 6, retrata a história de um homem, que é considerado pelo próprio Isaías como um homem AMADO.

No versículo 1 diz que o homem tem um terreno fértil.

No versículo 2 mostra todo o trabalho que o homem teve antes de começar a sua plantação. Ele cerca o terreno, retira todas as pedras para que elas não atrapalhem na hora da planta florescer e respirar e o homem faz uma torre alta no meio do terreno para que ele pudesse vigiar toda a sua plantação e protege-la dos ladrões que quisessem saqueá-la.  Por fim, depois de todo o trabalho de preparação da terra o homem faz a plantação, porém, o versículo 2 ainda salienta que a plantação é feita com as melhores mudas de vides. O homem até nisso se preocupou: ele escolheu as melhores mudas para a sua plantação. E não foi só isso: ele ainda construiu um lagar. Lagar é uma casa onde se encontra o aparelho que esmaga uvas ou azeitonas para fazer vinho ou azeite. O homem tinha tudo preparado.

NÃO HAVIA COMO DAR ERRADO. Porém, no próprio versículo 2 retrata que este homem quando foi colher sua plantação pensou que iria colher uvas boas, pois o seu esforço o remetia a isso, mas não foi o que aconteceu. O homem viu que sua vide deu uvas brabas, ruins.

Tentando entender o que aconteceu

          “Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.

Que mais se podia fazer a minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas brabas?”. Isaías 5:3-4.

          Nestes versículos, podemos perceber que o homem, tentando entender o que aconteceu com a sua vinha pede para que outros julguem o que ele fez e o que aconteceu com a vinha dele, pois ele havia tomado todo cuidado, mas mesmo assim a vinha tinha dado frutos ruins.

O destino daquela vide

      Nos versículos 5 e 6 está descrito o destino daquela vide. O homem diz que retirará a sebe (barreira/parede vegetal feita para impedir a entrada na terra cultivada) da vide para servir de pasto, derrubando as paredes que ele havia construído para serem pisadas. O homem, em sua ira, diz ainda que fará daquela terra que era considerada no versículo 1 como fértil, fará dela um deserto onde crescerão sarças e espinheiros e ela não mais servirá para ser plantada.

Aplicação da parábola

       No versículo 7 temos a explicação da parábola: a vinha é a casa de Israel; os homens de Judá são a planta; o agricultor que plantou a vinha é Deus; os frutos bons eram o juízo e a justiça, mas deram frutos ruins que eram a opressão e o clamor.

       Dos versículos 8 ao 30, Deus fala sobre sua ira que caíra aos pecadores, aos frutos ruins. Deus mostra todas as consequências do mal praticado pelas “uvas brabas”.

      As pessoas que não cuidarem de sua vinha, ou seja, de sua vida espiritual, do seu testemunho, terão o mesmo destino que Israel teve: serão abandonadas, arruinadas e pisadas pelos animais. Estas pessoas não terão mais a chuva e o cuidado que Deus tinha por elas. Serão consideradas deserdadas: não mais serão filhas de Deus, mas consideradas filhas do Diabo.

Deus nos alerta

    “Ai dos que puxam a iniquidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro!”. Isaías 5:18

   “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam justiça! Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz, pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel. Por isso se acendeu a ira do Senhor contra o seu povo, e estendeu a sua mão contra ele, e o feriu, de modo que as montanhas tremeram, e os seus cadáveres se fizeram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas a sua mão ainda está estendida.” Isaías 5:20-25.

   As mãos de Deus sempre estarão estendidas para o arrependimento genuíno de seus filhos. Porém se não houver arrependimento enquanto Ele ainda nos dá tempo, estaremos diante da triste realidade exposta no versículo 30: “E bramarão contra eles naquele dia, como o bramido do mar; então olharão para a terra, e eis que só verão trevas e ânsia, e a luz se escurecerá nos céus.”

Conclusão:

Pense em todo o investimento que Deus tem feito em você, em sua vida.... Deus tem preparado o solo da tua vida... tem dado o sol do seu amor... tem revolvido as pedras do teu caminho... tem colocado a Bíblia na tua mão... tem mandado pessoas com o propósito de pregar a Palavra da Salvação ao teu coração... estabeleceu uma torre de alerta no teu coração (o Espírito Santo).É JUSTO DEUS ESPERAR UMA BOA COLHEITA!

Avalie tudo o que o Senhor lhe tem dado em termos de recursos e oportunidades. Você está correspondendo a todo esse investimento?

Por fim, decida em ser um fruto bom ou um fruto ruim, sendo capaz de arcar com as consequências de sua escolha.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.